Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/34476
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_ElinaDaianeZavasqueFerreiraSantana.pdf1,63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorChaibub, Juliana Rochet Wirth-
dc.contributor.authorSantana, Elina Daiane Zavasque Ferreira-
dc.date.accessioned2019-04-26T23:25:52Z-
dc.date.available2019-04-26T23:25:52Z-
dc.date.issued2019-04-26-
dc.date.submitted2018-08-03-
dc.identifier.citationSANTANA, Elina Daiane Zavasque Ferreira. A casa de farinha como território de aprendizagem e a farinhada como processo educativo : estudo de caso no Distrito Janarí, Goianésia do Pará/PA. 2018. 89 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Sustentabilidade junto a Povos e Territórios Tradicionais)—Universidade de Brasília, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/34476-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Centro de Desenvolvimento Sustentável, Departamento de Antropologia, Faculdade de Educação, Faculdade UnB Planaltina, Instituto de Ciências Sociais, 2018.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo caracterizar, a partir das narrativas dos trabalhadores e trabalhadoras de quatro Casas de Farinha do Distrito Janarí/Goianésia do Pará, os elementos materiais e simbólicos que compõem as relações e o processo de “saber-fazer” da farinhada, a fim de identificar as características e singularidades dos territórios casas de farinha, concebidos neste trabalho como territórios de aprendizagem. O estudo buscou analisar dados extraídos da pesquisa de campo realizada com moradores(as) das comunidades pesquisadas no Distrito Janarí, em diálogo com o levantamento bibliográfico, que deu suporte aos questionamentos desenvolvidos no decorrer do estudo. Tomou-se com base obras que tratam sobre Território, Lugar, Práticas Pedagógicas, e manuais de casa de farinha da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.pt_BR
dc.description.sponsorshipSecretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR).pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA casa de farinha como território de aprendizagem e a farinhada como processo educativo : estudo de caso no Distrito Janarí, Goianésia do Pará/PApt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordCasa de farinhapt_BR
dc.subject.keywordFarinhadapt_BR
dc.subject.keywordAprendizagempt_BR
dc.subject.keywordProcessos de aprendizagempt_BR
dc.subject.keywordPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subject.keywordSocialização do conhecimentopt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições:Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This dissertation has as an objective to distinguish the material and symbolic elements that compose the relations and the process of knowing-doing of cassava-flour (farinhada), according to the narratives of the Flour Houses workers in the District of Janarí/Goianésia do Pará – Brazil. The study aims to identify if there are singularities in the territories of flour houses, highlighting the places that constitute the territories. The empirical research was performed with residents of the Distrito Janarí, supported by bibliographic research that discuss the concepts of Territory, Place, Pedagogical Practices, and handbooks for flour houses by the EMBRAPA – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.pt_BR
dc.description.unidadeCentro de Desenvolvimento Sustentável (CDS)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Antropologia (ICS DAN)-
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)-
dc.description.unidadeFaculdade UnB Planaltina (FUP)-
dc.description.unidadeInstituto de Ciências Sociais (ICS)-
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Sustentabilidade junto a Povos e Territórios Tradicionais, Mestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.