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2018_MariaMarleneRodriguesdaSilva.pdf3,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorSousa, Rosineide Magalhães de-
dc.contributor.authorSilva, Maria Marlene Rodrigues da-
dc.date.accessioned2019-04-29T20:04:22Z-
dc.date.available2019-04-29T20:04:22Z-
dc.date.issued2019-04-29-
dc.date.submitted2018-08-27-
dc.identifier.citationSILVA, Maria Marlene Rodrigues da. Sociolinguística: contribuições para a criação de um currículo para povos itinerantes. 2018. 229 f., il. Tese (Doutorado em Linguística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/34497-
dc.descriptionTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2018.pt_BR
dc.description.abstractA Tese “Sociolinguística: contribuições para a criação de um currículo para povos itinerantes” resultou de uma pesquisa com os ciganos1 da etnia Calon de dois acampamentos localizados na região de Sobradinho, no Distrito Federal. A pesquisa tomou como ponto de partida a seguinte questão-problema: Quais as contribuições da Sociolinguística, das teorias dos Letramentos, do Multiculturalismo e do Currículo para a criação de uma proposta de um currículo intercultural e inclusivo que atenda pessoas de comunidades romani considerando sua diversidade? Nesse contexto, o objetivo geral da pesquisa foi identificar, mediante procedimentos da pesquisa de cunho etnográfico, o contexto sociocultural, linguístico, identitário e de letramentos ciganos, assim como as contribuições da Sociolinguística, das teorias dos Letramentos e do Multiculturalismo que possam subsidiar a criação de um currículo intercultural e inclusivo que atenda pessoas de comunidades romani considerando sua diversidade. Este é um estudo Qualitativo e que adota pressupostos do método etnográfico para a elaboração de pesquisa colaborativa situada em uma perspectiva êmica, construída com base na triangulação dos pontos de vista: colaboradores, pesquisadora e teóricos que fundamentam este estudo. Os dados foram gerados a partir de observações, entrevistas abertas, conversas informais. O corpus investigado foi composto de entrevistas realizadas com as lideranças dos dois acampamentos, professoras alfabetizadoras e demais ciganos em momentos de interação, além de registros em diários e notas de campo. O referencial teórico utlizado para respaldar as análises na área da Sociolinguística são Labov (2008), Bortoni-Ricardo (2004; 2005; 2014), Sousa (2006), Camacho (2013), Calvet (2002), Hymes (1991), e Bell (2013); na área dos letramentos nos apoiamos em Barton & Hamilton (1998), Street (2014), Rojo ( 2012), Tfouni (2010), Kleiman (1995; 2016) Soares (1998); na área da Ciganologia nos apoiamos em Moonen (2008, 2011), Fonseca (1996), Ferrari (2010), Teixeira (2000); na área do currículo nos apoiamos em Arroyo ( 2013), Moreira (2013) dentre outros. Os resultados permitem afirmar que a Sociolinguística, as teorias dos Letramentos e o Multiculturalismo têm importantes contribuições para a viabilização de criação de um currículo intercultural e inclusivo que atenda aos anseios dos povos romani considerando sua diversidade.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleSociolinguística : contribuições para a criação de um currículo para povos itinerantespt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordSociolinguísticapt_BR
dc.subject.keywordCiganospt_BR
dc.subject.keywordRomanipt_BR
dc.subject.keywordLinguagem e línguas - ciganospt_BR
dc.subject.keywordLetramentopt_BR
dc.subject.keywordEducação - aspectos sociaispt_BR
dc.subject.keywordInterculturalidadept_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The Thesis “Sociolinguística: contribuições para a criação de um currículo para povos itinerantes” resulted from a research with the Gypsies of the Calon ethiny of two camps located in the region of Sobradinho, in Distrito Federal, Brazil. A research took as starting point this question-problem: What are the contributions of the Sociolinguistic, of the theory of Literacy, and the Multiculturalism for the creation of a proposal of a intercultural and inclusive curriculum that reaches the people of romani communities considering their diversity. In this context, the general objective of the research was identify, through etnographic research procedures, the Gypsies’ sociocultural, linguistic, identity, and of literacy context, and also the contribution of the Sociolinguistic, of the Literacy theories and the Multiculturalism for the creation of a proposal of an intercultural and inclusive curriculum that (atenda) the peoples of romani communities considering their diversity. This is a Qualitative study that adopts assumption of the etnographic method for the elaboration of colaborative research situated in a colaborative perspective, built based in the triangulation of points of view: colaborators, researchers and theorists that base this study. The data was generated through observation, open interviews, informal talks. The corpus investigated was composed in interviews made with the leaders of the two camps, alphabetization teachers and other Gypsies in moments of interation, beyond the register in diaries and field notes. The theorical referential used to support the analysis in the field of Sociolinguistic are Labov (2008), Bortoni-Ricardo (2004; 2005; 2014), Sousa (2006), Alves (Roberto (2013), Louis-Jean Calvet (2002), Dell Hymes (1991), in the area of literacy whe drew support from Barton & Hamilton (1998), Street (2014), Rojo ( 2012), Tfouni (2010), Kleiman (1995; 2016) Soares (1998); in the area of Gypsiology we drew support from Moonen (2008, 2011), Fonseca (1996), Ferrari (2010), Teixeira (2000); in the area of curriculum we drew support from Arroyo ( 2013), Moreira (2013) and others. The results allow to affirm that the Sociology, the theories of Literacy and the Multiculturalism have important contributions of the viabilization of the creation of a intercultural and inclusive curriculum that answers the wishes of the romani peoples consideraing their diversity.pt_BR
dc.description.abstract2La tesis “Sociolinguística: contribuições para a criação de um currículo para povos itinerantes” resultó de una pesquisa con los gitanos de la etnia Calon de dos acampamientos localizados en la región de Sobradinho, in el Distrito Federal. La pesquisa tomó como punto de partida la seguinte cuestión-problema: Quais son las contribuiciones de la Sociolinguistica, de las teorias de Letramentos, y del Multiculturalismo para la criacción de una proposta de un curriculo intercultural y inclusivo que atenda personas de comunidades romani considerando suya diversidad? In ese contexto, el objectivo geral de la pesquisa fue identificar, mediante procedimentos de pesquisa de vies etnografico, el contexto sociocultural, linguistico, intentitario y de letramentos gitanos, así como las contribuiciones de la Sociolinguistica, de las teoriasde los Letramentos, y del Multiculturalismo para la criacción de una proposta de un currículo intercultural y inclusivo que atenda personas de comunidades romani considerando su diversidad. Este es un estudo Qualitativo y que adota pressupostos de metodos etnográficos para la elaboracion de pesquisa colaborativa situada en una perspectiva colaborativa, construida con base en la triangulación de los puntos de vista: colaboradores, pesquisadores y teoricos que fundamentan este estudo. los dados fueron generados a partir de observaciones, entrevistas abiertas, conversas informales. El corpus investigado fue compuesto de entrevistas realizadas con las lideranzas de dos acampamientos, professoras alfabetizadoras y demás gitanos en momentos de interación, además de registros en diários y notas de campo. El referencial teórico utilizado para suportar las analisis en la area da Sociolinguística són Labov (2008), Stella Maris Bortoni-Ricardo (2004; 2005; 2014), Rosineide Magalhães de Sousa (2006), Roberto Gomes Camacho (2013), Louis-Jean Calvet (2002), Dell Hymes (1991), en la área de los letramentos nos apoyamos en Barton & Hamilton (1998), Street (2014), Rojo ( 2012), Tfouni (2010), Kleiman (1995; 2016) Soares (1998); en la área de Ciganología nos apoyamos en Moonen (2008, 2011), Fonseca (1996), Ferrari (2010), Teixeira (2000); en la area del currículo nos apoyamos en Arroyo ( 2013), Moreira (2013) dentre otros. Los resultados permiten afirmar que la Sociolinguística, las teorias de Letramentos y el Multiculturalismo tienen importantes contribuiciones para la viabilización de la criación de un currículo intercultural y inclusivo que atenda a los deseos de los pueblos romani considerando su diversidad.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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