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Título: Autoestima para pessoas com deficiência visual : análise qualitativa do constructo e fatores influenciáveis
Outros títulos: Self-esteem for people with visual deficiency : qualitative analysis of the construct and the influencing factors
Autor(es): Ribeiro, Nillianne Charles
Orientador(es): Vianna, Lauro Casqueiro
Assunto: Autoestima
Deficiência visual
Data de publicação: 29-Abr-2019
Referência: RIBEIRO, Nillianne Charles. Autoestima para pessoas com deficiência visual: análise qualitativa do constructo e fatores influenciáveis. 2018. 72 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivos: 1) Levantar e analisar as produções científicas no que diz respeito a autoestima de pessoas com Deficiência Visual através de uma revisão sistemática de estudos observacionais; 2) Entender o significado da autoestima para a pesssoa com deficiência visual através de grupo focal; 3) Verificar os fatores que influenciam a autoestima da pessoa com Deficiência Visual; A presente dissertação está estruturada em formato que contempla os principais resultados dos capitulos apresentados, dois capitulos foram elaborados em formato de artigos, o primeiro capitulo, uma revisão sistemática com estudos observacionais acerca da autoestima de pessoas com deficiência visual, verificou nos artigos publicados sobre o tema, como é a autoestima desta população e quais os principais fatores que podem afetá-la. O segundo capítulo, foi uma pesquisa realizada a campo utilizando a metodologia do grupo focal, a fim de melhor compreender o constructo da autoestima para a população com deficiência visual. A partir desses estudos, concluimos que os principais preditores da autoestima em pessoas com deficiência visual está relacionado a sentimentos de inferioridade, humilhação, preconceito, falta de independência em suas atividades diárias e a relação familiar. Além disso, os resultados nos mostram que a autoestima de pessoas com deficiência visual deve ser tratada de maneira peculiar, pois existem fatores relacionados e que são diretamente afetados pela falta de visão, no entanto, são necessários ainda estudos mais aprofundados e randomizados para melhor entendimento da causa/efeito desse constructo nessa população.
Abstract: This research had the following objectives: 1) To raise and analyze the scientific productions with respect to the self-esteem of people with Visual Deficiency through a systematic review of observational studies; 2) To understand the meaning of self-esteem for the visually impaired person through a focus group; 3) Check the factors that influence the self-esteem of the person with Visual Impairment; The present dissertation is structured in a format that includes the main results of the presented chapters, two chapters were elaborated in articles format, the first chapter, a systematic review with observational studies about the self-esteem of visually impaired people, verified in the published articles on the the self-esteem of this population and what are the main factors that can affect it. The second chapter was a field study using the focus group methodology in order to better understand the construct of selfesteem for the visually impaired population. From these studies, we conclude that the main predictors of self-esteem in people with visual impairment are related to feelings of inferiority, humiliation, prejudice, lack of independence in their daily activities and the family relationship. In addition, the results show that the self-esteem of people with visual impairment should be treated in a peculiar way, because there are related factors and that are directly affected by the lack of vision, however, further studies are necessary and randomized for a better understanding of the cause / effect of this construct in this population.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação Física (FEF)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, 2018.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação Física
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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