http://repositorio.unb.br/handle/10482/3455
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
VERA LÚCIA DE AZEVEDO SIQUEIRA.pdf | 2,01 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Representações em educação on-line : um estudo das "falas" na perspectiva dos sujeitos aprendizes |
Autor(es): | Siqueira, Vera Lucia de Azevedo |
Orientador(es): | Moraes, Raquel de Almeida |
Assunto: | Ensino a distância Comunidade de aprendizagem Aprendizagem Educação |
Data de publicação: | 28-Mai-2006 |
Data de defesa: | 2003 |
Referência: | SIQUEIRA, Vera Lúcia de Azevedo. Representações em educação on-line: um estudo das "falas" na perspectiva dos sujeitos aprendizes. 2003. 140 f. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2003. |
Resumo: | O advento da Internet e a ampliação da oferta de serviços da rede vêm propiciando uma transição de paradigmas na área educacional, engendrando revisão nos conceitos de ensinar e aprender. Na educação a distância online, são formadas comunidades virtuais de aprendizagem colaborativa que se utilizam de ferramentas comunicativas síncronas e assíncronas, que ensejam interação e permitem aos alunos estabelecer trocas com seus pares e seu professor, colocar seus pontos de vista, discutir idéias, enfim construir uma série de representações. Este estudo identifica e interpreta algumas representações individuais construídas por alunos de um curso online, no que diz respeito à nova temporalidade e ao novo espaço; à interação social; à retomada da linguagem escrita e à questão do conhecimento. A pesquisa alerta para alguns dos problemas a serem enfrentados por aqueles que se propõem oferecer um curso online, pois o advento da WWW pode propiciar a democratização do saber, mas ainda representa algo a ser assimilado pelos aprendizes. _________________________________________________________________________________________ ABSTRACT The coming of the Internet has broadened the rendering of services and is creating a transition of paradigms in the educational field, engendering a new approach in the concepts of teaching and learning. In online education cooperative virtual learning communities are formed which utilize synchronic and asynchronic tools, creating interaction and allowing students to establish exchange of information with their peers and teachers, show their viewpoint, discuss ideas, in other words to build a series of representations. This study identifies and interprets some of these individual representations built by an online course, in respect to the temporality, the new space, the new possibilities of social interaction, the retaking of the written word and the various aspects of knowledge. This research warns us to some of the problems to be faced by those who offer on online course, because the coming of the WWW can foster the democratization of knowledge, but it also represents something to be assimilated by learners. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Educação (FE) |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2003. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.