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Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/34568
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2003_AidaVarela.pdf
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Título: Informação e autonomia : a mediação segundo Feuerstein
Autor(es): Varela, Aida Varela
Orientador(es): Miranda, Antonio
Coorientador(es): Carvalho, Kátia de
Assunto: Mediação da informação
Aprendizagem
Data de publicação: 7-Mai-2019
Referência: VARELA, Aída. Informação e autonomia: a mediação segundo Feuerstein. 2003. 317 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2003.
Resumo: Esta Tese de Doutorado apresenta a gênese, o desenvolvimento e a avaliação da Implementação do Programa de Enriquecimento instrumental - PEI nas Escolas de Ensino Médio da Rede Pública Estadual da Bahia, Experiência vivenciada desde o ano de 1999 e acompanhada por um projeto de pesquisa delineado para avaliar a efetividade da aplicação do PEI, como aplicativo da Teoria da Modificabiiidade Cognitiva Estrutural e da Teoria de Aprendizagem Mediada, estratégia metodológica baseada na força do documento (quatorze Instrumentos) e na mediação humana, no que tange ao processo de apreensão, significação e transferência de informação por professores e alunos. O PE! caracteriza-se como projeto político, integrado ao programa de Governo Educar para Vencer, que através de exercícios específicos potencializa a cognição, desenvolvendo competências, habilidades, funções cognitivas e operações mentais rumo à autonomia cognitiva. A investigação constitui-se num estudo comparativo entre alunos da 1a e 2a séries de Unidades Escolares que já integravam o PEI ao seu currículo (grupo experimenta!) e a alunos de Unidades Escolares que não tiveram a intervenção do PEI (grupo controle). A análise dos dados revela mudanças paradigmáticas no processo ensino e aprendizagem advindas da aplicação dos Instrumentos PEI.
Abstract: This Doctorate Thesis presents the genesis, development and assessment of the Instrumental Enrichment Program ímplementation - PEI - in the State Public High Schoois of Bahia. It is based on a personal experience carried ouí since 1999 and followed by a research project designed to evaluate the effectiveness of the PEI program, as an appiícation of the Structural Cognitiva Modifiabílity Theory and of the Mediated Learning Experience, a methodologicai straíegy based on the strength of the document (fourteen instruments) and on human mediation, as far as the understanding, signification and transference of information by teachers and students are concemed. The PEI can be considered as a political program, integrated in the "Educate in order to succeed" Program, which through specific exercises strengthens cognition, developing competency, skills, cognitive functions an mental operations ieading to cognitive autonomy. The investigation comprised a comparative study between 10th and 11th graders of the Schoois that had already adopted the PEI in their curriculums (experimentai group) and the students from other schoois who did not experience PETs intervention (control group). The data analysis reveals paradigmatic changes in the teaching/leaming process caused by the application of PETs Instruments.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Ciência da Informação (FCI)
Informações adicionais: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Estudos Sociais Aplicados, Departamento de Ciência da Informação e Documentação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, 2003.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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