http://repositorio.unb.br/handle/10482/34595
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_MarcosdeOliveiraMendonça.pdf | 6,09 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Proposta de construção de uma sequência didática abordando tópicos de cosmologia no ensino médio |
Autor(es): | Mendonça, Marcos de Oliveira |
Orientador(es): | Andrade, Vanessa Carvalho de |
Assunto: | Cosmologia Física - estudo e ensino - prática Didática - ensino médio Aprendizagem significativa Física - estudo e ensino - ensino médio Ensino médio - métodos de ensino Tecnologia educacional |
Data de publicação: | 9-Mai-2019 |
Data de defesa: | 11-Dez-2018 |
Referência: | MENDONÇA, Marcos de Oliveira. Proposta de construção de uma sequência didática abordando tópicos de cosmologia no ensino médio. 2018. 180 f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
Resumo: | O presente trabalho foi desenvolvido com o intuito de se introduzir tópicos de Cosmologia para estudantes do Ensino Médio. A escolha para se realizar esse trabalho foi pela elaboração e aplicação de uma Sequência Didática inspirada na teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel e, também, no modelo de UEPS - Unidades de Ensino Potencialmente Significativas, proposto por Moreira (2015). Nessa Sequência foram utilizados, como materiais potencialmente significativos, TDIC - Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, artigos científicos, e textos a respeito do tema Cosmologia. Na oportunidade o professor/pesquisador produziu um texto sobre o tema com o intuito de tornar a linguagem mais acessível para estudantes e professores de Educação Básica. A Sequência foi aplicada em uma turma regular de Ensino Médio e os resultados obtidos foram satisfatórios pelas análises realizadas a respeito da Sequência Didática e do texto autoral sobre Cosmologia. Os estudantes demonstraram interesse e indícios de aprendizagem significativa através da abordagem utilizada. |
Abstract: | The present work was developed with the aim of introducing topics of Cosmology for high school students. The choice to perform this work was for the elaboration and application of a Didactic Sequence inspired by the theory of Significant Learning of David Ausubel and also in the model of UEPS - Units of Education Potentially Significant, proposed by Moreira (2015). In this sequence were used, as potentially significant materials, TDIC – Digital Technologies of Information and Communication, scientific articles, and texts regarding the theme Cosmology. In the opportunity the teacher / researcher produced a text on the subject with the intention of making the language more accessible for students and teachers of Basic Education. The sequence was applied in a regular high school class and the results obtained were satisfactory by the analyzes carried out regarding the Didactic Sequence and the author's text on Cosmology. Students demonstrated interest and significant learning cues through the approach used. |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, 2018. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.