Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Sales, Jonas de Lima | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Luciana Alves de | - |
dc.date.accessioned | 2019-05-17T21:02:06Z | - |
dc.date.available | 2019-05-17T21:02:06Z | - |
dc.date.issued | 2018-05-17 | - |
dc.date.submitted | 2018-08-13 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Luciana Alves de. O uso de fantoches e dedoches por professores da Educação Infantil e Fundamental I: desafios e perspectivas. 2018. 103 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/34627 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa destina-se a compreender o alcance e os limites da abordagem cênica com dedoches/fantoches pelos professores atuantes na educação infantil e fundamental I. Para tanto, o papel do teatro nos anos iniciais e educação infantil busca uma forma de transformar a educação escolar, produzindo reflexões sobre a formação artístico-teatral e estética do professor pedagogo. Investiga-se como os professores pedagogos da Coordenação Regional de Ensino, Núcleo Bandeirante, atuam no ensino de teatro. Levantam-se os principais desafios do fazer pedagógico em relação ao ensino do teatro nas escolas-classe e explicita-se a importância do teatro nas salas de aula dos anos iniciais e educação infantil aos professores. O suporte teórico deste estudo sustenta-se em Ricardo Otoni Vaz Japiassu, Taís Ferreira, Ana Maria Amaral, Vera Lucia Bertoni dos Santos, Paulo Freire, Tizuko Morchida Kishimoto e Marina Marcondes Machado. Ademais, dialoga-se com a legislação educacional nacional e distrital, que orientam sobre o ensino de artes/teatro e enfatizam a formação continuada de professores. A metodologia pauta-se em uma abordagem qualitativa, com traços de pesquisa-ação, baseada na sistematização das experiências pessoais dos professores pedagogos. Propõe-se uma revisão de literatura e um estudo centrado na oficina de capacitação e construção de fantoches e dedoches, realizada exclusivamente para formar e coletar dados para esta pesquisa. Como resultados, aponta-se que a dimensão lúdico-educativa é capaz de favorecer a formação continuada de professores pedagogos no desenvolvimento da criatividade, da ludicidade e das interações socioculturais, através do saber lúdico do teatro de bonecos com crianças, desde o ensino infantil. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | O uso de fantoches e dedoches por professores da Educação Infantil e Fundamental I : desafios e perspectivas | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Teatro escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Teatro de bonecos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores - formação continuada | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores pedagogos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Artes cênicas - estudo e ensino | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This study approaches how theatre can play a crucial role in the early years and early childhood education and can be also a tool for transforming school education by producing reflections on the artistic-theatrical and aesthetic formation of teachers. The research aims at understanding the scope and limits of the use of finger puppet/puppet theatre by preschool and elementary school teachers, analyzing how educators of the Regional Coordination of Education, Núcleo Bandeirante, act in theatre teaching. Furthermore, the main challenges of the pedagogical reality of theatre teaching in class schools are discussed as well as it is explained to teachers the importance of theatre may have to the early years and elementary school classrooms. Literature review is sustained by the theories of Ricardo Otoni Vaz Japiassu, Taís Ferreira, Ana Maria Amaral, Vera Lucia Bertoni dos Santos, Paulo Freire, Tizuko Morchida Kishimoto e Marina Marcondes Machado, and dialogues with the national and district educational legislation, which guide the teaching of arts/theatre and emphasize the continuous teachers’ training. The methodology is based on a qualitative approach and underpins on a research-action, with data collected through a finger puppet/puppet theatre workshop, held exclusively to further systematize educators’ personal experiences. Results point to the fact that ludic-educational dimension can help the continuing teachers’ training by developing their creativity, playfulness and socio-cultural interactions through the ludic knowledge puppet theatre with children bring to educators. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Artes (IdA) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Artes, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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