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Título: Conexões patrimônio mundial, patrimônio-territorial e educação patrimonial em Congonhas-MG : contribuições para o turismo local
Autor(es): Noleto, Mônica Salmito
Orientador(es): Rezende Filho, Mozart Fazito
Assunto: Turismo - aspectos econômicos
Turismo - Minas Gerais (MG)
Museus históricos - Brasil
Desenvolvimento econômico
Educação patrimonial
Data de publicação: 4-Jun-2019
Referência: NOLETO, Mônica Salmito. Conexões patrimônio mundial, patrimônio-territorial e educação patrimonial em Congonhas-MG: contribuições para o turismo local. 2018. 126 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Turismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Este trabalho dedicou-se a relacionar a retórica dominante de que o turismo leva ao desenvolvimento por meio da criação de oportunidade de empregos, geração de renda e redução de pobreza à prática vivenciada por Congonhas, Minas Gerais, que posiciona o turismo como propulsor do seu desenvolvimento local. Utilizando-se de uma literatura crítica, em contraposição, especialmente, aos discursos oficiais permeados de superficialidade, e que têm se mostrado pouco eficientes, essa pesquisa pretendeu, portanto, explorar o potencial do patrimônio edificado para o desenvolvimento do município de Congonhas, desde uma perspectiva de expansão das liberdades individuais de Amartya Sen, entendendo o patrimônio de forma mais ampla, dotado de poder transformador, que aliado à educação (patrimonial) proporciona o despertar da consciência crítica cidadã capaz de incorporar o patrimônio como pertencimento e preservação. O método escolhido para responder ao problema de pesquisa foi um estudo de caso, privilegiando as relações que o patrimônio favorece, em prol do desenvolvimento como liberdade, e de ampliação dos meios para atingimento dos fins, com crianças de ensino fundamental da Escola Municipal Oscar Weinschenck. Para avaliar essas relações, buscou-se analisar os trabalhos das crianças (desenhos) e entrevistas de modo a captar a percepção delas sobre o patrimônio de Congonhas, e de como isso se dá no imaginário de cada uma delas, independente das ações de educação patrimonial que elas tenham recebido até então. Essa pesquisa dedicou-se, pois, a captar a forma mais genuína de percepção do patrimônio, assim como detectar se pode acontecer a “ativação” do patrimônio naqueles cidadãos “em processo” de formação.
Abstract: The purpose of this study was devoted to relate the prevalent rhetoric that tourism leads to development through the creation of job opportunities, income generation, and poverty reduction with the context experienced Congonhas that places tourism as main driver of its development. Based on a critical review of literature as a counterpoint to the current official statements permeated by superficial claims, which has been shown to be not effective enough Congonhas' heritage, this inquiry intended to explore the potential of Congonhas' built heritage to promote development, but from Amartya Sen's freedom perspective, bearing in mind that heritage is not only historical sites, but also carries the power to change starting from the point of view of local individuals, especially primary school children. As this study progresses, it was also envisioned to recognize the possible contribution of Congonhas' cultural heritage to local development. This power allied to heritage education could bring a new understanding to a critical citizen who embodies the sense of belonging to and preservation of heritage. The chosen methodology to answer the inquiry problem was a study case, highlighting the way that heritage enables the development of freedom and the expanding of capacities as a means to an end. The expected result was to appraise, through children's pictures developed in the case study, their perception about Congonhas' heritage, no matter what previous heritage education they might have had. This investigation desired to capture the most genuine perception of heritage as well as to notice if the "activation" of heritage has taken place in these future citizens.
Resumen: Este trabajo intentó relacionar la retórica dominante de que el turismo lleva al desarrollo a través de la creación de oportunidades de empleo, generación de renta y reducción de pobreza con la práctica vivenciada en Congonhas, Minas Gerais que posiciona el turismo como motor de su desarrollo local. Utilizándose de una literatura crítica, en contraposición, especialmente, a los discursos oficiales permeados de superficialidad, y que se han mostrado poco eficientes, esta investigación buscó entender la contribución del patrimonio cultural de Congonhas al desarrollo local, el potencial del patrimonio edificado para el desarrollo del municipio de Congonhas, desde una perspectiva libertaria de Amartya Sen, entendiendo el patrimonio de forma más amplia, dotado de poder transformador, que aliado a la educación (patrimonial) proporciona el despertar de la conciencia crítica ciudadana, y que incorpora el patrimonio a la pertenencia y preservación. El método elegido para responder al problema de investigación fue un estudio de caso, privilegiando las relaciones que el patrimonio favorece, en pro del desarrollo libertario, de ampliación de los medios para alcanzar los fines, por medio de niños de la escuela primaria Oscar Weinschenck. Como resultado esperado, se pretendió evaluar, a través de los trabajos de los niños involucrados en el estudio de caso, su percepción sobre el patrimonio de Congonhas, independiente de las acciones de educación patrimonial que ellos han recibido. Esta investigación tuve la intención de captar la forma más genuina de percepción del patrimonio, así como detectar si puede ocurrir la "activación" del patrimonio en aquellos ciudadanos "en proceso" de formación.
Unidade Acadêmica: Centro de Excelência em Turismo (CET)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, Programa de Pós-Graduação em Turismo, 2018.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Turismo, Mestrado Profissional
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