Élément Dublin Core | Valeur | Langue |
dc.contributor.advisor | Almeida, Dulce Maria Filgueira de | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Ana Amélia Neri | - |
dc.date.accessioned | 2019-06-05T22:05:16Z | - |
dc.date.available | 2019-06-05T22:05:16Z | - |
dc.date.issued | 2019-06-06 | - |
dc.date.submitted | 2018-12-07 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Ana Amélia Neri. Entre o rio e o mar: práticas corporais e cotidiano na Comunidade Quilombola do Cumbe. 2018. 173 f., il. Tese (Doutorado em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/34738 | - |
dc.description | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | O grupo social investigado apresenta uma identidade tradicional-pesqueira, relevada
predominantemente na cultura do mangue e ressignificada a partir das relações sociais
familiares, laborais e de lazer, também uma identidade negra-quilombola que é legitimada pela
autodeclarada desse coletivo como remanescente de quilombos, esta é orientada principalmente
pelos vínculos estabelecidos com o território como espaço social. Tais identidades balizam a
construção do cotidiano e modificam o habitus comunitário. Perante o exposto, a presente tese
teve como objetivo compreender os sentidos e significados das práticas corporais expressas no
cotidiano do grupo social constituído pela Comunidade Quilombola do Cumbe. Para tanto, foi
produzido um registro das práticas corporais desse grupo social com base na constituição dos
seus elementos identitários e uma análise acerca dos modos de construção do seu cotidiano a
partir do ritual Festa do Mangue do Cumbe. Ademais, foi elaborada uma análise das práticas
corporais como mecanismos de resistência cultural do corpo pesqueiro-quilombola no âmbito
do ritual “Cumê no Mato” e do teatro dos Calungas do Cumbe. A pesquisa empreendida
consistiu em um estudo de caso com abordagem qualitativa, retratada no texto de orientação
etnográfica, elaborado conforme a perspectiva teórico-metodológica da sociologia da vida
cotidiana. A observação participante e a entrevista compreensiva foram usadas como
procedimentos de obtenção de informações de campo, além das conversas informais. Os
representantes da Associação Comunitária do Cumbe, as lideranças comunitárias e os atores
sociais praticantes ou conhecedores das práticas corporais atuaram como participantes da
pesquisa. Conforme a análise realizada: (i). as práticas corporais expressam uma tradição que
assume um sentido lúdico e festivo; (ii). a Festa do Mangue do Cumbe consiste em um ritual
visto como um evento de cunho político e uma celebração intercomunitária a qual assume um
sentido de diversão integrada à luta pelo território livre. Essa festa reclama um sentido de lazer
comunitário que acontece em espaços reconhecidos socialmente como tradicionais pelo grupo
social; (iii). o corpo pesqueiro-quilombola se manifesta e torna visível as identidades
tradicional-pesqueira e negra-quilombola ao ressignificar e reinventar as suas práticas
corporais, idem ao reivindicar e reafirmar os seus direitos (sociais territoriais e culturais) por
meio das práticas corporais tradicionais, percebidas como formas de resistência cultural; (iv).
O “Cumê no mato” pertence ao habitus comunitário e transpõe o tempo ao passo que se ancora
na tradição de ir ao rio. Este ritual é ressignificado cotidianamente, haja vista a brincadeira da
pescaria e do banho no rio que lhe conferem um sentido de tradição. Enquanto a dança e os
cuidados com o corpo lhe atribuem um sentido de tradição reinventada. As práticas corporais
presentes no “Cumê no Mato” são interpretadas como mecanismos de resistência, mudança e
reinvenção cultural ao passo que essas saem de uma invisibilidade social, no âmbito da
sociedade brasileira. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico
(FUNCAP). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Entre o rio e o mar : práticas corporais e cotidiano na Comunidade Quilombola do Cumbe | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Comunidades quilombolas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Identidade cultural | pt_BR |
dc.subject.keyword | Práticas corporais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Práticas culturais | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The social group investigated has a traditional fishery identity, which is predominant in the
culture of man and re-signified, and also the black-quilombola identity that is legitimized by
the self-declared collective as a remnant of quilombos, is guided by the last links with the
content as social space. Such identities mark a construction of daily life and modify the
community habitus. Losing the above, a gift that understands the meanings and meanings of
corporate practices expressed in the daily life of the social group constituted by the
“Comunidade Quilombola do Cumbe”. For that, a record of corporate practices on the social
group was produced based on the constitution of its identity elements and an analysis on the
ways of building the daily life from the ritual of the “Festa do Mangue do Cumbe”. In addition,
an analysis of the corporate practices as mechanisms of cultural resistance of the fishingquilombola
body was elaborated within the scope of the ritual "Cumê no Mato" and of the
“teatro dos Calungas do Cumbe”. The research undertaken consisted of a case study with a
qualitative approach, portrayed in the text of ethnographic orientation, elaborated according to
the theoretical-methodological perspective of the sociology of everyday life. Participant
observation and a comprehensive interview were used as procedures for searching for field
information, in addition to informal conversations. Representatives of the “Associação
Quilombola do Cumbe”, community leaders and social actors who practice or know the
practices of the body participated as participants in the research. According to the analysis
performed: (i). the corporal practices express a tradition that assumes a playful and festive
sense; (ii). the “Festa do Mangue do Cumbe” consists of a ritual seen as an event of a political
nature and an intercommunity celebration which assumes a sense of fun integrated into the
struggle for free territory. The “Festa do Mangue do Cumbe” demands a sense of community
leisure that takes place in spaces socially recognized as traditional by the social group; (iii). the
“corpo pesqueiro-quilombola” manifests itself and makes visible the traditional-fishing and
black quilombola identities by re-signifying and reinventing their corporal practices, idem by
claiming and reaffirming their rights (territorial and cultural social) through traditional corporal
practices, perceived as forms of cultural resistance; (iv). The "Cumê no Mato" belongs to the
community habitus and transposes time while anchored in the tradition of going to the river.
This ritual is renamed every day, given the joke of fishing and bathing in the river that give it a
sense of tradition. While dance and body care give it a sense of reinvented tradition. The
corporal practices present in the "Cumê no Mato" are interpreted as mechanisms of resistance,
change and cultural reinvention, while these leave a social invisibility within the Brazilian
society. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação Física (FEF) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação Física | pt_BR |
Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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