Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Pantoja, Selma Alves | - |
dc.contributor.author | D´Avila, Daniela Antonello Lobo | - |
dc.date.accessioned | 2019-06-17T16:58:39Z | - |
dc.date.available | 2019-06-17T16:58:39Z | - |
dc.date.issued | 2019-06-17 | - |
dc.date.submitted | 2018-11-23 | - |
dc.identifier.citation | D´AVILA, Daniela Antonello Lobo. Pessoas com deficiência em Angola na narrativa familiar: coragens e lutas por reconhecimento. 2018. xvii, 250 f., il. Tese (Doutorado em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/34836 | - |
dc.description | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta tese analisa as vivências de famílias angolanas que têm filhos e/ou filhas com
deficiência. Busca-se compreender as experiências de vida, as tensões, os limites e as
motivações que constituem perspectivas à luta social por reconhecimento. Esta análise se dá
a partir das reflexões da teoria do reconhecimento, de Axel Honneth, nas suas relações e
dimensões afetivas, jurídicas e de solidariedade. A escolha da análise a partir das narrativas
familiares foi determinada por um conjunto de relações interligadas, quais sejam: a
construção dos primeiros laços afetivos entre familiares e seus/as filhos e filhas com
deficiência; as experiências das famílias e das pessoas com deficiência quanto ao acesso e à
permanência no sistema educacional angolano; as considerações das mulheres-mães sobre a
atuação e responsabilidade nas relações de cuidado e as implicações desse cuidado atreladas
às questões de gênero, vulnerabilidade, dependência. A pesquisa de campo realizada de julho
a dezembro de 2016 em Angola se inscreve no âmbito de uma investigação qualitativa por
meio da observação direta. Foram utilizadas como técnicas de pesquisa a entrevista em
profundidade, a pesquisa documental e a observação da realidade cotidiana para a produção
de dados qualitativos. Desse modo, a pesquisa analisou as vivências de 27 famílias
provenientes das seguintes cidades: Luanda (província Luanda), Moçâmedes (província
Namibe), Saurimo (província Lunda-Sul), Lubango (província Huíla), Cabinda (província
Cabinda) e Benguela (província Benguela). Ainda, foram realizadas entrevistas com 04
gestores/as da área do ensino especial. Na esfera dos afetos, foi possível observar que o
sentimento de medo e o desconhecimento gerados diante da notícia de que seus filhos e filhas
possuíam deficiência não os privou do cuidado. Ao contrário, esses sentimentos, quando
compreendidos, estabeleceram um vínculo afetivo e de proteção física e emocional que se
constituiu na força motriz para a busca de alternativas, sejam elas na área da saúde e/ou
educação. No âmbito educacional são descritas as lutas por acesso e permanência na escola,
em diferentes contextos de (in)exclusão escolar e reconhecimento de direito, em suas
perspectivas. Contudo, as análises decorrentes desses dois fatores não possuíram a pretensão
de aferir o mérito do sistema educacional de ensino angolano, nem mesmo o caráter
qualitativo do ensino regular ou do ensino especial, mas buscou refletir, a partir da vivência
cotidiana das famílias, suas trajetórias, desafios e sentimentos diante do processo de
escolarização de seus filhos e filhas. Ao compartilharem suas histórias de vidas, foi possível
destacar que as famílias manifestaram sentimentos de injustiças diante da deficiência de seus
filhos e filhas permeados por um contexto social de privação e exclusão social. As lutas
resultantes dessas experiências são conjeturadas nas narrativas familiares como uma
linguagem comum, porém individualizadas, o que desfavorece a luta por reconhecimento
em esferas que poderiam ser reclamadas na luta social como forma de resistência e ampliação
das relações de reconhecimento. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Pessoas com deficiência em Angola na narrativa familiar : coragens e lutas por reconhecimento | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Angola | pt_BR |
dc.subject.keyword | Teoria social do reconhecimento | pt_BR |
dc.subject.keyword | Luta social | pt_BR |
dc.subject.keyword | Crianças - deficientes | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Carvalho, Paulo de | - |
dc.description.abstract1 | This thesis analyzes the experiences of Angolan families who have children with disabilities.
It seeks to understand life experiences, tensions, limits and motivations that constitute
perspectives for the social struggle for recognition. This analysis is based on Axel Honneth's
theory of recognition, in his relations and affective dimensions, legal and of solidarity. The
choice of this analysis as of the family narratives was determined by a set of interrelated
relationships, such as, the construction of the first affective bonds among family members
and their children with disabilities, the experiences of families and people with disabilities
in terms of access to and permanence in the Angolan educational system, the considerations
of mother-women on the performance and responsibility in care relationships and the
implications of this care due to gender issues, vulnerability and dependence. This field
research was conducted from July to December, in 2016, in Angola as part of a qualitative
research throughout direct observation. The interviews were used in depth, documentary
research and daily reality observation for the production of qualitative data. Thus, the
research analyzed the experiences of 27 families from the following cities: Luanda (province
of Luanda), Moçâmedes (province of Namibe), Saurimo (province of Lunda Sul), Lubango
(province of Huíla), Cabinda (province of Cabinda) and Benguela Benguela province). In
addition, interviews were conducted with 04 managers from the special education area. In
the sphere of the affections it was possible to observe that the feeling of fear and the
unfamiliarity generated by the diagnosis that their children had deficiency did not deprive
them of the caring and care. Instead these feelings, when understood, established an affective
bond and physical and emotional protection that was the driving force for the search of
alternatives, in the area of health and/or education. In the educational context, the struggles
for access and permanence in school, in different contexts of (in)exclusion from school and
recognition of thier rights, in their perspectives, are described. However, the analysis of these
two factors did not have the pretension of assessing the merits of the Angolan educational
system, nor even the qualitative nature of regular or special education, but sought to reflect
from the daily experience of families, their trajectories, challenges and feelings before the
process of their children schooling. By sharing their life histories, it was possible to
emphasize that families expressed feelings of injustice facing the deficiency of their children
permeated by a social context of deprivation and social exclusion. The struggles resulting
from these experiences are conjectured in family narratives as a common but individualized
language, which distorts the struggle for recognition in spheres that could be claimed in the
social struggle as a form of resistance and broadening of relationships of recognition. | pt_BR |
dc.description.unidade | Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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