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Título: Plataforma logística : caracterização e parâmetros para organização da cadeia reversa de pneus usados
Outros títulos: Logistics platform : characterization and parameters for the organization of reverse chain of used tires
Autor(es): Almeida, Marcelo
Orientador(es): Shimoishi, José Matsuo
Assunto: Logística reversa
Logística - cadeia reversa
Resíduos sólidos
Logística - plataforma
Data de publicação: 17-Jun-2019
Referência: ALMEIDA, Marcelo. Plataforma logística: caracterização e parâmetros para organização da cadeia reversa de pneus usados. 2018. xvi, 191 f., il. Tese (Doutorado em Transportes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: No Brasil, a instituição da Política Nacional de Resíduos Sólidos trouxe a obrigatoriedade da estruturação de sistemas de logística reversa, dentre outras responsabilidades gerenciais dos resíduos pós-consumo. Por essa razão e por considerar que a solução para gargalos logísticos passa pelas infraestruturas de transporte, este estudo propõe um modelo conceitual de Plataforma Logística da Cadeia Reversa (PLCR), dedicado ao reaproveitamento do pneu usado, representado por meio da cadeia de valor agregado de processos. De início, há a caracterização da instalação logística da cadeia direta, à luz da literatura internacional, apoiando-se na revisão sistemática da literatura. Os resultados desse levantamento, como a descrição das característica e parâmetros para o delineamento do arranjo organizacional conta com a utilização de redes semânticas, para representação estruturada do conhecimento. Por fim, a revisão documental sobre a logística reversa de pneus usados amplia a compreensão do ciclo de vida dos pneumáticos e indica à proposição do modelo conceitual de PLCR, de acordo com o conhecimento de Business Process Management (BPM) o qual é submetido à validação por especialistas, com conhecimento em logística direta e reversa, através do Método Delphi. Os resultados obtidos proporcionam as seguintes contribuições à pesquisa: uma nova definição da expressão Plataforma Logística; a estruturação semântica de uma Plataforma Logística Genérica; o desenho do mapa do processo “ciclo de vida dos pneumáticos”; o estabelecimento das instalações que integram a rede logística reversa de pneus usados e, por fim a compreensão do conceito de PLCR, a partir da organização de arranjo estrutural próprio da cadeia reversa de pneus usados, em que a cadeia de valor proporciona uma visão sistêmica da interação e encadeamento dos processos inerentes ao empreendimento proposto, subsídios que contribuem à pesquisa no campo do planejamento de infraestruturas de transporte.
Abstract: In Brazil, the institution of National Solid Waste Policy has brought mandatory the structuring of reverse logistics systems, among other managerial responsibilities of post-consume waste. For this reason and considering that the solution for logistics bottlenecks passes through transport infrastructures, this study proposes a conceptual model of Reverse Chain Logistics Platform (RCLP), dedicated to the reuse of used tire represented through the value-added chain of processes. At the beginning, there was the characterization of direct chain logistics installation, under the light of international literature, supported by the systematic review of the literature. The results of this research, such as the description of the composition and parameters for the design of the organizational arrangement, have used semantic networks to represent knowledge. Finally, a case study on reverse logistics of used tires has broadened the understanding of the pneumatic life cycle and the consequent proposition of the conceptual model of RCLP, according to the knowledge of Business Process Management (BPM), which was submitted to the validation, through the Delphi Method, by logistics specialists and sustainable development. The results provide the following contributions to the research: a new definition for the expression Logistics Platform; the semantic structuring of a Generic Logistics Platform; the drawing of the process map “tire map cycle”; the establishment of the installations that integrates the reverse logistics network and, finally the comprehension of the RCLP concept, from the organization of the structural arrangement of the reverse chain of used tires, where the value chain provides a systemic view of the interaction and chain of inherent processes to the proposed project, subsidies that contribute to the research in the field of transport infrastructure planning.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Tecnologia (FT)
Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC)
Informações adicionais: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2018.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Transportes
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições:Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
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