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2018_FernandaRiveraBurle.pdf507,95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorTurgeon, Mathieu-
dc.contributor.authorBurle, Fernanda Rivera-
dc.date.accessioned2019-06-17T20:35:10Z-
dc.date.available2019-06-17T20:35:10Z-
dc.date.issued2019-05-17-
dc.date.submitted2018-12-14-
dc.identifier.citationBURLE, Fernanda Rivera. O efeito de desejabilidade social na opinião pública sobre diferentes tipos de políticas de ação afirmativa. 2018. 59 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciência Política)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/34872-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Política, Programa de Pós-Graduação em Ciência Política, 2018.pt_BR
dc.description.abstractAs políticas de ação afirmativa implementadas nas universidades públicas no Brasil abrangem três principais grupos: alunos de escolas públicas, alunos de baixa renda e alunos negros e indígenas. Opiniões sobre essa modalidade mais ampla de política de ação afirmativa, especialmente se mensuradas por perguntas diretas, podem ser enviesadas por um efeito de desejabilidade social. O efeito de desejabilidade social diz respeito à tendência que as pessoas possuem de sub ou sobre informar suas preferências a fim de seguir as normas sociais. Esse trabalho procura entender se atitudes sobre diferentes tipos de políticas de ação afirmativa são propensas a um efeito de desejabilidade social e quais são os determinantes deste efeito. Para mensurar o efeito de desejabilidade social e seus determinantes, um experimento de lista foi aplicado a estudantes universitários em 2013. O experimento de lista aumenta a privacidade e anonimato dos respondentes, permitindo que eles revelem suas atitudes sinceras sobre questões sensíveis. Comparando as respostas à pergunta direta e ao experimento de lista, estimamos o efeito de desejabilidade social. Os resultados revelam que as opiniões sobre os três tipos de políticas de ação afirmativa são propensas a um efeito de desejabilidade social. Ademais, encontramos evidências de que tanto determinantes individuais (interesse próprio e preconceito em relação ao grupo alvo) como determinantes contextuais (áreas de conhecimento do curso universitário diferentes e universidades diferentes) explicam o efeito de desejabilidade social. Dessa forma, para aprendermos a dinâmica da opinião pública sobre temas sensíveis como políticas de ação afirmativas, precisamos saber se esta opinião é enviesada pelo efeito de desejabilidade social e quais são os determinantes deste efeito.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleO efeito de desejabilidade social na opinião pública sobre diferentes tipos de políticas de ação afirmativapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordOpinião pública - pesquisapt_BR
dc.subject.keywordProgramas de ação afirmativapt_BR
dc.subject.keywordUniversidades e faculdades públicaspt_BR
dc.subject.keywordDesejabilidade socialpt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1Affirmative action policies implemented in public universities in Brazil cover three main groups: public school students, low-income students, and black and indigenous students. Opinions about this broader modality of affirmative action policy, especially if measured by direct question, can be contaminated by social desirability bias. The social desirability bias concerns the tendency of people to under or overestimate their preferences in order to follow social norms. This paper seeks to understand if attitudes about different types of affirmative action policies are subject to a social desirability bias and what are the determinants of this effect. To measure the social desirability bias and their determinants, a list experiment was applied to college students in 2013. List experiment afford survey respondents anonymity that allows them to provide truth answers to sensitive question. Comparing the answers to the direct question and to the list experiment, we can estimate the social desirability effect. The results reveal that opinions about the three types of affirmative action policies are prone to an social desirability bias. In addition, we find evidence that both individual determinants (self-interest and prejudice against the target group) and contextual determinants (different university knowledge areas and different universities) explain the social desirability bias. Thus, to learn the dynamics of public opinion on sensitive issues such as affirmative action policies, we need to know if this opinion is biased by the social desirability and what are the determinants of this effect.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Ciência Política (IPOL)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Ciência Políticapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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