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2018_AlexandreRodriguesBarbosa.pdf1,72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorCavalcanti, Eduardo Luiz Dias-
dc.contributor.authorBarbosa, Alexandre Rodrigues-
dc.date.accessioned2019-06-17T21:54:45Z-
dc.date.available2019-06-17T21:54:45Z-
dc.date.issued2019-06-17-
dc.date.submitted2018-12-13-
dc.identifier.citationBARBOSA, Alexandre Rodrigues. Atividades lúdicas no ensino de física: desafios e possibilidades para a EJA. 2018. 129 f., il. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/34902-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Faculdade UnB Planaltina, 2018.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho busca compreender as possíveis contribuições de atividades lúdicas para a abordagem de alguns conceitos de Física no contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Desse modo, propomos seis alternativas lúdicas para a abordagem de conteúdos da Física referentes ao 3º segmento da EJA, séries correspondentes ao 1° ano, 2° ano e 3° ano do Ensino Médio regular, cujos temas abordados são do campo da Mecânica, Termologia e Física Elétrica. As atividades lúdicas foram aplicadas em uma escola pública rural do Distrito Federal (DF), onde o trabalho é realizado na perspectiva semestral, e foram elaboradas com vistas ao cumprimento das funções da EJA, explicitados no parece n° 11/2000 do Conselho Nacional de Educação (CNE). Utilizamos diferentes técnicas de coleta de dados para a investigação de cada atividade no afã de conhecer em que aspectos as seis atividades propostas contribuem, ou não, para o cumprimento de suas funções lúdica e educativa; além disso, objetivamos compreender quais são as possíveis contribuições destas atividades para o cumprimento das funções reparadora, equalizadora e qualificadora da EJA. Os resultados mostram que cinco das seis atividades propostas conseguiram cumprir tanto a função lúdica quanto a educativa, dessa forma contribuiram para o ensino e aprendizagem dos conceitos de Física abordados de maneira dinâmica, divertida e estimulante; por outro lado, uma das atividades propostas não conseguiu cumprir suas funções lúdica e educativa e como consequência não conseguiu cumprir as três funções da EJA. Entretanto, todas as atividades propostas auxiliaram no estudo sobre a ludicidade na Educação de Jovens e Adultos, uma vez que, pela análise de cada uma delas, pudemos compreender os desafios e possibilidades encontrados durante o processo de utilização destas atividades para o Ensino de Física nesta modalidade de ensino.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAtividades lúdicas no ensino de física : desafios e possibilidades para a EJApt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordDidática - ensino médiopt_BR
dc.subject.keywordFísica - estudo e ensino - ensino médiopt_BR
dc.subject.keywordEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subject.keywordAtividades lúdicaspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This work seeks to understand the possible contributions of play activities to approach some concepts of Physics in the context of Youth and Adult Education (EJA). Thus, we present six playful alternatives for the approach of Physics contents referring to the 3rd segment of the EJA, series corresponding to the 1st year, 2nd year and 3rd year of regular High School, whose subjects are in the field of Mechanics, Thermology and Electrical Physics. The play activities were applied in a rural public school in the Federal District (DF), where the work is carried out in the semiannual perspective, and were elaborated with a view to accomplishing the functions of the EJA, explained in the Seção 11/2000 of the National Council of Education (CNE). We use different data collection techniques to investigate each activity in order to know in which aspects the six proposed activities contribute, or not, to the fulfillment of their fun and educational functions; in addition, we aim to understand the possible contributions of these activities to the fulfillment of the EJA's restorative, equalizing and qualifying functions. The results show that five of the six proposed activities were able to fulfill both the fun and educational functions, thus contributing to the teaching and learning of the physics concepts addressed in a dynamic, fun and stimulating way; On the other hand, one of the proposed activities was unable to fulfill its fun and educational functions and as a consequence was unable to fulfill the three functions of the EJA. However, all of the proposed activities aided in the study of playfulness in Youth and Adult Education, since, through the analysis of each one, we were able to understand the challenges and possibilities encountered during the process of using these activities for Teaching Physics in this modality of education.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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