Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/34934
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_AlexiaCastrodaSilva.pdf2,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Filtros de imagens digitais : uma transposição didática para o ensino médio
Autor(es): Silva, Alexia Castro da
Orientador(es): Costa Júnior, Edson Alves da
Assunto: Imagens digitais
Imagens digitais - filtros
Matemática - estudo e ensino
Matemática (Ensino médio)
Processamento de imagens - técnicas digitais
Data de publicação: 18-Jun-2019
Referência: SILVA, Alexia Castro da. Filtros de imagens digitais: uma transposição didática para o ensino médio. 2018. 88 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Este trabalho apresenta uma sequência didática desenvolvida para estudantes de ensino médio sobre filtros digitais de imagens, aplicando o conteúdo de funções e abordando aspectos de geometria e análise de histogramas. Sabendo que a Matemática deve estar conectada à realidade dos estudantes, esta sequência tem o objetivo de motivar a aprendizagem relacionando o conteúdo de matemática com os filtros do aplicativo para smartphones Instagram. A teoria da transposição didática foi utilizada para adequar o conteúdo de processamento digital de imagens a alunos de ensino médio. A validação deste trabalho deu-se através de uma pesquisa qualitativa com 10 docentes em matemática, cujo propósito foi que os professores realizassem uma avaliação da sequência didática desenvolvida. Através dessa pesquisa conclui-se que a sequência está adequada e atinge os objetivos propostos.
Abstract: The current paper presents a didactic sequence developed for high school students about digital image filters, by applying the functions subject and addressing aspects of geometry and histograms’ analysis. Once it is known that mathematics should be connected to students’ reality, this sequence aims to motivate learning by relating math’s subject to the Instagram filters. The didactic transposition theory was used to adapt the digital image processing’s subject to high school students. The validation of this work was done through a qualitative research with 10 mathematics teachers, and the research’s purpose was for the teachers to carry out an evaluation of the didactic sequence developed. Through this research, it can be concluded that the sequence is adequate and reaches the proposed objectives.
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências Exatas (IE)
Departamento de Matemática (IE MAT)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, 2018.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, Mestrado Profissional
Licença: A concessão da licença desta coleção refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.