Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Torre Aranda, Maria del Carmen de la | - |
dc.contributor.author | Pereira, Vanessa Villardi | - |
dc.date.accessioned | 2019-07-10T20:49:15Z | - |
dc.date.available | 2019-07-10T20:49:15Z | - |
dc.date.issued | 2019-07-10 | - |
dc.date.submitted | 2018-12-20 | - |
dc.identifier.citation | PEREIRA, Vanessa Villardi. Letramentos digitais na aula de língua estrangeira a partir de uma proposta de formação contínua de professores de espanhol. 2018. 157 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/34983 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa se propõe a investigar as potencialidades de um curso sobre letramentos digitais na formação contínua de professores de espanhol como exercício coletivo de reflexão em busca de uma transformação da prática pedagógica. Fundamentam este estudo os trabalhos sobre letramentos digitais (DUDENEY; HOCKLY; PEGRUM, 2016; RIBEIRO, 2008, 2012; SOARES, 2002; XAVIER, 2007), as mudanças tecnológicas e suas implicações no ensino e aprendizagem de línguas (BARTON; LEE, 2015) e as novas visões do papel do professor a partir de uma sala de aula interativa (SILVA, 2014). Apoiada na metodologia da pesquisa-ação (MOITA LOPES, 1996; TRIPP, 2005), a professora pesquisadora planejou e ofertou um curso intitulado Tecnologías Digitales en la Clase de Español a um grupo de professores de um Centro Interescolar de Línguas do Distrito Federal a fim de identificar suas percepções com relação ao uso de tecnologias digitais no seu trabalho, propor práticas didáticas e analisar possibilidades de ressignificação da sala de aula. O curso foi realizado na modalidade presencial e ocorreu de maio a setembro de 2018. Tratou de temas relativos às tecnologias e letramentos digitais aplicados ao ensino e aprendizagem de línguas. Os temas abordados no curso foram: o uso de dispositivos móveis na aula de espanhol; a criação de mapas mentais; jogos online na aula de espanhol; recursos online para a realização de trabalhos colaborativos e o uso de memes como recurso didático. Os dados foram coletados por meio de notas de campo, gravações em áudio, questionários e entrevista em grupo. Os resultados desta pesquisa apontam que a formação contínua voltada para o desenvolvimento de letramentos digitais é um caminho para a reflexão e a transformação de práticas didáticas em vista de uma sala de aula renovada e conectada com o mundo atual. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Letramentos digitais na aula de língua estrangeira a partir de uma proposta de formação contínua de professores de espanhol | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Letramento digital | pt_BR |
dc.subject.keyword | Língua espanhola - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores de línguas - formação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores - formação continuada | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aprendizagem - inovações tecnológicas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Tecnologia digital | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This research proposes to investigate the potentialities of a course on digital literacies in the ongoing education of Spanish teachers as a collective exercise of reflection in a search of a transformation in pedagogical practice. This study is based on works on digital literacies (DUDENEY; HOCKLY; PEGRUM, 2016; RIBEIRO, 2008, 2012; SOARES, 2002; XAVIER, 2007), technological changes and their implications for language teaching and learning (BARTON; LEE, 2015) and the new visions about de teaching role from an interactive classroom (SILVA, 2014). Based on the act research methodology (MOITA LOPES, 1996; TRIPP, 2005), the researcher teacher planned and offered a course named Tecnologías Digitales en la Clase de Español to a group of teachers of Centro Interescolar de Línguas of the Federal District in Brazil in order to identify their perceptions regarding the use of digital technologies in their work, didactic practices and possibilities of re-signification of the classroom were proposed and analyzed. The course was held in classroom modality and occurred from May to September 2018. It dealt with themes related to technologies and digital literacies applied to language teaching and learning. The topics covered in the course were: the use of mobile devices in Spanish class; the creation of mind maps; online games in Spanish class; online resources for collaborative work and the use of memes as a didactic resource. The data were collected through field notes, audio recordings, questionnaires and a group interview. The results of this research point out that the ongoing education focused on the development of digital literacies is a way for reflection and transformation of didactic practices in view of a renewed classroom and connected with the world today. | pt_BR |
dc.description.abstract2 | Esta investigación se propone a estudiar las potencialidades de un curso sobre literacidades digitales en la formación continua de profesores de español como ejercicio colectivo de reflexión en busca de una transformación de la práctica pedagógica. Fundamentan este trabajo los estudios acerca de las literacidades digitales (DUDENEY; HOCKLY; PEGRUM, 2016; RIBEIRO, 2008, 2012; SOARES, 2002; XAVIER, 2007), los cambios tecnológicos y sus implicaciones en la enseñanza y en el aprendizaje de lenguas (BARTON; LEE, 2015) y las nuevas visiones del rol del profesor desde un aula interactiva (SILVA, 2014). Mediante la metodología de la investigación-acción (MOITA LOPES, 1996; TRIPP, 2005), la profesora investigadora planificó y ofreció un curso presencial llamado Tecnologías Digitales en la Clase de Español a un grupo de profesores de un Centro Interescolar de Línguas del Distrito Federal de Brasil con el reto de identificar sus percepciones en relación con el uso de tecnologías digitales en su trabajo, proponer prácticas didácticas y analizar posibilidades de resignificación del aula. El curso ocurrió de mayo a septiembre de 2018 y trató temas relativos a las tecnologías y a las literacidades digitales aplicadas a la enseñanza y al aprendizaje de lenguas. Durante el curso, se discutieron los siguientes temas: el uso de dispositivos móviles en la clase de español; la creación de mapas mentales; juegos en línea en la clase de español; recursos en línea para la realización de trabajos colaborativos y el uso de memes como recurso didáctico. Los datos se produjeron mediante notas de campo, grabaciones en audio, encuestas y entrevista de grupo. Los resultados de esta investigación muestran que la formación continua que se vuelve hacia el desarrollo de literacidades digitales es un camino para la reflexión y la transformación de prácticas didácticas que buscan un aula renovada y conectada con el mundo actual. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|