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2019_MônicaMaranhaPaesdeCarvalho.pdf3,25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorAlmeida, Jaime Gonçalves de-
dc.contributor.authorCarvalho, Mônica Maranha Paes de-
dc.date.accessioned2019-07-11T22:11:59Z-
dc.date.available2019-07-11T22:11:59Z-
dc.date.issued2019-07-11-
dc.date.submitted2019-02-26-
dc.identifier.citationCARVALHO, Mônica Maranha Paes de. Interação entre design e artesanato no mobiliário contemporâneo brasileiro: consideração sobre três móveis de madeira. 2019. [283] f., il. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/35039-
dc.descriptionTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, 2019.pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo tem como objetivo investigar diferentes modalidades de interinfluência entre design e artesanato no mobiliário contemporâneo do Brasil. Estudaram-se três casos onde a prática projetual, o fazer manual e os traços culturais estão presentes no mobiliário brasileiro, com vistas à valorização do design autoral, do artesanato, das técnicas tradicionais e da diversidade cultural. Fazendo uso de triangulação de métodos com base na pesquisa qualitativa, a principal abordagem de coleta e construção de dados se deu nas entrevistas com roteiro semiestruturado, com três designers de móveis que utilizam madeira em seus projetos. Neste ínterim, um projeto de cada designer foi escolhido e investigado quanto a seus processos de concepção e de fabricação. Para complementar as entrevistas, procedeu-se uma pesquisa documental. A análise dos dados teve por base a teoria fundamentada, permitindo que fossem levantadas tanto aspectos similares, passíveis de generalização, como particularidades de cada caso, ligadas às análises contextuais das ações e dos eventos. Fez-se uma discussão a respeito das características do artesão, do designer, do objeto artesanal, do objeto industrial e de suas combinações. Destaca-se que os móveis analisados não são nem produtos artesanais típicos (não são concebidos e fabricados pelas mesmas pessoas, mas sim, frutos de processos de antecipação mental da forma, e não se restringem a regras e costumes) e tampouco industriais típicos (não são adequados para produção mecanizada em larga escala, mas dependem de trabalho manual habilidoso e capacitado, e apresentam variações entre as unidades fabricadas), encontrando-se na fronteira entre o mundo da indústria e o mundo do artesanato. As entrevistas realizadas abriram um diálogo a respeito da poética e da humanização da prática projetual. Concluiu-se que a interação entre design e artesanato agrega subjetividades ao projeto, representando a diferença que todos procuram.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleInteração entre design e artesanato no mobiliário contemporâneo brasileiro : consideração sobre três móveis de madeirapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordMobiliário - designpt_BR
dc.subject.keywordDesign de produtopt_BR
dc.subject.keywordDesign autoralpt_BR
dc.subject.keywordArtesanatopt_BR
dc.subject.keywordCultura popular - Brasilpt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The present thesis aims to investigate different types of interinfluence between design and craftsmanship in contemporary furniture in Brazil. Three cases were studied where the design practice, the manual making and the cultural traits are present in the Brazilian furniture, in order to honor the author's design, the handicraft, the traditional techniques and the cultural diversity. Using triangulation of methods based on qualitative research, data were collected and constructed mainly through interviews with furniture designers who use wood in their projects. A project of each designer was chosen and investigated as to its creation and manufacturing processes and a documentary research was carried out to complement the interviews. Data analysis was based on the grounded theory, allowing similar aspects to be raised, which could be generalized, as well as particularities of each case, related to the contextual analysis of actions and events. Characteristics of the craftsman, the designer, the craft object, the industrial object and their combinations were discussed. It should be noted that the furniture analyzed are neither typical artisanal products (they were not conceived and manufactured by the same people, but rather are fruits of processes of mental anticipation of the form, and are not restricted to rules and customs) nor are typical industrial products (they are not suitable for large-scale mechanized production, but rely on skillful and trained manual labor, and vary between fabricated units), being in the interface between the world of industry and the world of craft. The interviews opened a dialogue about the poetics and the humanization of design practice. It was concluded that the interaction between design and craftsmanship adds subjectivities to the project, representing the difference that all seek.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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