Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/35066
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_PaulaFabrisiaFontineledeSá.pdf1,43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSiewierski, Henryk-
dc.contributor.authorSá, Paula Fabrisia Fontinele de-
dc.date.accessioned2019-07-12T20:35:50Z-
dc.date.available2019-07-12T20:35:50Z-
dc.date.issued2019-07-12-
dc.date.submitted2019-01-31-
dc.identifier.citationSÁ, Paula Fabrisia Fontinele de. Lojas de canela: fabulismo em Bruno Schulz. 2019. 119 f., il. Tese (Doutorado em Literatura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/35066-
dc.descriptionTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2019.pt_BR
dc.description.abstractA presente tese tem como objetivo estudar os contos Lojas de canela (1933), do escritor polonês Bruno Schulz (1892-1942). As narrativas de Lojas de canela apresentam um modo peculiar de narrar histórias, o que nessas páginas denominar-se-á como “fabulismo”. Para mostrar a originalidade do fabulismo schulziano, examinar-se-á as categorias literárias que subjazem à ideia de fabulismo, especialmente, seu embate com o teor grotesco e sublime da narrativa. Em um segundo momento, investigar-se-á sobre o sujeito schulziano e sua infância ficcionalizada. Finalmente, analisar-se-á um conto da coletânea que dialoga com a influência de Franz Kafka e com a linguagem do cinema. Esta tese intenta, assim, contribuir com o estudo de um autor ainda não muito conhecido no Brasil, para verificar que o fabulismo, marca caraterística da obra de Bruno Schulz, é um procedimento original e inovador na sua produção artística.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleLojas de canela : fabulismo em Bruno Schulzpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordSchulz, Bruno, 1865-1932 - crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.keywordLiteratura polonesapt_BR
dc.subject.keywordNarrativapt_BR
dc.subject.keywordContos - análisept_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This thesis aims to study the tales Lojas de canela (Cinnamon stories in a free translation) (1933), by the Polish writer Bruno Schulz (1892-1942). Cinnamon stores narratives show a peculiar means of telling stories, wich in these pages will be called “fabulism”. To show the fabulism shulzian originality, we will examine the literary categories which underlie to the fabulism idea, specially, its clash with the grotesque and sublime contente of the narrative. In a second moment, we will inventigate about the shulzian subject and his fictionalized childhood. Finally, we will analyze onde tale taken from the collection which dialogues with the Franz Kafka’s influence and whith the movie language. Therefore, this thesis purposes to contribute with the study of na author who has not been known in Brazil yet, to verify that the fabulism, Bruno Schulz’s characteristic mark work, is an original and innovative procedure in his artistic production.pt_BR
dc.description.abstract2Esta tesis objetiva estudiar los cuentos Lojas de canela (1933), del escritor polaco Bruno Schulz (1892-1942). Las narrativas de Lojas de canela presentan un modo peculiar de narrar historias, lo que en esas páginas se denominará como “fabulismo”. Para mostrar la originalidad del fabulismo schulziano, se examinarán las categorías literarias que subyacen a la idea de fabulismo, especialmente, su embate con el contenido grotesco y sublime de la narrativa. Después, se investigará sobre el sujeto schulziano y su infancia ficcionalizada. Finalmente, se analizará un cuento de la colección que dialoga con la influencia de Franz Kafka y con el lenguaje del cine. Esta tesis intenta, por lo tanto, contribuir con el estudio de un autor todavía no muy conocido en Brasil para verificar que el fabulismo, marca característica de la obra de Bruno Schulz, es un procedimiento original e innovador en su producción artística.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Letras (IL)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Literaturapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.