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2018_BrenoRamiresVargasdaSilva.pdf1,37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSantos, Rogério César dos-
dc.contributor.authorSilva, Breno Ramires Vargas da-
dc.date.accessioned2019-07-17T18:58:37Z-
dc.date.available2019-07-17T18:58:37Z-
dc.date.issued2019-07-17-
dc.date.submitted2018-12-03-
dc.identifier.citationSILVA, Breno Ramires Vargas da. Teorema de Van Aubel: uma abordagem em sala de aula e demonstração de um caso similar. 2018. 38 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/35081-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, 2018.pt_BR
dc.description.abstractO estudo da geometria é indispensável aos alunos dos ensinos fundamental e médio, haja vista sua necessidade em diferentes profissões, como a de pedreiro, arquiteto, cientista, dentre outras. Além do mais, a geometria nos permite enxergar de maneira mais clara a beleza dos padrões matemáticos. Esse trabalho teve o objetivo de mostrar um teorema pouco conhecido e abordado, mas que torna essa beleza da geometria mais palpável, o teorema de Van Aubel e uma variação do mesmo. Também foi realizada uma atividade com alunos do ensino médio e verificadas as reações dos mesmos frente ao problema. Constatamos com este trabalho que a Geometria Plana ainda possui muito campo a ser desvendado, e suas atuais descobertas possuem possibilidades de aplicação no ensino de Matemática no nível médio, com as devidas adaptações, por exemplo, como atividades paralelas ou extracurriculares.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleTeorema de Van Aubel : uma abordagem em sala de aula e demonstração de um caso similarpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordTeorema de Van Aubelpt_BR
dc.subject.keywordGeometria planapt_BR
dc.subject.keywordGeometria - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordMatemática - estudo e ensinopt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença desta coleção refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The study of geometry is indispensable to students of primary and secondary education, given their need in different professions, such as mason, architect, and scientist, among others. Moreover, geometry allows us to see more clearly the beauty of mathematical patterns. This work had the objective to show a theorem little known and approached, but that makes this beauty of geometry more palpable, Van Aubel's theorem and a variation of the same. There was also an activity with high school students and their reactions to the problem were verified. We find that Geometric Plana still has a lot of field to be unveiled, and its current discoveries have possibilities of application in Mathematics teaching in the middle level, with the appropriate adaptations, for example as parallel or extracurricular activities.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Ciências Exatas (IE)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Matemática (IE MAT)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, Mestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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