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2018_HugoLeonardoGuimarãesSouza.pdf4,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorAbreu, Delmary Vasconcelos de-
dc.contributor.authorSouza, Hugo Leonardo Guimarães-
dc.date.accessioned2019-07-17T21:26:45Z-
dc.date.available2019-07-17T21:26:45Z-
dc.date.issued2019-07-17-
dc.date.submitted2018-10-26-
dc.identifier.citationSOUZA, Hugo Leonardo Guimarães. Ateliê musicobiográfico como projeto formativo: um estudo com estudantes do Instituto Federal de Brasília – Campus Ceilândia. 2018. 204 f., il. Dissertação (Mestrado em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/35090-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, Programa de Pós-Graduação Música em Contexto, 2018.pt_BR
dc.description.abstractA pesquisa tem como tema a formação musical dos sujeitos com o lugar. Meu interesse pelo tema se origina a partir de inquietações e construções que acompanham meu percurso formativo musical e se configura com a minha condição de professor efetivo de música no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília campus Ceilândia, IFB-CCEI. O objetivo do trabalho consiste em compreender as experiências musicais formativas dos sujeitos com o lugar visando a configuração de processos de formação musical que tragam sentido nos projetos de vida dos sujeitos. A pesquisa apresenta alguns conceitos operantes que são determinantes para sua efetuação, como lugar, experiência e o sujeito na modernidade avançada. A pesquisa (auto)biográfica é a escolha teórico-metodológica para consecução da pesquisa, o que traz o sujeito e suas experiências musicais formativas para um lugar de proeminência na pesquisa. O dispositivo utilizado para construção do material de pesquisa é o Ateliê Biográfico de Projeto, proposto por Delory-Momberger, que também consiste de um espaço de formação voltado à reflexividade biográfica, onde os sujeitos produzem e partilham narrativas (auto)biográficas. Os sujeitos colaboradores da pesquisa são estudantes do IFB-CCEI, que também é o lócus da pesquisa, organizados em duas frentes de trabalho, estudantes adultos e estudantes do Ensino Médio Integrado ao Técnico em Eletrônica. Durante a realização da pesquisa, a compreensão de singularidades presentes na realização do Ateliê origina a proposta do Ateliê Musicobiográfico de Projeto, AMBP, visto seu potencial de contribuição para se pensar a formação musical. A análise do material biográfico produzido é fundamentada na teoria do texto de Paul Ricoeur e em sua proposição de análise hermenêutica. A partir da análise das narrativas (auto)biográficas, algumas compreensões se encaminharam para a construção de uma proposta de formação musicobiográfica, viabilizada por meio de projetos formativos, como o AMBP. Como docente de música em uma instituição de educação profissional e tecnológica, que propõe manter-se em constante diálogo com a região onde se insere, proponho, projetos formativos musicobiográficos como caminhos para uma formação musical que traga sentido no projeto de vida do sujeito.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAteliê musicobiográfico como projeto formativo : um estudo com estudantes do Instituto Federal de Brasília – Campus Ceilândiapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordMúsica - instrução e estudopt_BR
dc.subject.keywordMúsica - aspectos sociaispt_BR
dc.subject.keywordFormação musicalpt_BR
dc.subject.keywordExperiências musicaispt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This research has as theme the musical formation of the subjects with the place. My interest in the subject is originated from constructions and restlessness that accompany me along my musical formative pathway and is linked with my condition as effective music teacher at the Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília – campus Ceilândia, IFB-CCEI (Federal Institute of Education, Science and Technology of Brasília – campus Ceilândia). The objective of this work is to understand the formative musical experiences of the subjects with the place in the way to set up processes of musical formation that bring meaning in the subjects life projects. The research presents some operant concepts that are determinant for its accomplishment, as place, experience and the subject in the late modernity. The theoretical-methodological choice to achieve the aim of the research is the (Auto)Biographical Research, wich carries the subject and his formative musical experiences to a place of prominence. The project biographical workshop, as proposed by Delory-Momberger, is the instrument used to collect the research material. The biographical workshop is also a formation space and a space for biographical reflexivity, where subjects produce and share their (auto)biographical narratives. The research subjects are students of the IFB-CCEI which is the locus of the research. They were organized in two work fronts as adult students and students of the high school integrated with technical course in electronics. The understanding about some singularities expressed in the realization of the biographical workshop gave rise to the musical-biographical workshops (AMBP) wich brings a potential contribution to thinking about musical formation. The analysis of the biographical material produced is based on Paul Ricoeur’s theory of the text and his proposition for hermeneutical analysis. After the analysis of the (auto)biographical narratives, some understandings were achieved towards the construction of a musical-biographical formation. That proposal of musical formation is made feasible through formative projects, such as AMBP. As a music teacher in an institution focused on professional and technological education, which intend to keep a constant dialogue with the place where it is inserted, I propose the musical-biographical formative projects as a path for musical formation that bring meaning in the subject's life project.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Artes (IdA)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Música (IdA MUS)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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