Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Roque-Specht, Vânia Ferreira | - |
dc.contributor.author | Sousa, Lierk Kalyany Silva de | - |
dc.date.accessioned | 2019-07-26T18:26:10Z | - |
dc.date.available | 2019-07-26T18:26:10Z | - |
dc.date.issued | 2019-07-26 | - |
dc.date.submitted | 2019-02-01 | - |
dc.identifier.citation | SOUSA, Lierk Kalyany Silva de. Direcionadores do consumo das carnes: estudo de caso com empresas varejistas no Distrito Federal. 2018. 89 f., il. Dissertação (Mestrado em Agronegócios)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/35147 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, Programa de Pós-Graduação em Agronegócios, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | Com a crescente concorrência no mundo dos negócios, em especial, no ramo varejista de carnes
(bovina, de frango e suína), as empresas estão cada vez mais preocupadas em conhecer o perfil
do consumidor e como esse realiza o processo de escolha de seus produtos. Nesse contexto,
complexo, as empresas buscam obter informações para melhor compreender os fatores que
influenciam o processo de compra por um consumidor final. O objetivo geral deste estudo foi
analisar os direcionadores do consumo das carnes em empresas varejistas da cidade de
Brasília/DF. A presente pesquisa se apoia em uma base quantitativa, de caráter
exploratório, não probabilística. Com base no modelo conceitual desenvolvido por Brandão
(2013), realizou-se um survey, com roteiro de entrevista estruturado para a coleta de dados,
utilizando a Escala de Likert e sete pontos para a avaliação. As questões envolveram uma
avaliação socioeconômica dos entrevistados e questões classificadas como fator 1- sociocultural,
fator 2 – econômico, fator 3 – saúde/alimento e fator 4 – ambiente. O Survey foi
aplicado em três redes de hipermercados, distintas. Os resultados foram analisados por meio de
estatística descritiva, análise de associação por meio do teste qui-quadrado, Kruskal-Wallis e
teste Wilcoxon pareado e Mean Item Score (MIS). Os resultados indicaram que o “Fator 3:
saúde/alimento - Você compra este tipo de carne porque apresenta controle de qualidade na
exposição para as vendas” e o “Fator 1: sociocultural - Você compra este tipo de carne porque
consegue achar em vários supermercados” apresentaram serem grandes influenciadores
processo de escolha de compra de carne, analisando separadamente cada tipo de carne e, em
conjunto. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Direcionadores do consumo das carnes : estudo de caso com empresas varejistas no Distrito Federal | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Carne - comércio | pt_BR |
dc.subject.keyword | Agronegócio | pt_BR |
dc.subject.keyword | Consumidores - perfil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Compras | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The current competition in business world, especially in animal protein retail market (bovine,
chicken and pork) takes the organizations more interested in discovering the consumer profile
and how clients take decision-making in their products. In this complex scenario, the
organizations seek information in order to understand factors which influence the purchase
process of the final consumer. The main goal of this study is to analyze the drivers of animal
protein consumption in retail companies located in Brasilia – DF. It bears in a quantitative base
of exploratory character research, not probabilistic. It applies a survey with structured interview
questions, based on Brandão’s model (2013), using the seven points Likert scale to evaluate.
The questions involve an interviewed socioeconomic evaluation and classified questions like
factor 1 – socio-cultural, factor 2 – economic; factor 3 – health/food and factor 4 – environment.
The Survey is applied in three varied hypermarket chain. The results are analyzed through
descriptive statistics, association analyses through chi-square test, the Kurskal-Walls, the
Wilcoxon Rank-Sum test and Mean Item Score (MIS). The results indicate that the “Factor 3:
health/food – you purchase this kind of animal protein because it shows quality control in the
visual merchandising” and the “Factor 1: socio-cultural – you purchase this kind of animal
protein because you can find in varied supermarkets” demonstrate to be enormous influencers
in the decision-making, even when they are analyzing separate or together. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAV) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Agronegócios | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|