Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Pilati, Eloisa Nascimento Silva | - |
dc.contributor.author | Toledo, Bruno Bonadio | - |
dc.date.accessioned | 2019-07-26T21:40:45Z | - |
dc.date.available | 2019-07-26T21:40:45Z | - |
dc.date.issued | 2019-07-26 | - |
dc.date.submitted | 2019-03-22 | - |
dc.identifier.citation | TOLEDO, Bruno Bonadio. Estudo de caso sobre o uso de materiais concretos e metodologias ativas no ensino dos termos da oração. 2019. 92 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/35168 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta dissertação tem como objetivo principal investigar os efeitos da utilização da Metodologia
da Aprendizagem Linguística Ativa (Pilati, 2017), aliada ao uso de materiais concretos, no ensino
dos termos da oração, por meio do desenvolvimento e da análise de um estudo de caso
sobre o tema. A dissertação utiliza como referencial teórico a Teoria Gerativa, seguindo Chomsky
(1986 – 1994 -1998 - 2004), e estudos e propostas que sugerem a aplicação dos princípios
inatistas e gerativistas à Educação Básica, tais como Lobato (2014[2003]), Kato e Mioto (2009),
Vicente e Pilati (2012), Silva (2015), Pilati (2017). O estudo de caso foi realizado com alunos
de diferentes cursos de graduação da Universidade de Brasília. A metodologia utilizada para
investigação foi a aplicação de teste diagnóstico na etapa inicial e final do curso e a realização
de quatro oficinas com exercícios baseados na Aprendizagem Linguística Ativa e no uso de
materiais concretos, totalizando a carga horária total de 8h. Os resultados obtidos demonstraram
que a metodologia utilizada obteve boa aceitação dos alunos. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Estudo de caso sobre o uso de materiais concretos e metodologias ativas no ensino dos termos da oração | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aprendizagem ativa | pt_BR |
dc.subject.keyword | Gramática - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Metacognição | pt_BR |
dc.subject.keyword | Orações (gramática) | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This dissertation has as its main objective an inquiry into the effects produced by the
Methodology of Active Linguistic Learning (Pilati 2017), coupled with the usage of concrete
materials, specifically when applied to activities the teaching the elements of a
clause, through the development and analysis of a case study on the subject. The dissertation
uses as theoretical reference the Generative Theory, following Chomsky (1986 -
1994 -1998 - 2004), and studies and proposals about the appliance of generativist and
innatist principles in Basic Education, such as Lobato (2014 [2003]), Kato e Mioto
(2009), Vicente e Pilati (2012), Silva (2015), Pilati (2017). The case study was carried
out with students from different undergraduate courses inside the University of Brasília.
The methodology employed to investigation in the experiment was the application of a
diagnostic test in the initial and final phases of the course, with the conduction of 4 workshops
with the methodologies of Active Linguistic learning and Concrete Material were
put to use, totalizing 8 hours overall. The obtained results showed that the methodology
used was well accepted by the students. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Letras (IL) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (IL LIP) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Linguística | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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