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2019_AndréaCarvalhoVieira.pdf1,57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorSoares Neto, Joaquim José-
dc.contributor.authorVieira, Andréa Carvalho-
dc.date.accessioned2019-07-26T21:56:25Z-
dc.date.available2019-07-26T21:56:25Z-
dc.date.issued2019-07-26-
dc.date.submitted2019-03-11-
dc.identifier.citationVIEIRA, Andréa Carvalho. Internacionalização da educação superior brasileira: uma nova fase se inicia após o Ciência sem Fronteiras e o Inglês sem Fronteiras? 2019. 86 f., il. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/35170-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados e Multidisciplinares, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional, 2019.pt_BR
dc.description.abstractA internacionalização da educação superior decorrente da globalização da economia é um processo inerente ao século XXI. As motivações para a expansão da internacionalização perpassam interesses políticos, econômicos e sociais. No Brasil, o processo de internacionalização da educação superior existe desde a criação das primeiras universidades, em 1930, e passou por algumas fases durante as últimas décadas. Em 2011, o governo federal brasileiro lançou o Programa Ciência sem Fronteiras (CsF), uma iniciativa audaciosa com a meta de 101.000 bolsas. No entanto, logo após o início do CsF, o governo e as instituições de ensino superior perceberam que o maior obstáculo para que o programa apresentasse efetividade era a língua estrangeira, especificamente o inglês. Então, em 2012, o Inglês sem Fronteiras (IsF) foi lançado para capacitar os possíveis candidatos do CsF. Sendo assim, esta pesquisa apresenta a concepção, os instrumentos e os desafios dos programas CsF e IsF, com o objetivo de investigar se eles representam uma nova fase no processo de internacionalização da educação superior brasileira. O estudo baseou-se na análise documental e estatística sobre os bolsistas de graduação sanduíche da área das engenharias. Este recorte corresponde ao maior grupo, em número de bolsistas, do CsF, representando 21,68% das concessões, além do fato de a engenharia ter sido considerada a área prioritária do programa. As evidências encontradas levam à afirmação de que tais programas, apesar dos obstáculos, tais como falta de planejamento e orçamento elevado, contribuíram para um processo de internacionalização da educação superior mais abrangente, contemplando um número expressivo de beneficiários e a colaboração de novos parceiros internacionais, inaugurando, assim, uma nova fase no processo brasileiro. No entanto, o país deve desenvolver mecanismos e ferramentas para monitorar e avaliar os programas das políticas públicas para a educação superior, para permitir que o processo seja mais inclusivo e descentralizado, de modo que, cada vez mais, os recursos financeiros sejam utilizados para maximizar os resultados.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleInternacionalização da educação superior brasileira : uma nova fase se inicia após o Ciência sem Fronteiras e o Inglês sem Fronteiras?pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordPrograma Ciência sem Fronteiraspt_BR
dc.subject.keywordPrograma Inglês sem Fronteiraspt_BR
dc.subject.keywordPolíticas públicas - avaliaçãopt_BR
dc.subject.keywordPolíticas públicas educacionaispt_BR
dc.subject.keywordEducação superiorpt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.contributor.advisorcoGomes, Patrícia Vieira Nunes-
dc.description.abstract1The internationalization of higher education due to the globalization of the economy is an inherent process in the 21st century. The motivations for the expansion of internationalization permeate political, economic and social interests. In Brazil, the process of internationalization of higher education has existed since the creation of the first universities in 1930, and has undergone some phases during the last decades. In 2011, the Brazilian federal government launched the Science Without Borders Program (SwB), a bold initiative with the goal of 101,000 scholarships. However, shortly after the start of the SwB, the government and higher education institutions realized that the greatest obstacle to the effectiveness of the program was the foreign language, specifically English. Then, in 2012, English without Boards (EwB) was launched to train the possible candidates of the SwB. Thus, this research presents the conception, the instruments and the challenges of the SwB and EwB programs, in order to investigate if they represent a new phase in the process of internationalization of Brazilian higher education. The study was based on the documentary and statistical analysis of the undergraduate scholarship recipients in the area of engineering. This cut corresponds to the largest group, in terms of number of fellows, of the SwB, representing 21.68% of the concessions, in addition to the fact that engineering was considered the priority area of the program. The evidence suggests that such programs, despite obstacles such as lack of planning and high budget, have contributed to a broader process of internationalization of higher education, involving a significant number of beneficiaries and the collaboration of new international partners, thus inaugurating a new phase in the Brazilian process. However, the country must develop mechanisms and tools to monitor and evaluate public policy programs for higher education to enable the process to be more inclusive and decentralized so that, increasingly, financial resources are used to maximize the results.pt_BR
dc.description.unidadeCentro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacionalpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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