Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Soares Neto, Joaquim José | - |
dc.contributor.author | Vieira, Andréa Carvalho | - |
dc.date.accessioned | 2019-07-26T21:56:25Z | - |
dc.date.available | 2019-07-26T21:56:25Z | - |
dc.date.issued | 2019-07-26 | - |
dc.date.submitted | 2019-03-11 | - |
dc.identifier.citation | VIEIRA, Andréa Carvalho. Internacionalização da educação superior brasileira: uma nova fase se inicia após o Ciência sem Fronteiras e o Inglês sem Fronteiras? 2019. 86 f., il. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/35170 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados e Multidisciplinares, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | A internacionalização da educação superior decorrente da globalização da economia
é um processo inerente ao século XXI. As motivações para a expansão da
internacionalização perpassam interesses políticos, econômicos e sociais. No Brasil,
o processo de internacionalização da educação superior existe desde a criação das
primeiras universidades, em 1930, e passou por algumas fases durante as últimas
décadas. Em 2011, o governo federal brasileiro lançou o Programa Ciência sem
Fronteiras (CsF), uma iniciativa audaciosa com a meta de 101.000 bolsas. No entanto,
logo após o início do CsF, o governo e as instituições de ensino superior perceberam
que o maior obstáculo para que o programa apresentasse efetividade era a língua
estrangeira, especificamente o inglês. Então, em 2012, o Inglês sem Fronteiras (IsF)
foi lançado para capacitar os possíveis candidatos do CsF. Sendo assim, esta
pesquisa apresenta a concepção, os instrumentos e os desafios dos programas CsF
e IsF, com o objetivo de investigar se eles representam uma nova fase no processo
de internacionalização da educação superior brasileira. O estudo baseou-se na
análise documental e estatística sobre os bolsistas de graduação sanduíche da área
das engenharias. Este recorte corresponde ao maior grupo, em número de bolsistas,
do CsF, representando 21,68% das concessões, além do fato de a engenharia ter sido
considerada a área prioritária do programa. As evidências encontradas levam à
afirmação de que tais programas, apesar dos obstáculos, tais como falta de
planejamento e orçamento elevado, contribuíram para um processo de
internacionalização da educação superior mais abrangente, contemplando um número
expressivo de beneficiários e a colaboração de novos parceiros internacionais,
inaugurando, assim, uma nova fase no processo brasileiro. No entanto, o país deve
desenvolver mecanismos e ferramentas para monitorar e avaliar os programas das
políticas públicas para a educação superior, para permitir que o processo seja mais
inclusivo e descentralizado, de modo que, cada vez mais, os recursos financeiros
sejam utilizados para maximizar os resultados. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Internacionalização da educação superior brasileira : uma nova fase se inicia após o Ciência sem Fronteiras e o Inglês sem Fronteiras? | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Programa Ciência sem Fronteiras | pt_BR |
dc.subject.keyword | Programa Inglês sem Fronteiras | pt_BR |
dc.subject.keyword | Políticas públicas - avaliação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Políticas públicas educacionais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação superior | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Gomes, Patrícia Vieira Nunes | - |
dc.description.abstract1 | The internationalization of higher education due to the globalization of the economy is
an inherent process in the 21st century. The motivations for the expansion of
internationalization permeate political, economic and social interests. In Brazil, the
process of internationalization of higher education has existed since the creation of the
first universities in 1930, and has undergone some phases during the last decades. In
2011, the Brazilian federal government launched the Science Without Borders
Program (SwB), a bold initiative with the goal of 101,000 scholarships. However,
shortly after the start of the SwB, the government and higher education institutions
realized that the greatest obstacle to the effectiveness of the program was the foreign
language, specifically English. Then, in 2012, English without Boards (EwB) was
launched to train the possible candidates of the SwB. Thus, this research presents the
conception, the instruments and the challenges of the SwB and EwB programs, in
order to investigate if they represent a new phase in the process of internationalization
of Brazilian higher education. The study was based on the documentary and statistical
analysis of the undergraduate scholarship recipients in the area of engineering. This
cut corresponds to the largest group, in terms of number of fellows, of the SwB,
representing 21.68% of the concessions, in addition to the fact that engineering was
considered the priority area of the program. The evidence suggests that such
programs, despite obstacles such as lack of planning and high budget, have
contributed to a broader process of internationalization of higher education, involving
a significant number of beneficiaries and the collaboration of new international
partners, thus inaugurating a new phase in the Brazilian process. However, the country
must develop mechanisms and tools to monitor and evaluate public policy programs
for higher education to enable the process to be more inclusive and decentralized so
that, increasingly, financial resources are used to maximize the results. | pt_BR |
dc.description.unidade | Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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