http://repositorio.unb.br/handle/10482/35185
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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EVENTO_PercepcaoDocentesAcercaCompetencias.pdf | 2,56 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Percepção dos docentes acerca das competências desenvolvidas pelos egressos de Enfermagem por meio do ensino simulado : um estudo qualitativo |
Outros títulos: | Teachers' perception about the competences developed by the nursing expenses through simulated teaching : a qualitative study |
Autor(es): | Machado, Valéria Bertonha Antonio, Priscila da Silva Andrade, Juliane Bolina, Alisson Fernandes Santos, Paulo Henrique Fernandes dos Paranagua, Thatianny Tanferri de Brito |
Assunto: | Enfermagem - estudo e ensino Simulação Competência profissional Qualificação profissional Pacientes |
Data de publicação: | 25-Jun-2019 |
Editora: | CIAIQ |
Referência: | MACHADO, Valéria Bertonha et al. Percepção dos docentes acerca das competências desenvolvidas pelos egressos de Enfermagem por meio do ensino simulado: um estudo qualitativo. In: CONGRESSO IBERO-AMERICANO EM INVESTIGAÇÃO QUALITATIVA, 8., 2019, Lisboa. Atas [...]. Lisboa: CIAIQ, 2019. Disponível em: https://proceedings.ciaiq.org/index.php/CIAIQ2019/article/view/2136. Acesso em: 31 jul. 2019. |
Resumo: | Objetivo: resgatar a percepção dos docentes quanto às competências desenvolvidas através do ensino simulado. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, tipo estudo de caso, análise temática segundo Minayo. Identificadas as competências científicas, ética, política, gerencial, relacional / afetiva, pensamento crítico em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacional. Os docentes têm consciência da dificuldade de concretização dessa proposta, pois necessitam de capacitação. A recompensa e satisfação se apresenta quando as tentativas alcançam seus objetivos. Reclamam a necessidade de construção coletiva para o desenvolvimento inicialmente de suas competências. O clima de coesão e compartilhamento de experiências exitosas contribui para estimular novos ensaios. Como resultado evidencia-se a capacidade para desenvolver competências essenciais. Podemos identificar que ao compararmos o ensino tradicional e a simulação, esta tecnologia possibilita desenvolver competências, minimizar erros, proporcionar segurança aos pacientes, alunos e docentes. O aluno é sujeito da sua aprendizagem e participa ativamente da construção do saber. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Ciências da Saúde (FS) Departamento de Enfermagem (FS ENF) |
Licença: | Autorização concedida ao Repositório Institucional da Universidade de Brasília (RIUnB) pela Professora Priscila da Silva Antonio, em 29 de julho de 2019, para disponibilizar o trabalho, gratuitamente, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da obra, a partir desta data. A obra continua protegida por Direito Autoral e/ou por outras leis aplicáveis. Qualquer uso da obra que não o autorizado sob esta licença ou pela legislação autoral é proibido. |
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