Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/35186
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_CorpoLinguagemSimbolica.pdf2,51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: O corpo e a linguagem simbólica : análise dos verbos páthicos e seu uso na prática clínica
Outros títulos: The body and the symbolic language : analysis of the modal verbs and their use in clinical practice
Autor(es): Antonio, Priscila da Silva
Machado, Valéria Bertonha
Martins, Francisco Moacir de Melo Catunda
Assunto: Estomia
Pesquisa qualitativa
Psicanálise
Saúde mental
Data de publicação: 25-Jun-2019
Editora: CIAIQ
Referência: ANTONIO, Priscila; MACHADO, Valéria Bertonha; MARTINS, Francisco Moacir de Melo Catunda. O corpo e a linguagem simbólica: análise dos verbos páthicos e seu uso na prática clínica. In: CONGRESSO IBERO-AMERICANO EM INVESTIGAÇÃO QUALITATIVA, 8., 2019, Lisboa. Atas [...]. Lisboa: CIAIQ, 2019. Disponível em: https://proceedings.ciaiq.org/index.php/CIAIQ2019/article/view/2128/2055. Acesso em: 31 jul. 2019.
Resumo: Analisar o emprego dos verbos páthicos (querer, poder e dever) na fala quotidiana de pacientes estomizados para compreeção do processo mental e a experiência vivida. Estudo clínico-qualitativo, dados coletados por entrevistas abertas submetidas à análise temática. Os sujeitos foram cinco pessoas com estomia intestinal em acompanhamento em um hospital Universitário, no Brasil. Da análise emergiram duas categorias: 1) O corpo biológico: trata da experiência vivida no corpo efetivo material e, 2) O corpo vivido: trata experiência vivida e sentida no corpo erótico-libidinal. Em todos os casos apresentados os verbos páthicos se fizeram presentes marcando o movimento vivido. O método qualitativo permite a significação da linguagem ordinária configurando possibilidades para a praxis do cuidado.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Ciências da Saúde (FS)
Departamento de Enfermagem (FS ENF)
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da Universidade de Brasília (RIUnB) pela Professora Priscila da Silva Antonio, em 29 de julho de 2019, para disponibilizar o trabalho, gratuitamente, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da obra, a partir desta data. A obra continua protegida por Direito Autoral e/ou por outras leis aplicáveis. Qualquer uso da obra que não o autorizado sob esta licença ou pela legislação autoral é proibido.
Aparece nas coleções:Trabalhos apresentados em evento

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.