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Título: Efeito do emparelhamento de estímulos com sobreposição entre elementos na compreensão de instruções recombinadas
Autor(es): Laporte, Fábio Freire
Orientador(es): Melo, Raquel Maria de
Assunto: Estímulos
Compreensão oral
Aprendizagem
Comportamento - avaliação
Data de publicação: 31-Jul-2019
Referência: LAPORTE, Fábio Freire. Efeito do emparelhamento de estímulos com sobreposição entre elementos na compreensão de instruções recombinadas. 2019. 151 f., il. Tese (Doutorado em Ciências do Comportamento)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: A compreensão de sentenças novas pode ser resultante de procedimentos de emparelhamento entre estímulos compostos com recombinação entres os seus elementos. Processos semelhantes a esses podem estar envolvidos na aprendizagem do léxico e da sintaxe pelo ouvinte no ambiente natural. Quatro experimentos foram realizados com o objetivo de investigar o efeito do treino de emparelhamento de estímulos compostos com sobreposição entre os elementos na compreensão de novas instruções. O procedimento de treino utilizado pode ser considerado como análogo a uma situação em que o ouvinte aprenderia a compreender sentenças com a sintaxe “Verbo + Objeto”. Nos Experimentos 1 e 2, estudantes universitários foram distribuídos em três condições (n = 4), que diferiam quanto ao tipo de treino de estímulos com sobreposição na Diagonal (Dg), construídos a partir de uma matriz 4x4 que utilizou um Sistema Linguístico em Miniatura: Escolha de Acordo com o Modelo (MTS), Emparelhamento de Estímulos (SP), e Emparelhamento de Estímulos Múltiplo Sinalizado (CMSP). Relações entre pseudofrases (A) e vídeos de ações relacionadas a objetos (B), e entre pseudofrases (A) e símbolos compostos (C) (treinos AB e AC) foram ensinadas, e foram testados desempenhos em tarefas de seleção: equivalência de estímulos (BC/CB) e discriminações condicionais recombinadas (AB-r/AC-r); e execução: seguimento de instruções treinadas (AD/CD) e recombinadas (AD-r/CD-r). Na Condição MTS o participante deveria escolher um dos estímulos de comparação de acordo com o modelo apresentado. Na Condição SP, os participantes eram solicitados a observar os estímulos análogos ao estímulo modelo e ao S+ da Condição MTS, que eram mostrados um após o outro, sem exigência nem reforço da resposta de seleção. Na Condição CMSP, o estímulo modelo era emparelhado com o estímulo análogo ao S+, sinalizado pela figura de uma mão, e também com os estímulos análogos ao S- da Condição MTS. Os participantes das três condições apresentaram desempenhos semelhantes nos testes de seleção e execução. Nos testes de seguimento de instruções recombinadas (AD-r/CD-r), mais desempenhos altos foram observados na Condição MTS do Experimento 1, e na Condição CMSP do Experimento 2, embora o desempenho global nos dois experimentos tenha sido baixo. No Experimento 3 os participantes foram divididos em três grupos (n = 4) que passaram pelo treino MTS com três formas de sobreposição entre os estímulos de treino: Diagonal (Dg), Em Degraus (SD) e Em Extremidades (SE), com os mesmos estímulos dos experimentos 1 e 2. Foram observados desempenhos similares nos testes AD-r/CD-r nos grupos Dg e SD, e desempenhos baixos no grupo SE. No Experimento 4, que utilizou a sobreposição Em Degraus, 10 de 12 participantes apresentaram o seguimento de instruções recombinadas, com mais desempenhos altos na Condição SP. Nesse experimento foi observada uma maior quantidade de participantes com desempenhos altos do que nos experimentos 1 e 2. A partir dos resultados, é possível concluir que o seguimento de instruções recombinadas pode ser resultante de procedimentos de emparelhamento de estímulos, nos quais não é necessária a emissão nem o reforço da resposta de seleção, quando são utilizados estímulos compostos com sobreposição entre os seus elementos.
Abstract: Understanding new sentences may be the result of stimulus pairing procedures where compound stimuli with overlapping between elements are used. These processes may be involved in the learning of both lexicon and syntax, which are necessary for the comprehension of new untrained verbal stimuli by the listener. The objective of the experiments in the present study was to investigate the effect of stimulus pairing of overlapping compound stimuli in the comprehension of new instructions. The procedures investigated may be analog to situations where the listener would learn to comprehend sentences with the syntax “Verb + Object”. In Experiments 1 and 2, undergraduate students were assigned to three groups that differed in the kind of training between stimuli that were overlapped in a Diagonal manner: Matching-to-Sample (MTS), Stimulus Pairing (SP), and Cued Multiple Stimulus Pairing (CMSP). Relations between pseudophrases (A) and videos of actions related to objects (B) and between pseudophrases (A) and compound symbols (C) (AB and AC training) were trained in each group, and performance was tested in selection tasks: stimulus equivalence (BC/CB) and recombined conditional discriminations (AB-r/AC-r); and execution tasks: following of trained (AD/CD) and recombined (AD-r/CD-r) instructions. In the MTS Condition, assigned as control group, the participants had to choose the comparison stimuli according to the model, in a conditional discrimination task. In the SP Condition, participants were asked to observe stimuli that were analog to the model and correct comparison of the MTS Condition, displayed in sequence in a respondent conditioning type of task, without the requirement and reinforcement of selection responses. In the CMSP condition, a procedure similar to the SP Condition was used, but both S+, signaled by the image of a hand, and S- stimuli analogs were displayed in the pairing trial. The three conditions showed similar performances in tests BC/CB, AB-r/AC-r and AD/CD. In the recombined instruction-following tests, more high perfomances were observed in the MTS Condition of Experiment 1, and CMSP Condition of Experiment 2, although global performances in both experiments were low. Experiment 3 compared the performances of participants of three groups (n = 4), that were exposed to MTS training with one of three kinds of training stimuli composition: Diagonal (Dg), Stepwise (SD) and Edgewise (SE), with the same stimuli of experiments 1 and 2. Similar performances were observed in groups Dg and SD, and low performances were observed in group SE. Experiment 4 was a replication of Experiment 2, but the Stepwise overlapping was used. High recombined instruction-following performances were observed in 10 out of 12 participants, and more participants showed high performances in Condition SP, compared to the other conditions. Differences observed between conditions were not consistent between experiments. More high performances were observed in Experiment 4, when Stepwise (SD) overlapping was used. The results indicate that recombined instruction-following may be a product of stimulus pairing procedures, where there is neither requirement nor reinforcement of selection responses.
Informações adicionais: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Processos Psicológicos Básicos, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento, 2019.
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