http://repositorio.unb.br/handle/10482/35196
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2019_AnaCarolinaLaureanoBrandão.pdf | 1,58 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Qualidade de vida no trabalho : um diagnóstico na Secretaria de Educação do Distrito Federal |
Autor(es): | Brandão, Ana Carolina Laureano |
Orientador(es): | Ferreira, Rodrigo Rezende |
Assunto: | Qualidade de vida no trabalho Ergonomia da atividade Docentes Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEDF) |
Data de publicação: | 31-Jul-2019 |
Data de defesa: | 12-Mar-2019 |
Referência: | BRANDÃO, Ana Carolina Laureano. Qualidade de vida no trabalho: um diagnóstico na Secretaria de Educação do Distrito Federal. 2019. 68 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
Resumo: | O objetivo precípuo desta dissertação foi descrever a percepção de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) dos docentes da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEDF), lotados na Regional de Ensino da Ceilândia (CRE – Ceilândia). Como base teórica e metodológica, recorreu-se à Ergonomia da Atividade Aplicada à Qualidade de Vida no Trabalho (EAA_QVT). Do ponto de vista contextual, a presente pesquisa parte da premissa de que a necessidade de construção de um ambiente de trabalho favorável ao bem-estar e, consequentemente, mais produtivo, incita a busca por alternativas capazes de promover a QVT nas organizações. Contudo, parte considerável das organizações, em especial as públicas e no Brasil, pouco trabalham com abordagens preventivas de QVT, praticamente negligenciando diagnósticos organizacionais como meios sustentáveis de construção de políticas e programas de gestão. Para cumprir os objetivos, realizou-se uma pesquisa empírica, de recorte transversal, de delineamento descritivo, com os docentes lotados na Coordenação Reginal de Ensino - Ceilândia, vinculada à Secretaria de Educação do Distrito Federal. Os dados foram coletados através do Inventário de Avaliação de Qualidade de Vida no Trabalho (IA_QVT), por meio de um survey eletrônico e impresso, auto administrado. Com uma população de 1.558 mil docentes na CRE- Ceilândia (Censo Escola 2017), a pesquisa trabalhou com uma amostra de 187 docentes, representando 12% da população e constituindo uma amostra de conveniência por acessibilidade. Os dados quantitativos foram tratados com uso de estatística descritiva e inferencial não-paramétrica, por meio do software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS). Para o tratamento dos dados qualitativos, utilizou-se o software IRaMuTeQ. Como resultado final deste trabalho, observou-se a existência de fatores críticos a serem enfrentados para uma melhor percepção de QVT (Desgaste Proveniente do Trabalho, Uso da Informática, Condições de Trabalho, Afeto Positivo e Organização do Trabalho) todos eles em zona de transição de tendência negativa ou em zona insatisfatória. Assim como observou-se boas percepções de QVT (Afeto Negativo, Práticas de Gestão e Relações Socioprofissionais) pontuando a importância de ações que consolidem essas percepções no ambiente de trabalho. Ao final, os limites da pesquisa são discutidos e uma agenda de estudos é proposta. |
Abstract: | The main objective of this dissertation was to describe the perception of Quality of Life at Work (QWL) of the Teachers of the Education Department of the Federal District (SEDF), at Ceilândia Teaching Region (CRE - Ceilândia). As a theoretical and methodological basis, we used the Ergonomics of Applied Activity to Quality of Life at Work (EAA_QVT). From the contextual point of view, the present research starts from the premise that the need to build a work environment favorable to well-being and, consequently, more productive, encourages the search for alternatives capable of promoting QWL in organizations. However, a considerable part of the organizations, especially the public and in Brazil, do not work very closely with QVT preventive approaches, practically neglecting organizational diagnoses as sustainable means of constructing policies and management programs. In order to fulfill the objectives, an empirical research was carried out, with a cross-sectional, descriptive design, with the teachers filled in the Coordination Reginal de Ensino - Ceilândia, linked to the Education Department of the Federal District. Data were collected through the Inventory of Work Quality of Life Evaluation (IA_QVT), through an electronic and printed self-administered survey. With a population of 1,558 thousand teachers in CRE-Ceilândia (Census School 2017), the research worked with a sample of 187 teachers, representing 12% of the population and constituting a convenience sample for accessibility. The quantitative data were treated using non-parametric descriptive and inferential statistics using the Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) software. For the treatment of qualitative data, the software IRaMuTeQ was used. As a final result of this work, we observed the existence of critical factors to be faced for a better perception of QWL (Wear from Work, Use of Information Technology, Working Conditions, Positive Affection and Work Organization) all of them in transition zone negative trend or in an unsatisfactory zone. As well as good perceptions of QWL (Negative Affect, Management Practices and Socioprofessional Relations) were observed, highlighting the importance of actions that consolidate these perceptions in the work environment. In the end, the limits of the research are discussed and a study agenda is proposed. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE) |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Programa de Pós-Graduação em Administração, Mestrado Profissional em Administração Pública, 2019. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Administração, Mestrado Profissional em Administração Pública Programa de Pós-Graduação em Administração, Mestrado Profissional em Administração Pública |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições:Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.