Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/35216
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_SolangeSaleteToccoliniZorzo.pdf4,57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGomes, André Luís-
dc.contributor.authorZorzo, Solange Salete Toccolini-
dc.date.accessioned2019-08-02T21:10:58Z-
dc.date.available2019-08-02T21:10:58Z-
dc.date.issued2019-08-02-
dc.date.submitted2019-03-14-
dc.identifier.citationZORZO, Solange Salete Toccolini. Crisálida-texto: o roteiro cinematográfico: a criação literária nos roteiros O pai da Rita e Cabra-cega, de Di Moretti. 2019. [303] f., il. Tese (Doutorado em Literatura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/35216-
dc.descriptionTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2019.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo assumiu como meta a investigação dos elementos constituintes do gênero roteiro e sua equivalência a gênero literário, a partir de duas obras produzidas para o cinema por Di Moretti, Cabra-cega, em seu último tratamento, já com as devidas filmagens efetuadas, e O pai da Rita, roteiro premiado e inédito, em seu primeiro tratamento, não filmado ainda. Esta pesquisa procura desconstruir a ideia de roteiro como um “entre gêneros”, elevando seu status para uma das variações do gênero literário. Nesta tese, perseguimos o trabalho interartes e suas imbricações no mundo literário. Trata-se de aspecto interdisciplinar, que diz respeito à análise dos aspectos literários e linguísticos das obras selecionadas. Como aporte teórico, contamos com autores voltados para a teoria literária, as relações intersemióticas entre literatura e cinema, o campo estético, além de autores que defendem, ou rechaçam, a elevação do status do roteiro cinematográfico para o gênero literário, englobando as discussões referentes à literatura, ao roteiro e ao cinema como expressão artística.pt_BR
dc.description.sponsorshipFundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF).pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleCrisálida-texto : o roteiro cinematográfico : a criação literária nos roteiros O pai da Rita e Cabra-cega, de Di Morettipt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordCinema - roteiropt_BR
dc.subject.keywordCinema e literaturapt_BR
dc.subject.keywordIntermidialidadept_BR
dc.subject.keywordCinema brasileiropt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This study assumed as a goal the investigation the constituent elements of the script genre and its equivalence to literary genre, from two works produced for the cinema by Di Moretti, Cabra-cega in his last treatment and already with the necessary filming done, and O pai da Rita, an award-winning and unpublished script, in his first treatment, not filmed yet. This research seeks to deconstruct the idea of script as a "between genders", elevating its status to one of the variations of the literary genre. In this thesis, we pursue interart work and its imbrications in the literary world. It is an interdisciplinary aspect, wich concerns the analysis of the literary and linguistic aspects of the selected works. As a theoretical contribution, we have authors focused on literary theory, intersemiotic relations between literature and cinema, the aesthetics field, as well as authors who defend or reject the elevation of the status of the cinematographic script for literary genre, encompassing discussions about literature, script and cinema as an artistic expression.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Letras (IL)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Literaturapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.