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Título: Analogias em biologia celular presentes nos livros de biologia do PNLD 2018 : uma proposta de ação para o professor
Autor(es): Oliveira, Iago Taveira
Orientador(es): Araujo, Carla Medeiros y
Coorientador(es): Guimarães, Zara Faria Sobrinha
Assunto: Livros didáticos - biologia
Biologia - estudo e ensino
Biologia celular - estudo e ensino
Programa Nacional do Livro Didático (PNLD)
Livros didáticos - avaliação educacional
Data de publicação: 2-Ago-2019
Referência: OLIVEIRA, Iago Taveira. Analogias em biologia celular presentes nos livros de biologia do PNLD 2018: uma proposta de ação para o professor. 2019. 134 f., il. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Analogias fazem parte do pensamento e compõem o repertório humano. O raciocínio analógico é um recurso utilizado por cientistas e professores de ciência. Esta dissertação buscou ampliar o conhecimento a respeito do uso de analogias no ensino de ciências. Esta pesquisa objetivou realizar uma análise dos livros de biologia do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2018 com o intuito de desenvolver um guia para auxiliar o professor de biologia no uso de analogias em biologia celular. Analogia é uma forma de expressar um conceito (alvo) desconhecido e pouco familiar por meio de comparações (raciocínio analógico) com algo usual e conhecido (análogo). Analogias podem permitir a compreensão de conceitos científicos complexos e abstratos, sendo encontradas em livros didáticos e no discurso de professores e alunos. Entretanto, seu uso inadequado pode levar à formação de concepções alternativas dos conceitos científicos pelos estudantes. Esta pesquisa deu-se por meio de uma análise comparativa entre os livros de biologia do PNLD 2015 com os de 2018, com enfoque nas analogias relacionadas ao conteúdo de biologia celular. A partir de um modelo estabelecido para o uso de analogias no ensino de ciências (Foco, Ação, Reflexão – FAR) foi elaborado um guia para as quatro analogias mais usuais nos livros didáticos de biologia do PNLD 2018. O guia, tendo como público-alvo professores de biologia, foi avaliado por estudantes de licenciatura em Ciências Biológicas de uma universidade federal brasileira. A avaliação ocorreu em aulas de duas disciplinas obrigatórias do curso de graduação. As opiniões e recomendações dos participantes foram coletadas por meio de respostas a dois questionários, gravação de depoimentos e registro das observações do pesquisador em um caderno de campo. Os resultados obtidos foram considerados para o aprimoramento do guia. Quatro analogias relacionadas à biologia celular foram as mais usuais nos livros didáticos de biologia do PNLD 2018: DNA como uma escada em espiral; complexo enzima substrato como uma chave e fechadura; mitocôndria como uma usina de energia e o ATP como uma moeda A maioria das analogias, incluindo as mais usuais, foi apresentada nos livros didáticos de biologia sem explicações adicionais como as suas limitações ao compará-las com os conceitos científicos e os participantes desta pesquisa demonstraram dificuldades em perceber que qualquer analogia, por natureza, tem tais limitações. Desenvolver, nos moldes do modelo FAR, e testar um guia para auxiliar o uso de analogias de biologia celular presentes nos livros de biologia do PNLD 2018 permitiu verificar que os licenciandos em Ciências Biológicas demonstraram receptividade acerca de um planejamento didático para o uso das analogias, processo didático ausente nos livros didáticos analisados.
Abstract: Analogies are part of human thought and are found in our speech. Analog reasoning is a resource used by scientists and science teachers. This dissertation pursues to increase the knowledge about the use of analogies in science teaching. This research aimed to make an analysis of the biology textbooks of the National Program of Textbooks (PNLD in portuguese) 2018, with the intention of creating a guide for the use of analogies in cell biology by teachers. Analogy is a way of expressing an unknown concept (target) through comparisons (analogical reasoning) with something usual and known (analog). The use of analogies allows the understanding of complex and abstract scientific concepts, being found in textbooks and in the discourse of teachers and students. However, used in an inappropriate way may lead to the formation of alternative concepts by students. Based on previous data, this research carried out a comparative analysis between the biology textbooks of the PNLD of 2015 with the PNLD 2018, focusing on the content of cellular biology. From a model for the use of analogies in science teaching (Focus, Action, Reflection - FAR) a guide was prepared for the four most frequent analogies in PNLD 2018 biology textbooks. This teacher-oriented guide was evaluated by undergraduate biology students from a brazilian federal university. Their participation occurred in a class in two compulsory subjects of the graduation course. The opinions and recommendations were collected through the answers of two questionnaires, the recording of the speeches and the observations written in a field notebook. Student responses were considered for the final preparation of the guide. Most of the analogies found in the 2015 PNLD were repeated in PNLD 2018, with the preponderance of four analogies: DNA as a spiral staircase, complex substrate enzyme as a key and lock, ATP as a coin and mitochondria as a power plant. Most of the analogies, including the most usual ones, have been presented in the PNLD 2018 biology textbooks without further explanation as their limitations when comparing them with the scientific concepts. The participants in this research have shown difficulties in realizing that any analogy by nature has such limitations. To develop, using the FAR model, and to test a guide to help the use of analogies of cellular biology present in the biology books of the PNLD 2018 allowed to verify that the students in Biological Sciences demonstrated receptivity about didactic planning for the use of analogies, an instructional process absent in the textbooks analyzed.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Faculdade UnB Planaltina, 2019.
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