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dc.contributor.advisorRossato, Maristela-
dc.contributor.authorRodrigues, Samantha Couto-
dc.date.accessioned2019-08-07T21:54:31Z-
dc.date.available2019-08-07T21:54:31Z-
dc.date.issued2019-08-07-
dc.date.submitted2019-02-22-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Samantha Couto. O desenvolvimento subjetivo do estudante indisciplinado: ampliando olhares sobre a emergência do sujeito. 2019. xvi, 180 f., il. Dissertação (Mestrado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/35261-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2019.pt_BR
dc.description.abstractA pesquisa teve por objetivo compreender o desenvolvimento subjetivo do estudante indisciplinado ao experimentar espaços sociorelacionais favorecedores da constituição de sujeito. Consideramos a potencialidade do estudante “rebelde”, “problema” ou “transgressor” como sujeito em processo de aprendizagem e desenvolvimento, apesar das tensões vivenciadas na escola. Com base na Teoria da Subjetividade e nos pressupostos da Epistemologia Qualitativa, realizou-se uma pesquisa-ação com foco na ética do sujeito e na legitimidade da sua singularidade para a construção da informação. Participaram da pesquisa: estudantes de 6º e 7º anos do Ensino Fundamental, professores e uma orientadora educacional que atuam em uma escola do Distrito Federal. Para tanto, procedemos à análise de documentos institucionais acerca do histórico escolar dos estudantes com queixa indisciplinar, realizamos dinâmicas conversacionais com professores e estudantes e nos empenhamos na construção de espaços sociorelacionais por meio de oficinas dialógicas viabilizadoras de produções coletivas dos estudantes nesse ambiente. Consideramos que, ao mobilizar recursos subjetivos que possibilitaram o exercício da reflexão e da intencionalidade das ações no percurso das experiências sociorelacionais, os estudantes exerceram autonomia, criatividade, interação e capacidade de decisão nas experiências por eles vividas, indicando a existência de processos de desenvolvimento subjetivo.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleO desenvolvimento subjetivo do estudante indisciplinado : ampliando olhares sobre a emergência do sujeitopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordIndisciplinapt_BR
dc.subject.keywordDesenvolvimento humanopt_BR
dc.subject.keywordEstudantespt_BR
dc.subject.keywordSubjetividadept_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The research has sought to understand the subjective development of the undisciplined student when experiencing sociorelational spaces, which support the subject constitution. We consider the potential of the “rebel”, “problematic” and “transgressor” student as a subject in the learning and development process, despite the tensions experienced at school. Based on the Subjectivity Theory and Qualitative Epistemology assumptions, a research-action was carried out, focused on the ethics of the subject and on the legitimacy of its singularity for the information construction. The participants of this research were students from the 6th and 7th grades of elementary school, some teachers and an educational instructor of a school in the Federal District. To accomplish the research, institutional documents on the academic history of students with undisciplined complaints have been analyzed, conversational dynamics with teachers and students have been carried out and there has been an engagement in the construction of sociorelational spaces through dialogical workshops, which enable students to perform collective productions in this environment. We consider that mobilizing subjective resources have been allowed on the exercise of reflection and intentionality actions in the course of sociorelational experiences, and students have exercised autonomy, creativity, interaction and decision-making abilities in the experiences they lived, indicating processes of subjective development.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Psicologia (IP)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (IP PED)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúdept_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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