Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/35276
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_ConhecimentoMatematicoFator.pdf251,16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSouza Junior, Marlo Mendes de-
dc.contributor.authorCarvalho, Rafaela Oliveira-
dc.contributor.authorDörr, Raquel Carneiro-
dc.contributor.authorSilva, Rebeca de Miranda-
dc.contributor.authorNeves, Regina da Silva Pina-
dc.date.accessioned2019-08-13T13:10:52Z-
dc.date.available2019-08-13T13:10:52Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationSOUZA JUNIOR, Marlo Mendes de et al. O conhecimento matemático como fator determinante no ensino e na aprendizagem: percepções de professores brasileiros que ensinam matemática. In: CONFERÊNCIA INTERAMERICANA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 15., 2019, Medellín, Colombia. Anais [...]. Medellín, Colombia: Universidad de Medellín; Universidad de Antioquia, 2019. Disponível em: http://ciaem-redumate.org/conferencia/index.php/xvciaem/xv/paper/viewFile/430/189. Acesso em: 13 ago. 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/35276-
dc.description.abstractO ensino e a aprendizagem de Matemática no Brasil têm suscitado discussões em função dos resultados, ainda abaixo do esperado, a presentados pelos estudantes nas avaliações em larga escala. Assim, questionam-se a formação inicial dos professores que ensinam Matemática, o distanciamento da formação acadêmica em relação à prática e o impacto do conhecimento matemático na atuação docente. Desse modo, desenvolveu-se um estudo com 45 professores que ensinam Matemática, tendo como objetivos: identificar as percepções desses professores, licenciados em Pedagogia e Matemática, sobre suas práticas de ensino e conhecer suas aspirações por aprimoramento em conteúdos matemáticos específicos. Os participantes responderam a duas perguntas acerca de suas percepções, atuação docente e necessidades formativas. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo e os resultados mostram que eles consideram a Matemática como componente curricular difícil de ser ensinada e têm na geometria o tópico curricular mais requerido para aprofundamento.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidad de Medellín; Universidad de Antioquiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleO conhecimento matemático como fator determinante no ensino e na aprendizagem : percepções de professores brasileiros que ensinam matemáticapt_BR
dc.typeTrabalhopt_BR
dc.subject.keywordAprendizagempt_BR
dc.subject.keywordMatemáticapt_BR
dc.subject.keywordEnsinopt_BR
dc.subject.keywordProfessores - formaçãopt_BR
dc.subject.keywordGeometriapt_BR
dc.rights.licenseAutorização concedida ao Repositório Institucional da Universidade de Brasília (RIUnB) pela professora Regina da Silva Pina Neves, em 08 de agosto de 2019, para disponibilizar o trabalho, gratuitamente, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da obra, a partir desta data. A obra continua protegida por Direito Autoral e/ou por outras leis aplicáveis. Qualquer uso da obra que não o autorizado sob esta licença ou pela legislação autoral é proibido.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Ciências Exatas (IE)-
dc.description.unidadeDepartamento de Matemática (IE MAT)-
Aparece nas coleções:Trabalhos apresentados em evento

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.