Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Souza Junior, Marlo Mendes de | - |
dc.contributor.author | Carvalho, Rafaela Oliveira | - |
dc.contributor.author | Dörr, Raquel Carneiro | - |
dc.contributor.author | Silva, Rebeca de Miranda | - |
dc.contributor.author | Neves, Regina da Silva Pina | - |
dc.date.accessioned | 2019-08-13T13:10:52Z | - |
dc.date.available | 2019-08-13T13:10:52Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA JUNIOR, Marlo Mendes de et al. O conhecimento matemático como fator determinante no ensino e na aprendizagem: percepções de professores brasileiros que ensinam matemática. In: CONFERÊNCIA INTERAMERICANA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 15., 2019, Medellín, Colombia. Anais [...]. Medellín, Colombia: Universidad de Medellín; Universidad de Antioquia, 2019. Disponível em: http://ciaem-redumate.org/conferencia/index.php/xvciaem/xv/paper/viewFile/430/189. Acesso em: 13 ago. 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/35276 | - |
dc.description.abstract | O ensino e a aprendizagem de Matemática no Brasil têm suscitado discussões em função dos resultados, ainda abaixo do esperado, a presentados pelos estudantes nas avaliações em larga escala. Assim, questionam-se a formação inicial dos professores que ensinam Matemática, o distanciamento da formação acadêmica em relação à prática e o impacto do conhecimento matemático na atuação docente. Desse modo, desenvolveu-se um estudo com 45 professores que ensinam Matemática, tendo como objetivos: identificar as percepções desses professores, licenciados em Pedagogia e Matemática, sobre suas práticas de ensino e conhecer suas aspirações por aprimoramento em conteúdos matemáticos específicos. Os participantes responderam a duas perguntas acerca de suas percepções, atuação docente e necessidades
formativas. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo e os resultados mostram que eles consideram a Matemática como componente curricular difícil de ser ensinada e têm na geometria o tópico curricular mais requerido para aprofundamento. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidad de Medellín; Universidad de Antioquia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | O conhecimento matemático como fator determinante no ensino e na aprendizagem : percepções de professores brasileiros que ensinam matemática | pt_BR |
dc.type | Trabalho | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject.keyword | Matemática | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores - formação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Geometria | pt_BR |
dc.rights.license | Autorização concedida ao Repositório Institucional da Universidade de Brasília (RIUnB) pela professora Regina da Silva Pina Neves, em 08 de agosto de 2019, para disponibilizar o trabalho, gratuitamente, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da obra, a partir desta data. A obra continua protegida por Direito Autoral e/ou por outras leis aplicáveis. Qualquer uso da obra que não o autorizado sob esta licença ou pela legislação autoral é proibido. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Exatas (IE) | - |
dc.description.unidade | Departamento de Matemática (IE MAT) | - |
Aparece nas coleções: | Trabalhos apresentados em evento
|