Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Gonzales Taco, Pastor Willy | - |
dc.contributor.author | Mota, Diego Rosa | - |
dc.date.accessioned | 2019-08-15T17:56:15Z | - |
dc.date.available | 2019-08-15T17:56:15Z | - |
dc.date.issued | 2019-08-15 | - |
dc.date.submitted | 2019-02-27 | - |
dc.identifier.citation | MOTA, Diego Rosa. Modelagem comportamental da escolha do modo de viagem sob influência da interação social. 2019. xiii, 154 f., il. Dissertação (Mestrado em Transportes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/35284 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Pauta recorrente na pesquisa internacional, a temática que relaciona comportamento de
viagem e rede de interação social de um indivíduo é o escopo deste trabalho. A incorporação
da dimenção social na pesquisa em comportamento de viagem permite verificar como o meio
social influencia as escolhas de viagens que um indivíduo realiza e adiciona uma nova
perspectiva junto a aspectos tradicionalmente considerados, como as características do
ambiente urbano e o contexto pessoal do indivíduo. Dessa forma, busca-se definir um modelo
comportamental para verificar a existência da influência social na escolha do modo de viagem
no contexto brasileiro. Para alcance de tal objetivo, realizou-se uma pesquisa no campus
Darcy Ribeiro da Universidade de Brasília, com a aplicação de um método de três etapas: i)
delimitação da pesquisa; ii) coleta de dados, a partir da definição das variáveis, da
estruturação do questionário e da definição da forma de coleta de dados sociais, feita pela
abordagem egocentrada; iii) análise dos dados por meio da sua caracterização e análise
exploratória, da definição de hipóteses de modelagem e da modelagem dos dados através de
um modelo logit multinomial. Verificou-se, como resultado, a existência da influência social
por conformidade na escolha do modo de viagem para a universidade quando se consideram
os modos sustentáveis (bicicleta e caminhada) e a carona. A probabilidade de um indivíduo
usar um modo sustentável em relação ao carro é 76% maior quando a quantidade de contatos
sociais que utilizam modos sustentáveis aumenta em 10%. A probabilidade de uso da carona
em relação ao carro aumenta 27% junto ao aumento de 10% no total de contatos sociais
adeptos à carona. Foi possível verificar ainda que, além da influência social, o uso do
transporte público, da carona e de modos sustentáveis, em detrimento do automóvel, tem
probabilidades maiores quando são considerados indivíduos jovens, de domicílios com
menores taxas de motorização e localizados em áreas urbanas mais adensadas. A
consideração da influência social permite a percepção mais abrangente dos fatores relevantes
no processo decisório individual, sendo referência para a formulação de políticas públicas de
mobilidade, com destaque para aquelas que buscam promover alternativas sustentáveis e
compartilhadas. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Modelagem comportamental da escolha do modo de viagem sob influência da interação social | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Comportamento - análise | pt_BR |
dc.subject.keyword | Influência social | pt_BR |
dc.subject.keyword | Viagens | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This dissertation comprehends the travel behavior and social network interaction theme,
which has been an international research interest. The incorporation of the social view into
travel behavior research allows us to establish a method of identifying and analyzing the
social influence on travel choices, thus, adding a new perspective combined with traditional
features such as built environment and personal characteristics. This research aims to define a
behavioral model to verify whether there is a social influence on the travel mode choices in
the Brazilian context. To achieve this goal, the research was carried out on the Darcy Ribeiro
campus of the University of Brasília taking into account a three steps method: a) research
delimitation; b) data collection, that consists of variables definition, a survey design, and a
definition of social data collection, which was made by the egocentric approach; c) data
analysis with the characterization and exploratory analysis, the definition of the hypotheses
and a data modeling through a multinomial logit model. The results of the research reveal that
there is social influence in the travel mode choice among students commuting to the
University of Brasília, especially when considering sustainable modes (biking and walking)
and carpooling. The odds of an ego using a sustainable mode are 76% higher if there is an
increment of 10% in the proportion of alters that also use sustainable modes. The odds of an
ego to carpool are 27% higher when their alter carpooling proportion increases 10%. Taking
into account social influence, the odds of using public transportation, carpooling, and
sustainable mode are higher when an ego is young, belongs to a household with lower
motorization rates, and lives in denser neighborhood. The knowledge of social influence
allows better perception of relevant factors of the decision-making process. Urban mobility
policies must consider this perspective, especially those policies that aim to promote
sustainable and shared travel modes as alternatives to great automobile use. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Tecnologia (FT) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Transportes | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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