Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/35296
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_DéborahdeOliveiraMelo.pdf49,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Arquitetura à mesa : as pièces montées de Antonin Carême
Autor(es): Melo, Déborah de Oliveira
Orientador(es): Ficher, Sylvia
Assunto: Carême, Marie-Antoine, 1784-1833 - crítica e interpretação
Arquitetura
Confeitaria
Data de publicação: 15-Ago-2019
Referência: MELO, Déborah de Oliveira. Arquitetura à mesa: as pièces montées de Antonin Carême. 2019. 250 f., il. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Esta pesquisa investiga o gosto francês pela arquitetura à mesa no início do século XIX a partir dos trabalhos publicados pelo confeiteiro Antonin Carême, em 1815, fazendo-se uma leitura do universo arquitetônico da época por suas influências na produção das pièces montées, peças construídas em açúcar usadas para adornar as mesas de banquetes. O intento deste trabalho é possibilitar uma camada de leitura a partir da confeitaria, discutindo-se o contexto da produção arquitetônica, tanto material quanto intelectual, e o uso da arquitetura como tema. Para tal, são analisados o conhecimento arquitetônico de Carême, derivado dos debates contemporâneos, a composição das suas peças, influenciada pelos jardins pitorescos dos séculos XVIII e XIX, e a técnica de desenho empregada nas figuras, baseada no estilo Império.
Résumé: Cette recherche concerne le goût français de l’architecture à table au début du XIXe siècle par le biais des ouvrages publiés par le pâtissier Antonin Carême en 1815. L’on donne un aperçu de l’univers architectural de cette époque selon l’influence qu’il exerce sur la production des pièces montées — sculptures en sucre utilisées dans la décoration des tables de banquets. Ce travail offre une grille de lecture de l’architecture depuis la pâtisserie, en abordant le contexte de la production matérielle aussi bien qu’intellectuelle de l’architecture, ainsi que l’usage de sujets architecturaux dans la pâtisserie. Il est question des connaissances de Carême en architecture d’après les débats contemporains, l’influence des jardins pittoresques des XVIIIe et XIXe siècles dans la composition de ses pièces, et la technique de dessin employée dans ses illustrations, dérivée du style Empire.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.