Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/35327
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_FernandaWerneckCôrtes.pdf4,25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Diversidade da escultura contemporânea : musealização e preservação da arte
Autor(es): Côrtes, Fernanda Werneck
Orientador(es): Oliveira, Emerson Dionisio Gomes de
Assunto: Musealização
Arte contemporânea
Escultura
Museologia
Museus de arte
Data de publicação: 22-Ago-2019
Referência: CÔRTES, Fernanda Werneck. Diversidade da escultura contemporânea: musealização e preservação da arte. 2019. 112 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O tema dessa dissertação é o processo de musealização, tendo como objeto de estudo as obras da exposição Diversidade da Escultura Contemporânea Brasileira, realizada em 1997 pelo Instituto Itaú Cultural e pelo Ministério da Cultura. Inserida no campo da Museologia e da Ciência da informação, a investigação buscou contribuir para a reflexão acerca das estratégias de preservação e comunicação de obras realizadas para os espaços públicos abertos das cidades, com vistas à sua reapresentação em espaços museológicos tradicionais. O objetivo, portanto, foi compreender como os museus acervam essas obras de arte, de modo a garantir a sua preservação e a sua difusão futura. Para tanto, utilizou-se de referencial bibliográfico das áreas da Museologia, da História da Arte, da Ciências Sociais, da Ciência da Informação e do Urbanismo, além de análise documental e entrevistas.
Abstract: The theme of this work is the musealization process, and its object of study is the artworks from the Diversidade da Escultura Contemporânea Brasileira exhibit, promoted by the Itaú Cultural Institute and the Ministry of Culture. Pertaining to the field of Museology and Information Science, the investigation sought to contribute to a better understanding of preservation and communication strategies regarding artworks intended for urban open public spaces as to enable them to be re-exhibited in traditional museological spaces. The goal of this research was to understand how museums incorporate these artworks into their collections in order to ensure their preservation and future diffusion. To this purpose, this work was based on bibliographical references from the fields of Museology, History of Art, Social Sciences, Information Science and Urbanism, as well as documentary analysis and interviews.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Ciência da Informação (FCI)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, 2019.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.