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Título: “O que nós queremos é uma escola com o cheiro do nativo” : os modos de apropriação da escola pelos Tupinambá de Olivença
Autor(es): Magalhães, José Carlos Batista
Orientador(es): Baines, Stephen Grant
Assunto: Movimento Indígena
Índios Tupinambá
Índios - educação
Escolas
Educação específica
Data de publicação: 20-Ago-2019
Referência: MAGALHÃES, José Carlos Batista. “O que nós queremos é uma escola com o cheiro do nativo”: os modos de apropriação da escola pelos Tupinambá de Olivença. 2019. 112 f., il. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Neste trabalho buscamos compreender a importância da escola para os Tupinambá de Olivença e como o projeto de educação específica e diferenciada se constitui junto ao Movimento Indígena, atuando na mobilização das famílias, no ajuntamento do povo. Abordamos ainda os desdobramentos ante os processos de luta, na busca por direitos diferenciados. Coube-nos também avaliar alguns conceitos sobre educação indígena específica, diferenciada, bilíngue/multilíngue e intercultural, e a partir de narrativas de sujeitos inseridos nesse processo, refletir sobre que tipo de escola os Tupinambá querem para si e como esta vai se somando à luta do Movimento Indígena na defesa da afirmação da identidade, das tradições culturais e na preservação do território ancestral. Nosso foco central é refletir em que medida e de que forma tem se dado a construção do diálogo intercultural, a fim de pensar sobre os modos e as formas como esses indígenas produziram seu projeto de educação específica e diferenciada, o que é valorizado como conhecimento, quais as tensões e conflitos que envolvem a produção desse conhecimento, e como a escola atua na defesa do território indígena.
Abstract: In this dissertation, we try to understand the meaning of the school for Tupinambá de Olivença, and how the specific and differentiated education Project is constituting by Indigenous Movement, it is acting in family mobilization, gathering of the people and the impact in the fight process for differentiated rights. We evaluated some concepts about specific, differentiated, bilingual/multilingual and intercultural indigenous education. Start within the narratives of the subjects in the process, we will reflect what kind of school the Tupinambá want for their self and how it will add to the indigenous movement for identity affirmation, cultural traditions, and ancestral Territory. Our main focus is to reflect how the intercultural dialogue has been built, lead us to think about the ways and shapes those indigenous people create their specific and differentiated education Project, and what the tensions and conflicts about the production of knowledge, and how the school act in defense of the indigenous territory?
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências Sociais (ICS)
Departamento de Antropologia (ICS DAN)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Antropologia, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, 2019.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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