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Título: Gênero discursivo mediacional da elaboração à recepção : uma pesquisa na perspectiva etnográfica
Autor(es): Sousa, Rosineide Magalhães de
Orientador(es): Bortoni-Ricardo, Stella Maris
Assunto: Linguística
Ensino a distância
Letramento
Data de publicação: 2006
Referência: SOUSA, Rosineide Magalhães de. Gênero discursivo mediacional da elaboração à recepção: uma pesquisa na perspectiva etnográfica. 2006. 257 f. Tese (Doutorado em Linguística)-Universidade de Brasília, Brasília, 2006.
Resumo: Esta tese apresenta estudo sobre o gênero discursivo “mediacional”, desde a sua elaboração até a sua recepção. Consideramos esse gênero aulas materializadas na escrita, registradas no suporte módulo, que constitui um tipo de material impresso destinado à formação continuada de docentes da educação básica, na modalidade de educação a distância (EaD). O trabalho está norteado pela metodologia etnográfica, em que buscamos subsídios para a geração dos corpora. A base teórica é formada pela sociolingüística interacional, letramento como prática social e gêneros discursivos. Na pesquisa, identificamos e analisamos aspectos lingüísticos, discursivos, sociais e interativos do gênero “mediacional”; investigamos seu contexto de produção conforme a perspectiva de elaboradores e, por último, investigamos face a face um contexto de letramento situado, onde esse gênero circula. Para isso, contamos com a participação de quem elabora o gênero “mediacional”, professor virtual, e de quem dele se serve, aluno virtual, para sua formação continuada. Com este estudo, esperamos promover a reflexão acerca da produção de texto para a educação a distância; demonstrando como podemos recorrer à etnografia para subsidiar pesquisas no contexto de letramento situado; revelando como a interação face a face se faz importante para garimparmos conhecimentos e experiências de ações de linguagem do outro, principalmente para quem produz textos para EaD; e, sobretudo, mostrando como um determinado gênero discursivo organiza nossas ações. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT
This thesis concerns the “mediacional” discursive genre, from its elaboration to its reception. This genre encompasses classes which are materialized in writing and registered in module support, which constitutes a type of printed material destined to the continuing education of high school teachers as far as distance learning is concerned. This works is guided by the ethnographic methodology, in which the subsidies for the creation of the corpus of the research were pursued. The theoretical support is formed by interational sociolinguistics, literacy as social practice and discursive genres. I intend to analyze the linguistic discursive, the social and the interactive aspects of “mediacional” genre, to investigate the context of its production according to the perspective of the people responsible for its elaboration, and finally, to investigate face-to-face a context of situated literacy in which this genre circulates. This research counts on the participation of those who writes “mediacional” genre: virtual teachers and those who benefit from them and virtual students, for the purposes of continuing education. I hope to contribute to this study by promoting a reflection on the textual production for continuing education; by demonstrating how one shall gain from ethnography to subsidize researches situated within situated literacy; by revealing how the face-to-face interaction becomes important in order to analyze knowledge and experiences concerning action and language mainly for those who produce texts for Distance Education; and finally, by exposing how a certain discursive genre organizes our actions.
Informações adicionais: Tese(doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Classicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2006.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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