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dc.contributor.advisorRosa, Marcelo Carvalho-
dc.contributor.authorOliveira, Salles Dimitri Melo-
dc.date.accessioned2019-09-16T11:31:32Z-
dc.date.available2019-09-16T11:31:32Z-
dc.date.issued2019-09-16-
dc.date.submitted2019-03-08-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Salles Dimitri Melo. Ocupar é aprender: sobre as narrativas de experiência em ocupações de escolas no Distrito Federal. 2019. 146 f., il. Dissertação (Mestrado em Sociologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/35435-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2019.pt_BR
dc.description.abstractA Primavera Secundarista, conjunto de protestos e mobilizações ocorridos entre os anos de 2015 e 2016 e protagonizados por estudantes secundaristas, foi um fenômeno particular no conjunto das ações coletivas contemporâneas no Brasil. A forma de ação principal, a ocupação de escolas, aconteceu em mais de mil instituições de ensino por todo o país, especialmente no segundo semestre de 2016. Neste período, as principais pautas de reivindicação dos estudantes foram a oposição às medidas anunciadas pelo Governo Federal, a saber, a Reforma do Ensino Médio e a Proposta de Emenda Constitucional que estabelecia um limite das despesas públicas por vinte anos, afetando, entre outras áreas, o ensino básico público por todo o país. Esta dissertação tem como objetivo construir uma reflexão sobre a ocorrência das ocupações no Distrito Federal, a partir da análise de narrativas de participantes das ações de ocupação. Utilizando uma metodologia de base interpretativista, são colocadas como centrais as experiências relatadas pelos sujeitos entrevistados, de modo a compreender quais os sentidos atribuídos às ocupações pelos estudantes, e como as narrativas destes podem contribuir para a construção de conhecimentos sobre ação coletiva e movimentos sociais. São discutidas, em um primeiro momento, algumas categorias importantes para os estudos de movimentos sociais, e em seguida, algumas definições e ocorrências da utilização de ocupações. Feito isto, são apresentadas narrativas de experiência, de modo a construir uma aproximação das vivências dos participantes das ocupações. São apontados argumentos acerca da utilização do repertório de ocupações, pensadas a partir de uma dimensão de aprendizado de práticas e experiências de participação em protestos e ações coletivas. Por fim, apresenta-se o argumento da valorização da experiência para o estudo dos movimentos sociais de maneira geral.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleOcupar é aprender : sobre as narrativas de experiência em ocupações de escolas no Distrito Federalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordMovimentos sociais - Brasilpt_BR
dc.subject.keywordOcupações estudantispt_BR
dc.subject.keywordEstudantes secundaristaspt_BR
dc.subject.keywordOcupação de escolaspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The Secondary Spring, a series of protests and mobilizations that occurred between 2015 and 2016 and carried out by secondary students, was a particular phenomenon in the group of contemporary collective actions in Brazil. The main form of action, school occupations, took place in more than a thousand educational institutions throughout the country, especially in the second half of 2016. During this period, the main patterns of student demand were opposition to the measures announced by the Federal Government, namely the Reform of Secondary Education and the Proposal for Constitutional Amendment that established a limit of public expenditure for twenty years, affecting, among other areas, public basic education throughout the country. This dissertation aims to build a reflection on the occurrence of occupations in the Federal District, based on the analysis of narratives of participants of occupational actions. Using an interpretative basis methodology, the experiences reported by the interviewed subjects are centered in order to understand the meanings attributed to the students' occupations, and how their narratives can contribute to the construction of knowledge about collective action and social movements. Some important categories for the studies of social movements are discussed, and then some definitions and occurrences of the use of occupations. After this, narratives of experience are presented, in order to build an approximation of the experiences of the participants of the occupations. Arguments are made about the use of the repertoire of occupations, thought from a dimension of learning practices and experiences of participation in protests and collective actions. Finally, the argument for valuing experience for the study of social movements in general is presented.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Ciências Sociais (ICS)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Sociologia (ICS SOL)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Sociologiapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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