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2019_NathaliaMoniqueMesquitaMendes.pdf7,61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorAmorim, Cláudia Naves David-
dc.contributor.authorMendes, Nathalia Monique Mesquita-
dc.date.accessioned2019-09-16T14:33:44Z-
dc.date.available2019-09-16T14:33:44Z-
dc.date.issued2019-09-16-
dc.date.submitted2019-01-07-
dc.identifier.citationMENDES, Nathalia Monique Mesquita. Metodologias e aprendizagem de projeto orientados à qualidade ambiental das edificações. 2019. 197 f., il. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/35445-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, 2019.pt_BR
dc.description.abstractA construção civil possui grande potencial para redução do consumo de energia na vida útil das edificações no Brasil. Considerando as metodologias convencionais de aprendizagem de Arquitetura, observa-se a falta de conexão entre temas ambientais e projeto. Existem tendências mundiais que associam metodologias de projeto e qualidade ambiental, evidenciadas na busca por eficiência energética nas edificações. A fim de aprofundar os estudos sobre tal junção de temas, esta dissertação apresenta experiências didáticas no contexto de Ateliê de Projeto. O objetivo é fornecer subsídios para desenvolvimento de novas metodologias de projeto que incluam as demandas ambientais na aprendizagem de Arquitetura. O método proposto baseia-se primeiramente no entendimento do cenário do ensino de Arquitetura e Urbanismo no contexto brasileiro, além da apresentação de programas nacionais e internacionais de excelência na área em questão. Em seguida, são apresentadas estratégias participativas na aprendizagem na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília – FAU-UnB, que consistem em: teste em uma disciplina já consolidada que alia qualidade ambiental e projeto na Pós-graduação; e intervenção no Ateliê de Projeto na graduação, estimulando a qualidade ambiental e eficiência energética nos projetos. Durante a participação na graduação os alunos puderam expor suas expectativas e percepções com relação ao projeto desenvolvido e sua metodologia. As atividades no Ateliê de Projeto também foram mapeadas, com o intuito de sistematizar uma proposta de boas práticas de metodologia de projeto orientado à qualidade ambiental e eficiência energética das edificações. Os resultados apontam que a associação dos conhecimentos adquiridos nas disciplinas de bioclimatismo, conforto térmico e luminoso são cruciais à aprendizagem de Projeto Arquitetônico, uma vez que a colaboração de conteúdos estimula o desenvolvimento de projetos arquitetônicos de qualidade a partir da preocupação ambiental.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleMetodologias e aprendizagem de projeto orientados à qualidade ambiental das edificaçõespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEdificaçõespt_BR
dc.subject.keywordEficiência energéticapt_BR
dc.subject.keywordProjeto arquitetônicopt_BR
dc.subject.keywordArquitetura - aspectos ambientaispt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1Civil construction has great potential for reducing energy consumption in the useful life of buildings in Brazil. Considering the conventional learning methodologies of Architecture it is observed the lack between environmental themes and design. There are worldwide trends that associate design methodologies and environmental quality, evidenced in the search for energy efficiency in buildings. In order to deepen the studies on such sewing of subjects, this dissertation presents didactic experiences in the context of Design Studios. It aims to provide subsidies for the development of new design methodologies that include the environmental demands in Architecture learning. The method is based primarily on understanding the scenario of Architecture and Urbanism teaching in the Brazilian context, as well as the presentation of national and international programs of teaching excellence in the area in question. Next, participatory learning strategies are presented at the Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília - FAU-UnB. That consist: test in an already consolidated discipline that alia environmental quality and design in the Graduate Program; and intervention in the Design Studio at the Undergraduate Program stimulating the environmental quality and energy efficiency in the projects. During graduation, students were able to express their expectations and perceptions regarding the project and its methodology. The activities in the Design Studio were also mapped with the intention of systematizing a proposal of good practices of design methodology oriented to the environmental quality and energy efficiency of buildings. The results show that the association of the acquired knowledge in the disciplines of bioclimatism, thermal and luminous comfort are crucial to the learning of architectural design. Since content collaboration stimulates the development of quality architectural projects based on environmental concern.pt_BR
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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