Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/35465
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_ProgramaPos-Populares.pdf1,27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRêses, Erlando da Silva-
dc.contributor.authorRoza Pinel, Walace-
dc.date.accessioned2019-09-23T10:42:10Z-
dc.date.available2019-09-23T10:42:10Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationRESES, Erlando da Silva; ROZA PINEL, Walace. Programa pós-populares: a extensão como práxis educativa nas periferias urbanas de Brasília. Revista Debates Insubmissos, Caruaru, v. 2, n. 6, maio/ago. 2019. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/debatesinsubmissos/article/view/240865/33168. Acesso em: 23 set. 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/35465-
dc.description.abstractProcuramos por meio deste artigo discutir o programa de extensão universitária Pós-Populares vinculado à Faculdade de Educação da UnB, cujas origens se dão a partir dos movimentos populares ligados à concepção da educação emancipatória. Sob a perspectiva dialética, temos por objetivo propor um debate acerca da necessária ampliação ao acesso aos programas de Mestrado e Doutorado às populações moradoras das periferias urbanas. Ao observarmos a baixa taxa da população de Brasília que tem formação acadêmica como Mestres ou Doutores, tal situação nos aponta para a necessidade de ações efetivas a fim de melhorar o acesso à Universidade, o qual os conecte ao mundo como pesquisadores protagonistas de novos espaços de fala, trazendo histórias e propostas das populações historicamente alijadas dos espaços de discussão e produção acadêmica.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherGrupo de Pesquisa Movimentos Sociais, Educação e Diversidade na América Latina, vinculado ao Programa de Pós-graduação em Educação Contemporânea da Universidade Federal de Pernambuco e do Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbrapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titlePrograma pós-populares : a extensão como práxis educativa nas periferias urbanas de Brasíliapt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordInclusãopt_BR
dc.subject.keywordEducação popularpt_BR
dc.subject.keywordPós-graduaçãopt_BR
dc.rights.licenseRevista Debates Insubmissos - Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional. Fonte: https://periodicos.ufpe.br/revistas/debatesinsubmissos/article/view/240865/33168. Acesso em: 23 set. 2019.pt_BR
dc.description.abstract1Through this article we seek to discuss the Post-Popular University Extension Program linked to the Faculty of Education of UnB, whose origins come from popular movements linked to the conception of emancipatory education. From the dialectical perspective, we aim to propose a debate about the necessary expansion of access to Masters and Doctorate programs for populations living in urban peripheries. As we observe the low rate of the population of Brasilia has an academic background as Masters or Doctors, this situation points us to the need for effective actions to improve access to the University, which connects them to the world as leading protagonists of new speech spaces, bringing stories and proposals from the historically alienated populations of the spaces for discussion and academic production.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Teoria e Fundamentos (FE TEF)pt_BR
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.