Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Rêses, Erlando da Silva | - |
dc.contributor.author | Roza Pinel, Walace | - |
dc.date.accessioned | 2019-09-23T10:42:10Z | - |
dc.date.available | 2019-09-23T10:42:10Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.citation | RESES, Erlando da Silva; ROZA PINEL, Walace. Programa pós-populares: a extensão como práxis educativa nas periferias urbanas de Brasília. Revista Debates Insubmissos, Caruaru, v. 2, n. 6, maio/ago. 2019. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/debatesinsubmissos/article/view/240865/33168. Acesso em: 23 set. 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/35465 | - |
dc.description.abstract | Procuramos por meio deste artigo discutir o programa de extensão universitária Pós-Populares
vinculado à Faculdade de Educação da UnB, cujas origens se dão a partir dos movimentos populares
ligados à concepção da educação emancipatória. Sob a perspectiva dialética, temos por objetivo
propor um debate acerca da necessária ampliação ao acesso aos programas de Mestrado e Doutorado
às populações moradoras das periferias urbanas. Ao observarmos a baixa taxa da população de
Brasília que tem formação acadêmica como Mestres ou Doutores, tal situação nos aponta para a
necessidade de ações efetivas a fim de melhorar o acesso à Universidade, o qual os conecte ao mundo
como pesquisadores protagonistas de novos espaços de fala, trazendo histórias e propostas das
populações historicamente alijadas dos espaços de discussão e produção acadêmica. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.publisher | Grupo de Pesquisa Movimentos Sociais, Educação e Diversidade na América Latina, vinculado ao Programa de Pós-graduação em Educação Contemporânea da Universidade Federal de Pernambuco e do Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Programa pós-populares : a extensão como práxis educativa nas periferias urbanas de Brasília | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Inclusão | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação popular | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pós-graduação | pt_BR |
dc.rights.license | Revista Debates Insubmissos - Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional. Fonte: https://periodicos.ufpe.br/revistas/debatesinsubmissos/article/view/240865/33168. Acesso em: 23 set. 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Through this article we seek to discuss the Post-Popular University Extension Program linked to the
Faculty of Education of UnB, whose origins come from popular movements linked to the conception of
emancipatory education. From the dialectical perspective, we aim to propose a debate about the
necessary expansion of access to Masters and Doctorate programs for populations living in urban
peripheries. As we observe the low rate of the population of Brasilia has an academic background as
Masters or Doctors, this situation points us to the need for effective actions to improve access to the
University, which connects them to the world as leading protagonists of new speech spaces, bringing
stories and proposals from the historically alienated populations of the spaces for discussion and
academic production. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Teoria e Fundamentos (FE TEF) | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigos publicados em periódicos e afins
|