Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Borges, Fabricia Teixeira | - |
dc.contributor.author | Silva, Claristina Borges da | - |
dc.date.accessioned | 2019-10-04T17:58:12Z | - |
dc.date.available | 2019-10-04T17:58:12Z | - |
dc.date.issued | 2019-10-04 | - |
dc.date.submitted | 2019-03-22 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Claristina Borges da. Posicionamentos do self e constituição identitária de professores tutores na EAD. 2019. xi, 158 f., il. Dissertação (Mestrado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/35505 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | A modalidade de educação a distância tem se tornado cada vez mais presente na sociedade contemporânea marcada pelo desenvolvimento das tecnologias digitais. Na perspectiva de ampliação da atuação das universidades, o uso de ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) mediados por tutores tem sido promovido por diversas instituições com vistas a novas formas de organização do espaço educacional. Dessa forma, softwares, tais como o Moodle, têm sido utilizados para produzir e gerenciar essas atividades educacionais, baseadas na internet e/ou em redes sociais locais. Apresentamos aqui, um trabalho de pesquisa sobre a identidade de professores tutores em ambiente virtual de aprendizagem. A pesquisa objetivou analisar os posicionamentos do self e sua relação com a construção da identidade de três professoras/tutoras em curso de pós-graduação por meio das interações dialógicas em um fórum e em entrevistas narrativas episódicas individuais. Pretendemos identificar, por meio das relações entre esses conceitos, as percepções dos tutores sobre as competências requeridas pela nova cultura de aprendizagem, resultante do desenvolvimento de tecnologias digitais, que modificam os papéis tradicionais do professor. A técnica de análise temática dialógica foi utilizada como método de análise das narrativas apresentadas nos tópicos do fórum e nas entrevistas. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Posicionamentos do self e constituição identitária de professores tutores na EAD | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino a distância | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ambientes virtuais de aprendizagem | pt_BR |
dc.subject.keyword | Tutoria | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores tutores | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The distance education mode has become increasingly present in contemporary society marked by the development of digital technologies. In the perspective of expanding the performance of universities, the use of VEL - Virtual Environment Learning mediated by tutors has been promoted by several institutions with a view to new forms of organization of the educational space. In this way softwares, such as Moodle, have been used to produce and manage these educational activities, based on the Internet and / or local social networks. We present here research work on the identity of tutors teachers in a virtual learning environment. The research aimed to analyze the positioning of the self and its relation to the construction of the identity of three teachers in the postgraduate course through dialogic interactions in a forum and individual episodic narrative interviews. We intend to identify, through the relations between these concepts, the tutors' perceptions about the competences required by the new learning culture, resulting from the development of digital technologies, which modify the traditional roles of the teacher. The technique of dialogic thematic analysis was used as a method of analysis of the narratives presented in the forum topics and interviews. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Psicologia (IP) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (IP PED) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|