Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Pedroza, Regina Lúcia Sucupira | - |
dc.contributor.author | Bauchspiess, Carolina | - |
dc.date.accessioned | 2019-10-04T18:39:01Z | - |
dc.date.available | 2019-10-04T18:39:01Z | - |
dc.date.issued | 2019-10-04 | - |
dc.date.submitted | 2019-03-22 | - |
dc.identifier.citation | BAUCHSPIESS, Carolina. Psicologia escolar e comunidades de aprendizagem: caminhos para a educação em direitos humanos. 2019. x, 104 f., il. Dissertação (Mestrado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/35511 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho parte da crítica ao modelo de atuação médico-clínico em Psicologia Escolar Educacional
e ao modelo educacional bancário e propõe pensar possibilidades alternativas de organização da prática
pedagógica, com vistas a uma educação libertadora, que envolve também a efetivação integral dos
Direitos Humanos (DH). Entende-se que para a efetivação dos DH é necessário construir uma cultura
que perpassa a Educação em Direitos Humanos (EDH). Uma das possibilidades de modelo escolar
alternativo e libertador são as Comunidades de Aprendizagem, que propõem uma organização e
conscientização fundamentada em valores norteadores, com uma prática pedagógica pautada no ideal
de democracia participativa e princípios comunitários e uma integração da escolarização nos espaços
da comunidade, intervindo ativamente sobre a realidade dos seus sujeitos. Partimos da fundamentação
teórica da Psicologia Histórico-Cultural, que assume o compromisso de contribuir para a construção de
uma educação e uma sociedade mais justa e igualitária, pautadas nos DH. Objetivamos analisar a
atuação de psicólogos escolares da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF), envolvidos
com iniciativas de Comunidades de Aprendizagem, a partir do referencial da EDH e das Comunidades
de Aprendizagem. A pesquisa empírica foi realizada por meio de entrevistas com três psicólogas bem
como com o relato de vivência profissional da pesquisadora na SEEDF. As escolas das psicólogas
participantes, que abraçavam os princípios das Comunidades de Aprendizagem, foram
contextualizadas. Entendemos que a Psicologia Escolar Educacional Crítica, as Comunidades de
Aprendizagem e a EDH compartilham visões de mundo e educação, que destacam a configuração da
dimensão das relações no espaço escolar com vistas a construir uma sociedade mais justa e igualitária,
pautada nos DH e no ideal de democracia participativa. Esse entendimento foi evidenciado nas
entrevistas. A análise também permitiu perceber os movimentos transformativos e de promoção de
desenvolvimento humano no envolvimento com iniciativas de Comunidades de Aprendizagem. Na
análise da atuação das psicólogas, pudemos constatar um posicionamento de crítica ao fazer tradicional
e concepções e ações que focam a comunidade escolar como um todo e que tem como objetivo a
melhoria da qualidade da educação. Ademais, destaca-se que a atuação da Psicologia Escolar
Educacional em Comunidades de Aprendizagem, em sua especificidade, é uma práxis que está em
construção, mas que apresenta o potencial de promover a EDH. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Psicologia escolar e comunidades de aprendizagem : caminhos para a educação em direitos humanos | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Psicologia escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Comunidades de aprendizagem | pt_BR |
dc.subject.keyword | Práticas pedagógicas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação em Direitos humanos | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This work is based on the critique against the model of medical-clinical performance in Educational
School Psychology and the banking educational model and proposes to look for alternative possibilities
to organize pedagogical practices with a view to a liberating education, also involving the effectiveness
of Human Rights (HR) in its integrality. It is understood that for the implementation of the HR it is
necessary to build a culture with permeated Human Rights Education (HRE). One of the possibilities
for an alternative and liberating school model is the Learning Communities, which propose an
organization and awareness based on guiding values, with a pedagogical practice based on the ideal of
participatory democracy and community principles and an integration of schooling in the community
spaces, intervening actively on the reality of their subjects. We start from the theoretical basis of
Historical-Cultural Psychology, which assumes the commitment to build an education and a more just
and egalitarian society, based on the HR. We aim to analyze the performance of school psychologists
from the Education Department of the Federal District (SEEDF), involved with initiatives of Learning
Communities, based on the framework of HRE and Learning Communities. The empirical research was
carried out through interviews with three psychologists as well as with the report of the researcher's
professional experience in SEEDF. The schools of the participating psychologists, which embraced the
principles of Learning Communities, were contextualized. We understand that Critical Educational
School Psychology, Learning Communities and HRE share visions of world and education, which
highlight the configuration of the relationships the school fields with a view to building a more just and
egalitarian society, based on the HR and the ideal of participatory democracy. This understanding was
evidenced in the interviews. The analysis also allowed us to understand the transformative movements
and the promotion of human development in the involvement with initiatives of Learning Communities.
In the analysis of the performance of the psychologists, we could verify a critical positioning in the
traditional practice and conceptions and actions that focus on the school community in its entirety and
whose aim is to improve the quality of education. In addition, it is emphasized that the performance of
Educational School Psychology in Learning Communities in its specificity is a praxis still in
construction, but it presents the potential to promote HRE. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Psicologia (IP) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (IP PED) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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