Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Silva, Gustavo de Castro e | - |
dc.contributor.author | Lima, Camila Machado Garcia de | - |
dc.date.accessioned | 2019-10-04T22:08:55Z | - |
dc.date.available | 2019-10-04T22:08:55Z | - |
dc.date.issued | 2019-10-04 | - |
dc.date.submitted | 2019-03-18 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Camila Machado Garcia de. Sonário do sertão: acervo e memória de experiências sonoras. 2019. 168 f., il. Dissertação (Mestrado em Comunicação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/35529 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Programa de Pós-graduação em Comunicação, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa investiga um acervo de sons captados nos sertões de Pernambuco e da
Bahia. Estes sons são um caminho epistêmico para os estudos na comunicação e o alicerce
da pesquisa são as noções da cultura do ouvir (Norval Baitello Jr.), paisagem sonora
(Murray Schafer) e sonosfera (Peter Sloterdjik). O objetivo é realizar um inventário de
sons da região, a partir da importância afetiva, cultural e social do imaginário sonoro ou,
como propomos, o Sonário. Optamos pelo caminho da razão poética, que forneceu os
procedimentos para poder decifrar e perceber o universo sonoro do sertão, a partir dos
elementos trazidos pelo cotidiano, pela memória, nas práticas e evocações religiosas,
ritualísticas e nas músicas. A partir da imersão em campo, de oficinas e residências, além
da análise dos mais de mil arquivos, foi possível esboçar um painel deste imaginário, que
se encontra no banco de dados formado e disponível para o acesso, pesquisa e fruição.
Dos sons captados durante as viagens etnográficas pelo sertão, pudemos classificá-los em
Memórias e Narrativas, Festas e Tradição, Cotidiano e Paisagens. No decorrer desta
pesquisa pretendemos demonstrar, com a argumentação teórica e a experiência trazida da
coleta dos sons, que a formação cultural, artística e individual das comunidades
envolvidas se ancora na produção e escuta dos sons, tendo estes como sua principal
aliança com o mundo presente e também com o mundo virtual e invisível. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Sonário do sertão : acervo e memória de experiências sonoras | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Imaginário | pt_BR |
dc.subject.keyword | Sertão pernambucano | pt_BR |
dc.subject.keyword | Som | pt_BR |
dc.subject.keyword | Sonário | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This research investigates a collection of sounds recorded in Pernambuco and Bahia.
These sounds are an epistemic path for studies in communication and the foundation of
research are the culture of listening (Norval Baitello Jr.), soundscape (Murray Schafer)
and sonosphere (Peter Sloterdjik). The objective is to inventory sounds from the region,
based on the affective, cultural and social importance of the sound imagery, or, as we
propose, the Sonario. We opted for the poetic reason, which provided us the procedures
to be able to decipher and perceive the sound universe, from the elements brought by
daily life, memory, ritual and religious practices and music. From the field immersion,
experienced in workshops and artistic residency, and from the analysis of more than a
thousand archives, it was possible to sketch a panel of this imaginary, located at a sound
database and available for access, research and enjoyment. From the sounds captured
during the ethnographic journeys, we could classify them in Memories and Narratives,
Festivities and Tradition, Daily life and Landscapes. In the course of this research we
intend to demonstrate, with the theoretical argument and the experience, that the cultural,
artistic and individual formation of the involved communities anchors in the production
and listening of sounds, having these as their main alliance with the present world and
also with the virtual and invisible world. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Comunicação (FAC) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Comunicação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|