Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.unb.br/handle/10482/35560
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2019_LudmilaPortelaGondimBraga.pdf1,68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título : João do Vale : poesia, canção popular e testemunho
Autor : Braga, Ludmila Portela Gondim
Orientador(es):: Cyntrão, Sylvia Helena
Assunto:: Vale, João do, 1934-1996 - crítica e interpretação
Música popular - Brasil
Poesia brasileira
Canção popular brasileira
Fecha de publicación : 10-oct-2019
Citación : BRAGA, Ludmila Portela Gondim. João do Vale: poesia, canção popular e testemunho. 2019. 191 f., il. Tese (Doutorado em Literatura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumen : Essa tese tem como objeto as canções de João do Vale, destacado artista maranhense, presente no circuito da Música Popular Brasileira a partir de 1950. Analisa as canções “Carcará”, “A voz do Povo”, “Peba na Pimenta”, “Minha História”, “Pisa na Fulô”, “Sina de Caboclo”, “Pra mim não”, “A lavadeira e o lavrador”, “O jangadeiro”, “O bom filho à casa torna”, “Fogo no Paraná” e “Segredos do Sertanejo”, do LP O poeta do povo, lançado em 1965, tomando-as como testemunho de vida sobre o Nordeste, o povo, a política e a nação. Abrange a relação da poesia com a música popular brasileira, contextualizando a produção do artista em dois momentos distintos: o do baião e o da canção engajada. Discute, a partir das bases históricas sobre a música e a canção popular brasileiras, a construção da obra do artista em torno da ideia de brasilidade, conceito fortemente açodado a partir dos anos de 1930, apoiando-se nos aportes de Affonso Romano de Sant´Anna (1976; 2009), Anazildo Vasconcelos Silva (2009), Arnaldo Contier (1998), Augusto de Campos (1974), José Miguel Wisnick (2004) José Ramos Tinhorão (1966; 1998; 2010) e Marcos Napolitano (2007) que se lançam à historiografia e à análise do percurso da música produzida no Brasil, acrescidos da contribuição de Durval Muniz Albuquerque (2011) e Jonas Moraes (2014) sobre a cultura e a música nordestina. A presente pesquisa chama a atenção para a participação do artista no processo de ressignificação do Nordeste, ao criar e metaforizar em imagens um lugar que lhe é próprio e identificá-lo com o contexto de violência e aridez política que se vivia no país nos anos 1960, amplamente manifestado nas canções de protesto. Segue, para esse fim, as leituras de Mikhail Bakhtin (2006) sobre o signo ideológico. Aborda a inserção de João do Vale no mercado e expõe, com base no referencial teórico de Homi Bhabha (1998), Paul Zumthor (1993; 2007; 2010) e Pierre Bourdieu (2007; 2010) suas estratégias e articulações inventivas para manter-se no campo artístico musical e sua associação com a tradição da cultura popular. Discute sobre as referências musicais do artista e põe em relevo categorias como voz, corpo e performance. Para o estudo analítico das canções, recorre às noções sobre literatura e testemunho, memória e violência de Jaime Ginzburg (2010) e Marcio Selligman-Silva (2003, 2005, 2008). Parte da investigação do modo como a poética testemunhal de João do Vale reflete a sua interação com a cultura local e brasileira, sinalizadas pelas nuances de temas que versam sobre opressão, violência, injustiça e outros aspectos que, simbolicamente, aproximam-se dos discursos sobre o Nordeste, sobre a política e sobre a nação.
Abstract: This thesis has as its object of study the songs written by João do Vale, a renowned artist from Maranhão, present in the circuit of Brazilian Popular Music since 1950. It analyzes the songs “Carcará”, “A voz do Povo”, “Peba na Pimenta”, “Minha História”, “Pisa na Fulô”, “Sina de Caboclo”, “Pra mim não”, “A lavadeira e o lavrador”, “O jangadeiro”, “O bom filho à casa torna”, “Fogo no Paraná” and “Segredos do Sertanejo”, from the LP O poeta do povo, released in 1965, taking them as a testimony of life about the Northeast, the people, the politics and the nation. It covers the relationship between poetry and Brazilian popular music, contextualizing the artist's production in two distinct moments: that of the baião and that of the engaged song. It discusses, from the historical bases on the Brazilian popular music and song, the construction of the artist's work around the idea of Brazilianism, a concept strongly influencing since 1930, supported by the contributions of Affonso Romano de Sant'Anna (1976;2009), Anzildo Vasconcelos Silva (2009), Arnaldo Contier (1998), Augusto de Campos (1974), José Miguel Wisnick (2004) and Marcos Napolitano (2007), who have dedicated their work to the historiography and to the analysis of the course of the music produced in Brazil, added to the contribution of Durval Muniz Albuquerque (2011) and Jonas Moraes (2014) about Northeastern culture and music. This research calls attention to the artist's participation in the Northeast' s re-signification process, by creating and metaphorizing in images a place of his own and identifying it with the context of violence and political aridity that existed in the country in the 1960s, widely manifested in protest songs. It follows, to this aim, Mikhail Bakhtin´s (2006) thoughts on the ideological sign. It approaches the insertion of João do Vale in the market and exposes, based on the theoretical reference of Homi Bhabha (1998), Paul Zumthor (1993; 2007 ;2010) and Pierre Bourdieu (2007; 2010), his strategies and inventive articulations to maintain himself in the musical artistic field and his association with the tradition of popular culture. It discusses the artist's musical references and highlights such categories as voice, body and performance. For the analytical study of the songs, it resorts to the notions about literature and testimony, memory and violence of Jaime Ginzburg (2010) and Marcio Selligman-Silva (2003, 2005, 2008). It starts from an investigation of how João do Vale's poetic testimony reflects his interaction with local and Brazilian culture, marked by the nuances of topics that speaks about oppression, violence, injustice and other aspects that, symbolically, approach the discourse about the Northeast, about politics and about the nation.
Resumen: Esta tesis tiene como objeto las canciones de João do Vale, notable artista maranhense, presente en el circuito de la Música Popular Brasileña desde los años de 1950. Analiza las canciones “Carcará”, “A voz do Povo”, “Peba na Pimenta”, “Minha História”, “Pisa na Fulô”, “Sina de Caboclo”, “Pra mim não”, “A lavadeira e o lavrador”, “O jangadeiro”, “O bom filho à casa torna”, “Fogo no Paraná” y “Segredos do Sertanejo”, del LP O poeta do povo, lanzado en 1965, teniéndolas como testimonio de vida sobre el Nordeste, el pueblo, la política y la nación. Abarca la relación de la poesía con la música popular brasileña, contextualizando la producción del artista en dos momentos distintos: el del baião y el de la canción comprometida. Discute, a partir de las bases históricas sobre la música y la canción popular brasileñas, la construcción de la obra del artista sobre la idea de “brasilidad”, concepto fuertemente incitado a partir de los años de 1930, apoyándose en los supuestos de Affonso Romano de Sant´Anna (1976; 2009), Anazildo Vasconcelos Silva (2009), Arnaldo Contier (1998), Augusto de Campos (1974), José Miguel Wisnick (2004) José Ramos Tinhorão (1966; 1998; 2010) y Marcos Napolitano (2007) que se someten a la historiografía y al análisis de la trayectoria de la música producida en Brasil, acrecidos de la contribución de Durval Muniz Albuquerque (2011) y Jonas Moraes (2014) sobre la cultura y la música nordestina. Llama atención para la participación del artista en el proceso de resignificación del Nordeste, al crear y metaforizar en imágenes un lugar que le es propio e identificarlo con el contexto de violencia y aridez política que se vivía en el país en los años de 1960, ampliamente manifestado en las canciones de protesta. Siguen, para tal, las lecturas de Mikhail Bakhtin (2006) sobre el signo ideológico. Aborda la inserción de João do Vale en el mercado y expone, con base en el referencial teórico de Homi Bhabha (1998), Paul Zumthor (1993; 2007; 2010) y Pierre Bourdieu (2007; 2010), sus estrategias y articulaciones inventivas para mantenerse en el campo artístico musical y su asociación con la tradición de la cultura popular. Discute sobre las referencias musicales del artista y pone de relieve categorías como voz, cuerpo y performance. Para el estudio analítico de las canciones, recurrimos a las nociones sobre literatura y testigo, memoria y violencia de Jaime Ginzburg (2010) y Marcio Selligman-Silva (2003, 2005, 2008). Se parte de la investigación del modo como la poética testimonial de João do Vale refleja su interacción con la cultura local y brasileña, en general, señaladas por las gradaciones de temas que tratan sobre opresión, violencia, injusticia y otros aspectos que, simbólicamente, se acercan a los discursos sobre el Nordeste, la política y la nación.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Letras (IL)
Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL)
Descripción : Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2019.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Literatura
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar el registro Dublin Core completo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/35560/statistics">



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.