Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Thomé, Karim Marini | - |
dc.contributor.author | Lopes, Daiane Pereira da Fonseca | - |
dc.date.accessioned | 2019-10-24T17:24:20Z | - |
dc.date.available | 2019-10-24T17:24:20Z | - |
dc.date.issued | 2019-10-24 | - |
dc.date.submitted | 2019-02-22 | - |
dc.identifier.citation | LOPES, Daiane Pereira da Fonseca. O que faz a Coco virar Chanel?: uma investigação de práticas agenciais de luxo no mercado da moda. 2019. 104 f., il. Dissertação (Mestrado em Agronegócios)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/35662 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, Programa de Pós-Graduação em Agronegócios, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | A moda é construída e perfomatizada por esferas abstratas e por objetos, admitindo
uma dinâmica interna regida por processos e arranjos de atores. Sendo seu
mercado materializado em modelos calculativos e em práticas, apresenta
características que se embrenham no mercado e determinam a capacidade de agir
dos dispositivos sócios técnicos. O Brasil, figura como um ambiente relevante para a
moda e, especificamente para o setor de vestuário. Sendo assim, este trabalho tem
por objetivo a caracterização das práticas agenciais inseridas na construção do luxo
no mercado da moda. Para isso, o estudo utilizou da pesquisa qualitativa
exploratória e descritiva, com fontes de evidência: observação não participante,
entrevista semiestruturada, notação de comportamentos não verbais e consulta a
materiais referentes a presente temática. Ainda, visando expandir as informações
utilizou-se como procedimento técnico, o estudo multicaso. Os resultados apontaram
para existência de quatorze práticas que agenciam o mercado de luxo: distinção,
transmitir identidade, apoiar causas, preservar tendências, gerar conhecimentos,
experienciar, gerar superioridade, endossar celebridades, valorizar tradições,
incentivar a justiça, possibilitar criatividade, valorizar a diversidade, fornecer
autenticidade e prover tendências. Também salienta os enquadramentos e
transbordamentos do mercado da moda, evidenciando a perspectiva prática das
diversas perspectivas de luxo. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | O que faz a Coco virar Chanel? : uma investigação de práticas agenciais de luxo no mercado da moda | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Moda | pt_BR |
dc.subject.keyword | Vestuário | pt_BR |
dc.subject.keyword | Moda - mercado de luxo | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Fashion is constructed and perfomized by abstract ideas and objects, admitting an
internal dynamics governed by processes and arrangements of actors. It is a market
materialized in calculative models and in practices, and determines the capacity to
act of the sociotechnical devices. Brazil is a relevant country for fashion, and
specifically for the clothing sector. Thus, this dissertation aims to characterize the
agency practices inserted in the construction of luxury in fashion market. In order to
deal with this goal, the study used a qualitative exploratory and descriptive approach,
based on non-participant observation, semi-structured interview, annotation of
nonverbal behaviors and consult of materials referring to the present theme. Also, in
order to expand the information, it was used as a technical procedure, the multicase
study.The results show the existence of fourteen practices that promote the luxury
market: distinguishing, transmitting identity, supporting causes, preserving trends,
generating knowledge, experiencing, generating superiority, endorsing celebrities,
valuing traditions, encouraging justice, enabling creativity, valuing diversity, provide
authenticity and provide trends. It also highlights the frames and overflows of the
fashion market, highlighting the practical perspective of the various perspectives of
luxury. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAV) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Agronegócios | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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