Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Machado, Carlos Augusto Mello | - |
dc.contributor.author | Albrecht, Nayara Fátima Macedo de Medeiros | - |
dc.date.accessioned | 2019-10-24T17:29:34Z | - |
dc.date.available | 2019-10-24T17:29:34Z | - |
dc.date.issued | 2019-10-24 | - |
dc.date.submitted | 2019-03-17 | - |
dc.identifier.citation | ALBRECHT, Nayara Fátima Macedo de Medeiros. Cultura, poder e democracia: o lobby das indústrias criativas sobre políticas de direitos autorais no Brasil. 2019. 278 f., il. Tese (Doutorado em Ciência Política)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/35664 | - |
dc.description | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Política, Programa de Pós-Graduação em Ciência Política, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | O campo dos direitos autorais é formado por diferentes agentes com distintas
perspectivas. A literatura acadêmica sobre as disputas políticas em tal universo
costuma dividir os agentes em duas grandes coalizões: uma em prol do
fortalecimento da proteção e outra que advoga acerca de mais flexibilizações.
Entretanto, trata-se de uma dicotomia que esconde alto nível de heterogeneidade,
tendo em vista que cada coalizão é composta por partes interessadas com
diferentes graus de recursos econômicos. O objetivo desta tese é analisar as
disputas políticas sobre a legislação de direitos no Brasil. Para esse fim, analisei
uma Comissão Especial da Câmara dos Deputados de modo a identificar os
principais grupos de interesses no campo, assim como seus posicionamentos e
estratégias políticas. A tese dá ênfase em questões relativas ao lobby, uma vez
que o trabalho empírico buscou mapear os grupos de interesses e como eles se
relacionam com as autoridades parlamentares mediante a atividade de relações
governamentais. Foram analisadas dez audiências públicas, com base em
transcrições, e realizadas entrevistas com atores chave do processo para
confirmar as informações. Por meio da análise de discurso, identifiquei os atores e
as perspectivas defendidas, assim como averiguei quais grupos tiveram contato
direto com os parlamentares no âmbito da Comissão Especial. Ademais, busquei
informações sobre a composição dos grupos, das instituições participantes e das
trajetórias pessoais dos parlamentares que se pronunciaram em cada audiência.
Por fim, analisei o relatório final da relatora da Comissão, assim como outros
documentos que fornecessem informações e outros dados relevantes sobre as
disputas nesse campo. Mediante o relatório, averiguei quais grupos foram
atendidos pelos parlamentares e quais foram desconsiderados, além de comparar
as atuações políticas dos grupos e das coalizões. A conclusão é que, ainda que a
Internet e outras tecnologias novas tenham dado margem à mobilização de novos
agentes na disputa, os resultados ainda estão centrados no conflito entre dois
grupos de grande porte econômico – a indústria de conteúdo e os usuários
comerciais – enquanto outros atores encontram-se sub-representados na esfera
pública, sobretudo autores e artistas menos populares e usuários finais. O caso
em questão elucida questões pertinentes ao entendimento da própria atividade de
lobby no que tange ao seu enquadramento teórico e as possibilidades de
interpretação quanto à relação entre tal atividade e o que se entende por
“democracia”. A análise confirma que o lobby possui uma relação ambígua com a
democracia, uma vez que consiste em instrumento de informação, mas está mais
disponível a determinados grupos em detrimento de outros. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Cultura, poder e democracia : o lobby das indústrias criativas sobre políticas de direitos autorais no Brasil | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Direitos autorais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Câmara dos Deputados - Brasil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Legislação brasileira | pt_BR |
dc.subject.keyword | Lobby | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The field of copyright is composed by different stakeholders with diverse
perspectives. Literature on political disputes in this field usually divides these
stakeholders into two coalitions: one in defence of strengthening copyright
protection, the other advocating for more flexibilities. However, this dichotomy
hides a high level of heterogeneity, since each coalition is composed by
stakeholders with different degrees of economic resources. This PhD thesis
analyses political disputes on copyright legislation in Brazil. I examined the work of
a Special Committee at the Chamber of Deputies in order to identify the main
interest groups within this field, as well as their political stances and strategies.
This thesis focuses on lobbying of creative industries and the empirical work
mapped interest groups and how they interact with members of parliament through
lobbying. I analysed the transcriptions of ten public hearings and I conducted
interviews with key actors in the process to confirm the information found in these
transcriptions. By employing content analysis, I identified the main stakeholders
and their speeches and I verified those who contacted the members of parliament
directly. Moreover, I found information on the composition of each group, the
institutions participating in the process and the personal paths of each political
authority who spoke during the public hearings. In the end, I analysed the final
report of the rapporteur of the Committee and other documents providing
information and important data about the disputes in this field. By reading the final
report, I identified which groups were listened to by the politicians and which
stances were ignored besides comparing the political actions of groups and
coalitions. The conclusion is that although the internet and other technologies
contributed to the political mobilisation of new stakeholders in the dispute, the
outcomes are still focused on the conflict between two groups with great economic
power: the content industry and the commercial users. Other stakeholders are
underrepresented, especially individual creators, artists and final users. This case
sheds light on important issues on the understanding of lobbying activities in the
context of theoretical frameworks related to the concept of democracy. The
analysis confirm that the relationship between lobbying and democracy is
ambiguous, once lobbying is an important tool of communication but it is also more
available to some groups to the detriment of others. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciência Política (IPOL) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Ciência Política | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|