Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/35665
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019_RaoniMauríciodaFonsecaLemosDuarte.pdf2,37 MBAdobe PDFView/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorVieira, Diego Mota-
dc.contributor.authorDuarte, Raoni Mauricio da Fonseca Lemos-
dc.date.accessioned2019-10-24T17:31:19Z-
dc.date.available2019-10-24T17:31:19Z-
dc.date.issued2019-10-24-
dc.date.submitted2019-03-25-
dc.identifier.citationDUARTE, Raoni Mauricio da Fonseca Lemos. Discurso e mudança institucional: a atuação dos empreendedores em políticas públicas. 2019. 215 f., il. Dissertação (Mestrado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/35665-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Programa de Pós-Graduação em Administração, 2019.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho analisa a atuação dos agentes e comportamento dos diferentes grupos que atuam para promover seus interesses, defender suas ideias e advogar por mudanças nas políticas públicas. Para tanto, parte da figura do empreendedor político (Kingdon, 2003) e utiliza como estratégia metodológica um estudo de caso a respeito da política brasileira de agrotóxicos no transcorrer dos últimos 20 anos, partindo-se de uma abordagem qualitativa de pesquisa. Agrega-se na construção teórica o conceito de empreendedor institucional e as contribuições dos Modelos de Coalizões de Defesa e de Mudança Institucional Gradual e Transformativa e do Neoinstitucionalismo Discursivo para analisar a postura dos empreendedores nas políticas públicas e compreender como esses agentes utilizam o discurso para influenciar os rumos de determinada política de acordo com seus interesses e valores, promovendo mudanças no contexto institucional. O discurso, aqui, é visto como um instrumento importante que os agentes utilizam para defender e propagar ideias e alcançar os seus objetivos estabelecidos no âmbito da política. Os dados coletados foram extraídos a partir da coleta e análise de documentos legais (leis, decretos, normas), de 133 notas taquigráficas de oito comissões parlamentares no Congresso Nacional e de 356 discursos proferidos nos plenários da Câmara dos Deputados e do Senado Federal no período compreendido entre 1999 e 2018. Para tanto, empregou-se as técnicas de análises de conteúdo, segundo Bardin (2016), e de discurso, seguindo os preceitos traçadas pela corrente de Análise de Discurso Crítica (Resende & Ramalho, 2013) para apontar os resultados do estudo. Constatou-se ser do interesse dos empreendedores promover mudanças no escopo da política de agrotóxicos e das instituições que a condicionam. Na medida em que eram agentes representativos de coalizões, os empreendedores manifestavam, através do seu discurso, opiniões e ideias defendidas pelo grupo ao qual fazem parte. Dessa forma, constatou-se que o discurso desses agentes adquiriu um caráter legitimador, influenciando o rumo dos debates para manter os tópicos de seus interesses na agenda de debates e para obter o apoio parlamentar necessário para executar ao menos parte das mudanças por eles defendidas.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleDiscurso e mudança institucional : a atuação dos empreendedores em políticas públicaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEmpreendedor políticopt_BR
dc.subject.keywordPolítica públicapt_BR
dc.subject.keywordAgrotóxicospt_BR
dc.subject.keywordMudança institucionalpt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This research analyzes the agents' behavior and behavior of the different groups that work to promote their interests, defend their ideas and advocate for changes in public policies. In order to do so, it is part of the political entrepreneur (Kingdon, 2003) and uses as a methodological strategy a case study about the Brazilian policy of pesticides over the last 20 years, within a qualitative research approach. It is added to the theoretical construction the concept of institutional entrepreneurs and the contributions of the Advocacy Coalition Framework, the Theory of Gradual and Transformative Institutional Change and the Discursive Institutionalism approach. Thus, the purpose here is to analyze the entrepreneurs' stance in public policies and to understand how these agents can use the discourse to influence the direction of a given policy according to its interests and values, promoting changes in the institutional context. Discourse, in turn, is comprehended here as an important instrument that allows those agents to defend and propagate their ideas and to achieve their stated goals within the framework of politics. Data collect were proceeded through the analysis of legal documents (lwas, decrees, and norms), 133 shorthand notes of eight parliamentary committees in the National Congress and 356 speeches delivered in the plenary sessions of the Chamber of Deputies and the Federal Senate of Brazil in the period between 1999 and 2018. For that, the techniques of content analysis according to Bardin (2016) and discourse analysis following the precept of the Critical Discourse Analysis approach (Resende & Ramalho, 2013) were used to achieve results of this research. It was founded that entrepreneurs had interest in promoting changes in the scope of and in the institutions that conditioned the Brazilian pesticide policy. By being representatives of advocacy coalitions, the entrepreneurs expressed, through their discourse, opinions and ideas defended by the group to which they belong. Thus, the discourse of these agents has acquired a legitimating character, influencing the course of the debates to maintain the topics of their interests in the agenda and to obtain the necessary parliamentary support to execute at least part of the changes that they defended.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Administração (FACE ADM)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
Appears in Collections:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Show simple item record " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/35665/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.