Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Laranja, Ruth Elias de Paula | - |
dc.contributor.author | Marques, Karina Fernandes Gomes | - |
dc.date.accessioned | 2019-10-24T21:16:39Z | - |
dc.date.available | 2019-10-24T21:16:39Z | - |
dc.date.issued | 2019-10-24 | - |
dc.date.submitted | 2019-03-11 | - |
dc.identifier.citation | MARQUES, Karina Fernandes Gomes. Análise do ensino da Biogeografia na educação básica do Distrito Federal (DF): propostas de práticas pedagógicas. 2019. xv, 178 f., il. Tese (Doutorado em Geografia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/35684 | - |
dc.description | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, Programa de Pós-Graduação em Geografia, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Para o professor de Geografia é importante explicar e conhecer a distribuição dos seres vivos
(flora e fauna) no espaço geográfico, sempre correlacionando essa espacialização aos fatores
ambientais e ao próprio ser humano. Devido à crescente destruição dos sistemas naturais, fazse
necessária uma maior conscientização dos professores e estudantes sobre a importância do
estudo na Geografia escolar dos conteúdos de Biogeografia. Dessa forma, deve-se entender que
a ação humana e os efeitos da degradação ambiental devem ser discutidos e os estudantes
precisam ser incentivados a construírem ações propositivas de preservação e proteção
ambiental. O objetivo deste estudo foi analisar os saberes e práticas de ensino na Secretaria de
Estado e Educação do Distrito Federal relacionados à Biogeografia na Educação Básica, anos
finais do Ensino Fundamental, e no Ensino Médio, assim como elaborar propostas de práticas
pedagógicas para o ensino da Biogeografia escolar. A ciência biogeográfica fornece subsídios
teóricos e práticos para estudo da fauna e da flora, para compreensão das dinâmicas dos biomas,
dos ecossistemas e da biodiversidade, possibilitando ao professor de Geografia trabalhar
questões relacionadas a proteção, preservação e recuperação ambiental. Foram utilizados os
métodos de pesquisa exploratória quantitativa para obtenção de dados primários e secundários,
pesquisa documental, bibliográfica e pesquisa descritiva qualitativa por amostragem com
aplicação de questionários aos professores de Geografia em cinco das quatorze Coordenações
Regionais de Ensino da SEEDF. Foram respondidos 114 questionários das 71 escolas
pesquisadas, de uma população de 291 professores de Geografia. Foi analisado a veiculação da
Biogeografia em duas coleções de livros didáticos do Ensino Fundamental (anos finais) e
Ensino Médio. Houve a organização de curso de formação continuada para professores, com
aplicação das técnicas em Biogeografia em sala de aula e no campo, discussão teórica e
conceitual e construção de material pedagógico para auxiliar no ensino da Biogeografia na
Educação Básica. Percebe-se que A pouca ênfase dada aos conteúdos da ciência biogeográfica
na Educação Básica, por parte do currículo, nos livros didáticos e dos professores de Geografia,
não contribui para gerar uma consciência crítica em relação a preservação das espécies e
consequente mudança de atitude dos estudantes. Ressaltamos a necessidade da
interdisciplinaridade e familiaridade com os conceitos ecológicos, bem como conhecer a
fisiologia, anatomia e desenvolvimento de grupos de animais e plantas, pois o conhecimento
pode possibilitar maior grau de consciência ambiental e conservação da biodiversidade. No
Ensino Fundamental e Ensino Médio, professores de Geografia, mesmo não tendo as melhores
condições profissionais e de suporte pedagógico, podem iniciar o debate em torno da
recuperação, preservação e manutenção das espécies, utilizando a Biogeografia para subsidiar
parte deste debate teórico conceitual. Todavia cada aspecto do conhecimento Geográfico
contribui para o entendimento do sistema mundo. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Análise do ensino da Biogeografia na educação básica do Distrito Federal (DF) : propostas de práticas pedagógicas | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Geografia escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Biogeografia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEDF) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Práticas pedagógicas | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | For Geography teachers it is important to explain and understand the distribution of living
beings – flora and fauna – in geographical space, always correlating this spatialization to
environmental factors as well as to the human being. Due to the increasing destruction of natural
systems, it is necessary to raise the awareness of teachers and students on the importance of
studying Biogeography contents in geography class. In this way, it should be understood that
human action and environmental degradation effects should be discussed, and students need to
be encouraged to build proposals on preservation and environmental protection actions. This
study aimed at analyze the knowledge and practices of teaching in SEEDF (Secretary of State
and Education of Distrito Federal, Brazil) related to Biogeography in Elementary School
Education – final years – and High School, as well as to elaborate proposals for pedagogical
practices for teaching Biogeography in school. Biogeographical science not just provides
theoretical and practical foundation for the study of fauna and flora and understanding of the
dynamics of biomes, ecosystems and biodiversity, but also enables geography teachers to work
on issues related to environmental protection, preservation and recovery. We used the
exploratory quantitative research method in order to obtain primary and secondary data,
documentary research, bibliographic and descriptive qualitative sampling trough application of
questionnaires to teachers of Geography in 5 of the 14 Regional Coordinations of Education of
SEEDF. Out of a group of 291 teachers of geography, from 71 surveyed schools, 114
questionnaires were answered. The dissemination of Biogeography was analyzed trough two
collections of Primary (final years) and Secondary Education textbooks; organization of
continuing formation courses for teachers with application of techniques in Biogeography in
classroom and in field; theoretical and conceptual discussion; and construction of pedagogical
material to assist in Biogeography teaching in Basic Education. The little emphasis given to
the content of Biogeographic science in Basic Education, by the elaborators of the curriculum,
textbooks and teachers of Geography, does not contribute to generate the necessary critical
awareness regarding the preservation of species and the consequent change of the students'
attitude. We stress the need for interdisciplinarity and familiarity with ecological concepts, as
well as the knowledge on physiology, anatomy, and development of different groups of animals
and plants, since knowledge may enable greater degree of environmental awareness and
subsequent conservation of biodiversity. In Elementary and High School, Geography teachers,
even though they do not have the best work conditions and educational support, can begin the
debate about the recovery, preservation and maintenance of species, using Biogeography to
support part of this conceptual theoretical debate. Nevertheless, every aspect of geographical
knowledge contributes to the understanding of the global system. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Humanas (ICH) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Geografia (ICH GEA) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Geografia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|