Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Silva, Kleber Melo e | - |
dc.contributor.author | Bainy, Rômulo Gonçalves | - |
dc.date.accessioned | 2019-10-29T22:11:44Z | - |
dc.date.available | 2019-10-29T22:11:44Z | - |
dc.date.issued | 2019-10-29 | - |
dc.date.submitted | 2019-02-22 | - |
dc.identifier.citation | BAINY, Rômulo Gonçalves. New generalized alpha plane formulation for numerical differential protection applications. 2019. 83 f., il. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/35698 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente tese propõe uma nova formulação de Plano Alfa Generalizado (PAG) para proteção diferencial de equipamentos de múltiplos terminais. Como ponto de partida, a nova formulação de PAG foi baseada em duas outras estratégias reportadas na literatura. Ademais a solução proposta deve atender dois importantes requisitos: 1) trajetória transitória direta e segura. 2) Ponto de repouso em regime permanente de falta ajustável. Para tanto, dois ajustes foram criados, juntos eles definem uma circunferência com centro e raio ajustável a qual corresponde a uma região de repouso para defeitos internos. O controle refinado resultante dessas duas configurações é capaz de trazer benefícios para a proteção diferencial, como por exemplo um melhor controle das trajetórias no plano alfa. Com o objetivo de avaliar o PAG proposto, o software Alternative Transients Program foi utilizado para simular uma vasta gama de condições especiais em quatro sistemas diferentes. Para tanto uma linha de transmissão de dois e três terminais, uma configuração de barramento e um transformador de potência foram utilizados para testar o novo PAG. As simulações realizadas foram divididas em análises transitórias -- nas quais avalia-se o comportamento da proteção durante situações de curto-circuito -- e análises de sensibilidade paramétrica, nas quais investiga-se a influência de cada um dos parâmetros envolvidos no curto-circuito durante o regime permanente de falta. Os resultados obtidos revelam que o PAG proposto provê uma alternativa apropriada, eficiente e segura para linhas de transmissão, barramentos e transformadores. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). | pt_BR |
dc.language.iso | Inglês | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | New generalized alpha plane formulation for numerical differential protection applications | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Proteção diferencial | pt_BR |
dc.subject.keyword | Plano Alfa | pt_BR |
dc.subject.keyword | Linhas de transmissão - proteção diferencial | pt_BR |
dc.subject.keyword | Barramentos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Transformadores elétricos | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This thesis proposes a new Generalized Alpha Plane (GAP) formulation for differential protection of multi-terminal devices. As a starting point, the proposed GAP formulation is based on other two GAP strategies found in literature. Additionally, two main requirements for the proposed solution are defined: 1) Smooth/secure transient path; 2) adjustable settlement point during fault steady-state. In order to do so, two settings are created, together they define a circumference with adjustable center and radius which corresponds to a settlement region for internal faults. The refined control enabled by the two settings are therefore capable to bring benefits to differential protection, such as better control of overall behavior in an alpha plane. Aiming to evaluate the proposed GAP, Alternative Transients Program was used to simulate a wide variety of conditions in four different systems. Therefore, a two-terminal and three-terminal transmission line, a busbar arrangement, and a power transformer were chosen to test the proposed GAP strategy. The performed simulations were divided into transient analysis -- in which the performance of the proposed algorithm during fault situation -- and massive data analysis, in which the influence of each variable is analyzed for the fault steady state value. The obtained results reveal that proposed GAP is an appropriate, efficient and safe alternative for transmission lines, busbars, and transformers protection. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Tecnologia (FT) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Engenharia Elétrica (FT ENE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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