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dc.contributor.advisorMoura, Ricardo José de-
dc.contributor.authorTeixeira, Renata Monteiro-
dc.date.accessioned2019-10-30T19:42:52Z-
dc.date.available2019-10-30T19:42:52Z-
dc.date.issued2019-10-30-
dc.date.submitted2019-03-18-
dc.identifier.citationTEIXEIRA, Renata Monteiro. Transcodificação numérica e processamento fonológico em crianças com dislexia do desenvolvimento. 2019. 68 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências do Comportamento)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/35704-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Processos Psicológicos Básicos, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento, 2019.pt_BR
dc.description.abstractA dislexia do desenvolvimento é um transtorno de aprendizagem caracterizado por deficit persistente na leitura e na escrita. Algumas crianças com dislexia apresentam dificuldades com a recuperação dos fatos aritméticos, cálculo mental e a transcodificação numérica. A transcodificação numérica é uma tarefa do processamento numérico básico que demanda habilidades verbais durante a sua execução. O objetivo deste estudo foi investigar a habilidade de transcodificação numérica em crianças com dislexia do desenvolvimento. Participaram deste estudo 23 crianças do grupo controle com desenvolvimento escolar típico e 26 crianças do grupo com dislexia, na faixa etária de 7 a 12 anos. Análises de covariância indicaram que crianças com dislexia apresentam um deficit na leitura, no processamento fonológico e na transcodificação numérica. A análise de variância de medidas repetidas indicou que o grupo com dislexia apresentou desempenho abaixo da média na transcodificação numérica, com efeito principal da complexidade da tarefa e dos tipos de erros. Análises de regressão indicaram que a memória de curto prazo verbal, a supressão de fonemas, o julgamento de rimas e a tarefa de nomeação seriada rápida foram fortes preditores das dificuldades encontradas na transcodificação de números da notação verbal para a notação arábica. Os resultados indicam que crianças com dislexia apresentam deficit de transcodificação numérica independentemente da idade e nível de escolaridade. Além disso, esse deficit incide de maneira prevalente na organização sintática dos números, entretanto um efeito de lexicalização também foi encontrado. Desta forma, deficit no processamento fonológico influencia fortemente o desempenho na transcodificação numérica em crianças com dislexia.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleTranscodificação numérica e processamento fonológico em crianças com dislexia do desenvolvimentopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordAprendizagem - matemáticapt_BR
dc.subject.keywordAprendizagem - avaliaçãopt_BR
dc.subject.keywordFonoaudiologia - criançaspt_BR
dc.subject.keywordDislexiapt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1Developmental dyslexia is a learning disorder characterized by persistent deficits in reading and writing. Some children with dyslexia have difficulties with arithmetic facts recall, mental calculation and number transcoding. Number transcoding is a basic numerical processing task that demands verbal skills during its execution. The goal of this study was to investigate the number transcoding ability in children with developmental dyslexia. Twenty-three children from the control group with typical school developmental and 23 children from the dyslexia group in the 7 to 12-year range participated in this study. Covariance analysis indicated that children with dyslexia have a deficit in the reading, phonological processing and number transcoding. Repeated measures analysis of covariance indicated that dyslexia group presented below average performance in the number transcoding, with the main effect of the complexity and types of errors. Regression analyses indicated that short-term verbal memory, phoneme deletion, rhyme judgment task and rapid serial naming was a strong predictor for such number transcoding difficulties from verbal notation to arabic notation. Results indicate that children with dyslexia present number transcoding deficits regardless of age and educational level. Moreover, this deficit predominates in the syntactic organization of numbers, although a lexicalization effect has also been found. Thus, a deficit in phonological processing strongly influences the performance in number transcoding in children with dyslexia.pt_BR
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