Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/35725
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_MariaAparecidaCruzdeOliveira.pdf1,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorDalcastagnè, Regina-
dc.contributor.authorOliveira, Maria Aparecida Cruz de-
dc.date.accessioned2019-10-30T21:35:34Z-
dc.date.available2019-10-30T21:35:34Z-
dc.date.issued2019-10-30-
dc.date.submitted2019-03-11-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Maria Aparecida Cruz de. Representações decoloniais: as meninas negras no romance afro-brasileiro contemporâneo. 2019. 178 f., il. Tese (Doutorado em Literatura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/35725-
dc.descriptionTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2019.pt_BR
dc.description.abstractA partir de uma crítica direcionada ao paradigma hegemônico da Modernidade, de um movimento antimoderno, o projeto decolonial, que reflete sobre os legados coloniais no contexto latino-americano, analiso a representação das meninas negras nos romances Um defeito de cor, de Ana Maria Gonçalves, e Becos da memória, de Conceição Evaristo. A investigação partiu do pressuposto de que os deslocamentos das meninas negras representam a desobediência epistêmica dos romances afro-brasileiros contemporâneos, sinalizam o movimento e o esforço para desvincular-se da estética colonial e estabelecer uma arte decolonial. Assim, a postura dessas narrativas é a de pensar por outras bases epistêmicas para questionar os discursos coloniais e colocar em evidência outras possibilidades de discursos, a razão subalterna. Então, esses romances são espaços de produção de “um outro pensamento”, pois apontam outros trajetos para a criação literária, outras formas de conceber o estético, de pensar a crítica literária, de pensar a literatura. A figuração das meninas negras também é uma referência à colonialidade de gênero que afasta as mulheres negras do papel de produtoras da arte literária ao serem apresentadas na narrativa como símbolos de luta e resistência, quando não aceitam o lugar de corpo objetificado e resistem para obter letramento e liberdade. A representação das meninas negras é um modo poético de apresentar a resistência da mulher negra para produzir literatura e permite o entendimento de que a escrita da mulher negra é uma ação política, é uma atitude estética de “identidade em política”.pt_BR
dc.description.sponsorshipFundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP/DF) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleRepresentações decoloniais : as meninas negras no romance afro-brasileiro contemporâneopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordEvaristo, Conceição, 1946- crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.keywordGonçalves, Ana Maria, 1970- crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.keywordLiteratura afro-brasileirapt_BR
dc.subject.keywordMulheres na literaturapt_BR
dc.subject.keywordMulheres negraspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1Through a critique directed to the hegemonic paradigm of modernity, of an anti-modern movement, the decolonial project, which reflects on the colonial legacies in the Latin American context, analyzes the representation of the black girls in the novels Um defeito de cor, by Ana Maria Gonçalves, and Becos da memória, by Conceição Evaristo. The investigation was based on the assumption that the displacements of black girls represent the epistemic disobedience of the contemporary Afro-Brazilian novels, indicates the movement and the effort to dissociate itself from the colonial aesthetic to establish a decolonial art. Therefore, the position of these narratives is to think for other epistemic bases to question the colonial discourses and to highlight other possibilities of discourses, the subaltern reason. So, these novels are spaces of production of “another thought”, since they point to other paths to literary creation, other ways of conceiving the aesthetic, of thinking literary criticism, of thinking literature. The black girls’ figuration is also a reference to the coloniality of gender that takes black women away from the role of producers of literary art by being presented in the narrative as symbols of struggle and resistance, where they do not accept the place of an objectified body and resist to obtain literacy and freedom. The representation of black girls is a poetic way of presenting the resistance of the black woman to produce literature and allows the understanding that the writing of the black woman is a political action, is an aesthetic attitude of “identity in politics”.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Letras (IL)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Literaturapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.