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Título: Análise e proposições críticas para a formulação da estratégia e política de inovação na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos
Autor(es): Amorim, Thiago Santos de
Orientador(es): Pedro, Edilson da Silva
Assunto: Inovação em serviços
Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos
Estratégia de inovação
Estrutura organizacional
Data de publicação: 5-Nov-2019
Referência: AMORIM, Thiago Santos de. Análise e proposições críticas para a formulação da estratégia e política de inovação na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. 2019. 88 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O presente Relatório apresenta uma pesquisa de estudo de caso, com imersão no ambiente organizacional da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), que tem como objetivo formalizar uma política de inovação, centrada nos alinhamentos de uma estratégia de inovação, para fortalecer os fundamentos econômicos, a sustentabilidade e competitividade da empresa. Neste enfoque, o estudo realizou um diagnóstico das competências e atividades de inovação na empresa comparativamente às inovações e estratégias adotadas no setor. Também foram analisados o arcabouço legislativo, os processos de inovação, de gestão da inovação e de propriedade intelectual na organização objeto de estudo. Verificou-se que a ECT possui importantes estruturas e instrumentos que podem ser melhor utilizados para apoiar uma estratégia de inovação da empresa. Entretanto, para que a inovação se consolide na estratégia da empresa, faz-se necessário a definição de uma política de inovação que apoie o alinhamento das ações de inovação com os objetivos organizacionais e de negócio. Nesta direção, este estudo apresenta em suas conclusões proposições embasadas na pesquisa e na análise para auxiliar a construção de uma estratégia e uma política de inovação para os Correios.
Abstract: The present report presents a case study research with immersion in the organizational environment of the Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), which aims innovation policy formalization, centered on the alignment of an innovation strategy, to strengthen the company’s economic fundamentals, sustainability and competitiveness. In this approach, the study performed a diagnostic of the competencies and activities of innovation in the company compared to the innovations and strategies adopted in the sector. The legislative framework, the processes of innovation, management of innovation and intellectual property in the organization under study were also analyzed. It was found that ECT has important structures and instruments that can be better used to support a company's innovation strategy. However, for innovation to be consolidated in the company's strategy, it is necessary to define an innovation policy that supports the alignment of innovation actions with organizational and business objectives. In this direction, this study presents in its conclusions propositions based on research and on analysis to assist in building a strategy and an innovation policy for the Post Office.
Unidade Acadêmica: Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (CDT)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Rede Nacional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação, Universidade de Brasília, Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação, 2019.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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